Projetos de movimentos sequenciais – Atividade no Caderno e Digital

 

ESCOLA ALONSO DE MORAIS ANDRADE

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

2° ANO

 

Título: Projetos de movimentos sequenciais – Atividade no Caderno e Digital

 


 

Engenhocas que realizam uma tarefa simples de maneira intencionalmente complicada, usando uma série de reações em cadeia. Estes projetos são excelentes para aplicar conceitos de física, engenharia e pensamento criativo.

 

Orientação: Faça o que é solicitado Atividade 1, 2 e 3

 

ATIVIDADE 1 - Responda: (COPIAR E RESPONDER NO CADERNO)

a) Defina os conceitos: estruturas, anteparos, gravidade.

b) Escolha um dos elementos a seguir:

(   ) Silo com comporta para carga de caminhão

(   ) Escada rolante

(   ) Tobogã

(   ) Elevador

(   ) Guindaste com contrapeso

(   ) Plataforma terrestre de exploração de petróleo

Explique as estruturas, anteparos e gravidades estão presentes nele.

 

ATIVIDADE 2 - Responda: (COPIAR E RESPONDER NO CADERNO)

a) O que é um Efeito Dominó?

b) O que é a Máquina de Rube Goldberg?

c) Quais são os princípios físicos envolvidos?

 

ATIVIDADE 3 – Gamificando os movimentos (COPIAR O ENUNCIADO)

Acesse um dos games de simulação a seguir, finalizado chame o professor para o visto:

Jogo 1: https://www.engineering.com/games/dynamic-systems/

Jogo 2: https://www.engineering.com/games/dynamic-systems-2/

 

Sugestão de Vídeo:


 

Vídeo: A máquina mirabolante de RUBE GOLDBERG MACHINE

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mRHu87Le6mQ

 

Atividade desenvolvido pelo Professor Eduardo Rozetti de Carvalho como parte complementar as atividades pedagógicas propostas no Componente Curricular Tecnologia e Inovação para o 2° do Ensino Médio.

 

Comentários