ESCOLA ALONSO DE MORAIS ANDRADE
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
2° ANO
Título: Projetos de movimentos sequenciais – Atividade no
Caderno e Digital
Engenhocas que realizam
uma tarefa simples de maneira intencionalmente complicada, usando uma série de
reações em cadeia. Estes projetos são excelentes para aplicar conceitos de
física, engenharia e pensamento criativo.
Orientação: Faça o que é solicitado Atividade 1, 2 e 3
ATIVIDADE 1 - Responda: (COPIAR E RESPONDER NO CADERNO)
a) Defina os
conceitos: estruturas, anteparos, gravidade.
b) Escolha um dos
elementos a seguir:
( ) Silo com comporta para carga de caminhão
( ) Escada rolante
( ) Tobogã
( ) Elevador
( ) Guindaste com contrapeso
( ) Plataforma terrestre de
exploração de petróleo
Explique as
estruturas, anteparos e gravidades estão presentes nele.
ATIVIDADE 2 - Responda: (COPIAR E RESPONDER NO CADERNO)
a) O que é um Efeito
Dominó?
b) O que é a Máquina
de Rube Goldberg?
c) Quais são os princípios
físicos envolvidos?
ATIVIDADE 3 – Gamificando os movimentos (COPIAR O ENUNCIADO)
Acesse um dos games de simulação a seguir, finalizado chame o
professor para o visto:
Jogo 1: https://www.engineering.com/games/dynamic-systems/
Jogo 2: https://www.engineering.com/games/dynamic-systems-2/
Sugestão de Vídeo:
Vídeo: A
máquina mirabolante de RUBE GOLDBERG MACHINE
Link: https://www.youtube.com/watch?v=mRHu87Le6mQ
Atividade desenvolvido pelo Professor Eduardo Rozetti de
Carvalho como parte complementar as atividades pedagógicas propostas no Componente
Curricular Tecnologia e Inovação para o 2° do Ensino Médio.

Comentários
Postar um comentário