APROFUNDAMENTO NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO NOVO ENSINO MÉDIO

 

EDIÇÃO ESPECIAL

Prof. Eduardo

 

TEMA: APROFUNDAMENTO NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO NOVO ENSINO MÉDIO

 

 

O QUE É O APROFUNDAMENTO NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO NOVO ENSINO MÉDIO?

- É o nome dado as trilhas de aprofundamento que integram os itinerários formativos, e dialogam com o projeto de vida dos alunos, eletivas e a preparação ao mundo do trabalho, na medida que eles podem optar pelas áreas do conhecimento já pensando em suas escolhas futuras no ensino superior e/ou de acordo com seus interesses cotidianos.

- As Áreas de Aprofundamento podem proporcionar para os alunos engajamento, maior protagonismo, espírito empreendedor, desenvolvimento de habilidades, aprendizagem significativa, maior interação social e despertar vocacional - no caso os alunos, pelo contato com a prática de várias profissões ligadas à área de conhecimento a que as trilhas se aplicam, têm mais subsídios para escolherem suas futuras profissões.

 

TIVEMOS MUDANÇAS NESSAS ÁREAS EM RELAÇÃO AO ANO ESCOLAR?

- O Aprofundamento nas Áreas de Conhecimento também é nomeada, para o Novo Ensino Médio de Minas Gerais, são nomeadas como Unidade Curricular dos Aprofundamentos nas Áreas do Conhecimento.

- Para as turmas de 1° Ano Regular elas foram ofertadas obrigatoriamente, mas para as turmas de 2° Ano Regular elas serão propostas como escolhas, onde o estudante poderá selecionar a que mais se identifique.

- Portanto, dentre as opções que sua escola irá oferecer, o estudante deverá analisar, refletir sobre seu Projeto de Vida e realizar sua escolha conforme as orientações da escola em que você estuda.

 

QUAIS SÃO ELAS?

- Serão ofertados, 1 Unidade Curricular de Aprofundamento entre uma das 9 opções contidas, dispostas, nas Matrizes de sugestão.

- Importante notar que cada um dos Aprofundamentos possui um Macrotema norteador: será em torno dele que abordagens, objetos de conhecimento e propostas de trabalho serão tratados em salas de aula.

- Os macrotemas estão associados aos grandes e mais urgentes desafios que nós precisaremos enfrentar.

 

COMO FICA A ESCOLHA PARA TURMAS ÚNICAS OU O NOTURNO?

- A exceção para as escolas com turmas únicas de 2° Ano do Ensino Regular e/ou para o 2° Ano do Ensino Regular Noturno, que irão definir Matriz Escolar definida pela SEE, que respectivamente, devbem ofertar o Aprofundamento que integra as 4 Áreas do Conhecimento, e Aprofundamento em Humanidades e Ciências Sociais.

 

QUAIS SÃO OS MOTIVOS DAS MUDANÇAS A CADA ANO ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO?

- O Itinerário Formativo é a parte flexível do currículo escolar e dialoga indissociavelmente com a Formação Geral Básica. Traz estratégias importantes para a formação do estudante, dando luz ao protagonismo juvenil. 

- Sua organização permite várias possibilidades de trabalhos coletivos, interativos e conectados com a realidade local, que são premissas do Novo Ensino Médio.

- As Eletivas e Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento inovam a forma de aprender e amplia as oportunidades de desenvolver competências e habilidades alinhadas aos novos desafios do ensino médio.

 

 

Imagem – Áreas de Conhecimento

Fonte da Imagem: http://www.redealix.org.br/nsmorumbi/wp-content/uploads/sites/5/2022/07/areas-conhecimento-base-comum-em.png

 

Imagem – Como São as Áreas de Aprofundamento no 1°Ano Ensino Médio Regular Diurno

Fonte da Imagem: Documento - Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento 2º ano EM - Manual do Estudante – SEE/MG

 

Imagem – Como Serão as Áreas de Aprofundamento no 2°Ano Ensino Médio Regular Diurno

Fonte da Imagem: Documento - Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento 2º ano EM - Manual do Estudante – SEE/MG

 

Vídeo – O que são Áreas do Conhecimento? - O Guia Definitivo do Enem | Descomplica

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=anQH06QKaNc

 

Vídeo – [Novo EM] A construção de ementas das trilhas de aprofundamento das áreas

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VAqmE4l69M8

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://nossoensinomedio.org.br/

https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/

Documentos Orientadores para Aprofundamento nas Áreas de Conhecimento (SEE/MG)

Comentários