BOLHA INFORMACIONAL

 

NOVO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

GEOGRAFIA / TECNOLOGIA E INOVAÇÃO / HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS (ENSINO MÉDIO)

Prof. Eduardo

 

TEMA – BOLHA INFORMACIONAL

 

 

O CONCEITO DE BOLHA INFORMACIONAL

- Ambiente, especialmente online, em que as pessoas são expostas apenas a informações e opiniões que confirmam aquilo em que já acreditavam. A bolha informacional é um viés construído pelos algoritmos a partir de nossos hábitos e pesquisas na internet.

- A Bolha Informacional também é conhecida como "câmaras de eco" ou "filter bubbles,".

- Assim, As bolhas de informação nada mais são do que grupos de indivíduos se retroalimentando de ideias em espaços virtuais, especialmente nas redes sociais. Elas são resultado da algoritmização da sociabilidade online e têm potencial para gerar consequências ruins a democracias em geral e empresas em específico.

 

PREJUIZO DA BOLHA INFORMACIONAL

- Bolhas informacionais isolam as pessoas das críticas aos seus princípios e posições, tornando o livre exercício intelectual limitado. Isso porque embebidas de uma ideologia única, elas têm a falsa sensação de segurança e autossatisfação.

- Membros dessas bolhas se julgam detentoras de “verdades absolutas” que os “outros”, inferiores, não alcançam.

- Invariavelmente, esse isolamento gera dureza e intolerância que, em médio e longo prazo, têm potencial de prejudicar a vida em sociedade.

- Em outras palavras, a tendência é que os indivíduos reforcem estigmatizações e preconceitos, incorram em comportamentos agressivos, entre outras questões que vão contra o exercício saudável da opinião pública — conforme descreve Wendy Rose Gould, articulista da NBC News.

 

PRINCIPAIS DESAFIOS SOCIAIS DAS BOLHAS INFORMACIONAIS

- Como as Bolhas Informacionais são fenômenos em que as pessoas são expostas principalmente a informações e opiniões que confirmam e reforçam suas crenças e visões de mundo existentes, ao mesmo tempo em que são isoladas de perspectivas e opiniões divergentes. Isso pode levar a vários problemas e desafios significativos:

- Polarização Extrema: As bolhas informacionais tendem a agravar a polarização da sociedade, uma vez que as pessoas têm menos exposição a pontos de vista diferentes. Isso pode levar a um aumento na divisão e no conflito entre grupos com opiniões opostas.

- Falta de Debate Construtivo: Quando as pessoas são expostas apenas a informações que confirmam suas crenças, o debate construtivo e a busca por soluções de compromisso tornam-se mais difíceis. Isso pode impedir o progresso em questões importantes.

- Desinformação Reforçada: Se uma pessoa estiver em uma bolha informacional que promove informações falsas ou teorias da conspiração, ela pode ser mais suscetível a acreditar e espalhar desinformação, já que não está sendo exposta a fontes confiáveis de verificação de fatos.

- Preconceito e Estereótipos: As bolhas informacionais podem perpetuar estereótipos e preconceitos, uma vez que as pessoas não estão expostas a histórias ou perspectivas que humanizam grupos diferentes.

- Tomada de Decisão Deficiente: Quando as pessoas recebem informações unilaterais, podem tomar decisões mal informadas em várias áreas da vida, como política, saúde e finanças.

- Desconfiança nas Mídias Tradicionais: À medida que as pessoas se afastam das fontes de notícias tradicionais em busca de informações que se alinham com suas visões de mundo, a confiança nas instituições de mídia tradicionais pode diminuir, o que pode ter implicações na qualidade da informação disponível.

- Isolamento Social: Ficar em uma bolha informacional pode levar ao isolamento social, uma vez que as pessoas podem não estar dispostas a interagir com aqueles que têm opiniões diferentes.

- Fracasso na Resolução de Problemas Complexos: Questões complexas, como mudanças climáticas ou problemas de saúde pública, exigem uma compreensão aprofundada e uma abordagem baseada em evidências. As bolhas informacionais podem impedir a compreensão completa dessas questões.

- Perda de Empatia: A falta de exposição a diferentes perspectivas pode levar à perda de empatia em relação a grupos marginalizados ou minoritários, uma vez que as pessoas não conseguem entender plenamente suas experiências.

- Manipulação e Exploração: As bolhas informacionais podem ser exploradas por atores maliciosos, como grupos extremistas ou potências estrangeiras, para disseminar desinformação e manipular a opinião pública.

 

OS ALGORÍTMOS QUE GERAM AS BOLHAS INFORMACIONAIS

- Os algoritmos das bolhas informacionais são programas de computador que determinam o conteúdo que os usuários veem em plataformas de mídia social, mecanismos de busca e aplicativos.

- Eles personalizam o conteúdo com base nas preferências do usuário, filtrando informações que consideram menos relevantes. Isso cria bolhas de confirmação, onde os usuários são expostos principalmente a informações que reforçam suas crenças.

- Os algoritmos buscam maximizar o engajamento do usuário, muitas vezes priorizando conteúdo emocionalmente carregado. Essa personalização levanta preocupações éticas, como a polarização e a disseminação de desinformação.

- Entender esses algoritmos é fundamental para abordar os problemas gerados pelas bolhas informacionais.

 

COMO ROMPER COMO UMA BOLHA INFORMACIONAL

- Romper uma bolha informacional, na qual uma pessoa está exposta principalmente a informações que reforçam suas próprias crenças e visões de mundo, é essencial para uma compreensão mais ampla e equilibrada da realidade. Aqui estão algumas estratégias para fazê-lo:

- Diversificar suas fontes de informação: Procure ativamente por fontes de notícias e opiniões que representem diferentes perspectivas e ideologias. Siga pessoas e organizações com pontos de vista diferentes nas mídias sociais.

- Desative a personalização de conteúdo: Alguns serviços online, como redes sociais e mecanismos de busca, permitem que você desative ou limite a personalização do conteúdo. Isso pode expô-lo a uma gama mais ampla de informações.

- Pratique o pensamento crítico: Ao encontrar informações, questione sua origem, veracidade e possíveis viéses. Desenvolva o hábito de verificar as informações antes de aceitá-las como verdadeiras.

- Participe de discussões construtivas: Engaje-se em conversas com pessoas que têm visões diferentes das suas. Ouça atentamente e esteja disposto a mudar de opinião quando as evidências o exigirem.

- Leia livros e artigos acadêmicos: Essas fontes tendem a ser mais equilibradas e bem fundamentadas do que os conteúdos das redes sociais. Eles podem fornecer uma compreensão mais profunda dos tópicos.

- Promova a educação midiática: Ajude a conscientizar outras pessoas sobre os perigos das bolhas informacionais e como evitá-las. Compartilhe recursos e estratégias para a busca de informações confiáveis e diversas.

- Saia de sua zona de conforto: Esteja disposto a explorar perspectivas que desafiam suas próprias crenças. A exposição a diferentes pontos de vista pode ajudar a ampliar sua compreensão.

- Evite compartilhar informações sem verificação: Antes de compartilhar conteúdo nas redes sociais, verifique se ele é preciso e confiável. Não contribua para a disseminação de desinformação.

- Use ferramentas de verificação de fatos: Recorra a sites de verificação de fatos e extensões de navegador que podem ajudar a identificar informações falsas ou enganosas.

- Mantenha a mente aberta: Lembre-se de que as bolhas informacionais podem limitar sua visão de mundo. Esteja disposto a questionar suas próprias crenças e a aprender com outras perspectivas.

- Romper uma bolha informacional requer esforço consciente e autodisciplina, mas é fundamental para uma sociedade bem informada e resiliente à desinformação.

 

 

Imagem – Bolha Informacional

Fonte da Imagem: https://assets.sutori.com/user-uploads/image/3e61dd80-ca89-443d-9f54-fe6f10a61f90/duckduckgo-filter-bubble-content-2018.jpeg

 


Vídeo – Bolha virtual: Como as redes sociais nos influenciam?

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2H3rpQlUUi8

 

Vídeo – Como os algoritmos das redes sociais funcionam?

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jSMp3ZZEsqU

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2023 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://educamidia.org.br/

www.cortex-intelligence.com

 

Comentários