HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 

CONTEÚDO DE FORMAÇÃO

Prof. Eduardo

 

TEMA – HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 

 

O CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

-  A humanização na educação se refere a um conjunto de práticas e valores que visam colocar o ser humano no centro do processo educativo.

- Isso significa que a educação deve ser planejada e desenvolvida tendo em mente as necessidades, interesses e habilidades dos alunos, considerando-os seres complexos e únicos, com experiências e perspectivas de vida próprias.

- Assim, a humanização na educação é um conceito que se relaciona com a forma como os educadores entendem o processo de ensino e aprendizagem.

- Ela parte do pressuposto de que a educação não deve se limitar apenas à transmissão de conhecimentos, mas deve considerar as dimensões humanas e sociais dos alunos, levando em conta suas emoções, sentimentos, valores e perspectivas.

 

COMO PROMOVER ESSE PROCESSO

- Para que a humanização seja efetiva, é necessário que haja uma relação de respeito e empatia entre professores e alunos, além de um ambiente de aprendizagem acolhedor e seguro.

- A humanização também envolve a promoção da criatividade, autonomia e participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, bem como o estímulo ao desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva.

 

PILARES DA HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

- Criatividade: a humanização na educação valoriza a criatividade como uma forma de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas. Os professores devem criar um ambiente de aprendizagem que estimule a criatividade dos alunos, oferecendo desafios e situações-problema que os levem a pensar de forma original e a buscar soluções inovadoras.

- Autonomia: a humanização na educação também busca estimular a autonomia dos alunos, permitindo que eles tenham mais controle sobre o seu próprio processo de aprendizagem. Os alunos devem ser incentivados a definir seus objetivos de aprendizagem e a buscar as informações e recursos necessários para alcançá-los. Os professores devem assumir um papel mais de facilitadores, orientando e apoiando os alunos em suas iniciativas.

- Participação ativa: a humanização na educação reconhece que os alunos são agentes ativos em seu processo de aprendizagem e que eles têm muito a contribuir para o enriquecimento do ambiente educativo. Por isso, os alunos devem ser incentivados a participar ativamente das atividades propostas, expressando suas opiniões, debatendo ideias e colaborando com seus colegas. Os professores devem criar oportunidades para que os alunos tenham voz ativa no processo de ensino-aprendizagem, por exemplo, por meio de dinâmicas de grupo, projetos colaborativos, debates, entre outras atividades.

 

PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

- Diálogo aberto e constante entre professores e alunos, buscando sempre ouvir e respeitar a opinião de cada um;

- Valorização das experiências e vivências dos alunos como forma de enriquecer o processo de aprendizagem;

- Flexibilidade no planejamento das atividades, levando em conta as características e necessidades individuais dos alunos;

- Estímulo ao trabalho em grupo e colaborativo, promovendo a cooperação e a solidariedade entre os alunos;

- Uso de tecnologias educacionais que possam enriquecer o processo de aprendizagem e torná-lo mais interativo e engajador.

- A humanização na educação não é uma tarefa fácil e requer um esforço conjunto de toda a comunidade escolar. No entanto, seus benefícios são muitos e podem impactar positivamente a formação integral dos alunos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana.

 

 

Imagem – Humanização na Educação

Fonte da Imagem: https://www.amnistia.pt/wp-content/uploads/2017/06/HRFS_motif_blue-1.jpg

 

Vídeo – A educação humanizada de Paulo Freire

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VqRkSIfvT3A

 

Vídeo – Educação humanizada por Rubem Alves

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QfC1U2WXZd0

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL DE FORMAÇÃO PEDADÓGICA, VOLTADO TANTO AOS PROFESSORES COMO AOS ALUNOS, COM TEMÁTICAS NASCIDAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO, PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E/OU ESTUDOS PARTICULARES DO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO, ATUANTES NAS ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

 

https://portaldoprofessor.mec.gov.br/

https://novaescola.org.br/

https://www.institutoayrtonsenna.org.br/

https://pt.khanacademy.org/

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