COP-27: CONCLUSÕES

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

DISCIPLINAS: GEOGRAFIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICAS

Prof. Eduardo

 

COP-27: CONCLUSÕES

 

 

O QUE É A COP?

-  A COP – Conference of the Parties (Conferência das Partes) é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992.

- É uma associação de todos os países membros (ou “Partes”) signatários da Convenção, que, após sua ratificação em 1994, passaram a se reunir anualmente a partir de 1995, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta e propor mecanismos a fim de garantir a efetividade da Convenção.

- Participam das seções anuais da Conferência os delegados governamentais dos países signatários da Convenção, os quais são os únicos com poder de voto, além de jornalistas e integrantes de organizações não governamentais (ONGs), entre outros, que participam como observadores.

- Nessas reuniões, as deliberações são tomadas por consenso entre as Partes, o que muitas vezes torna as negociações um processo lento e árduo.

 

COMO SE CHEGA A UMA PROPOSTA?

- Ao final de cada reunião da COP, uma série de decisões é adotada para conduzir as atividades de seus membros durante o período posterior a ela.

- As reuniões fazem parte de um processo, de forma que a Convenção segue uma agenda de encontros de seus órgãos subsidiários durante todo o ano, culminando na próxima COP, atualmente realizada ao final de cada ano e que se torna conhecida pelo nome da cidade que a sedia.

 

HISTÓRICO E PRINCIPAIS AÇÕES

- A COP1 foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995, e foi o primeiro movimento feito pela ONU para negociar metas e prazos para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

- Entre os acordos mais importantes criados durante o evento está o Protocolo de Kyoto (COP3, em 1997), o Acordo de Paris (COP21, em 2015), e o mercado global de carbono (COP26, em 2021).

 

PRINCIPAIS TEMAS DA COP-27 (GRÉCIA)

- Implementação do acordo de Paris;

- Mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE);

- Impacto climático na questão financeira;

- Crise energética;

 

CONCLUÇÃO DA COP-27

- A COP 27 terminou neste domingo (20/11), dois dias após o encerramento planejado, marcando assim o impasse geral das propostas;

- Mas, a cúpula chegou a conclusão com a adoção de dois textos principais: uma declaração final e uma resolução sobre perdas e danos sofridos pelos países mais vulneráveis.

- O principal ponto do acordo prevê a criação de um fundo de compensação de danos climáticos a países em desenvolvimento ou impactados diretamente pelos efeitos da mudança climática.

- Foi criado também, com o encerramento da cúpula um comitê de transição, integrado por 24 países, três deles da América Latina e Caribe, que elaborará recomendações sobre o funcionamento e financiamento dos novos dispositivos, incluindo o fundo específico. Mas ainda é necessário determinar quem serão os contribuintes.

- As recomendações devem levar a um "estudo e adoção" dos novos mecanismos de financiamento na COP 28 em Dubai, no final de 2023.

- As economias desenvolvidas, que são responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa, sempre resistiram às compensações por receio de que, ao realizar os pagamentos, ficariam expostas a processos judiciais, tanto a governos como a empresas.

- Antes, a expectativa era de que a mitigação de danos viesse de organizações de combate à emergência climática já existentes.

- A declaração final "destaca a necessidade urgente de reduções imediatas, profundas, rápidas e sustentáveis das emissões mundiais de gases do efeito estufa".

 

 

Imagem – Logo: Cop-27

Fonte da Imagem: https://abde.org.br/wp-content/uploads/2022/11/cop27.jpg

 

Vídeo – O que é a COP? - Greenpeace Explica

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=G6AZTXEsJNU

 

Vídeo – Meio Ambiente | COP 27

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E0OBkpQcUGM

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://cetesb.sp.gov.br/

www.amcham.com.br

https://g1.globo.com/

Comentários