CONTEÚDO
COMPLEMENTAR
DISCIPLINAS:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS
Prof.
Eduardo
REMIX:
CAMINHO PARA (RE)PENSAR
O REMIX COMO CONCEITO E AÇÃO
- Termo criado da Teoria da Comunicação o que
representa uma sociedade acostumada a compartilhar, transformar e editar obras
previamente conhecidas e protegidas por direitos autorais.
- A prática não é só presente na música, mas também
na produção audiovisual e literária, utilizando da popularização dos recursos
de produção de conteúdo e da facilidade de divulgá-los através das plataformas
na internet.
- Portanto definimos o remix como a cultura de fragmentar, recombinar e transformar se
estendeu a todas as partes da sociedade.
- Lembrando que o mundo do remix tem como principal diferença a diminuição ou a ausência da
permissão do autor original para consumir e modificar o produto cultural.
REMIX NA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO
- A expressão vem da música, com o trabalho dos
DJs, que usam pedaços de músicas diferentes para criar novas. Esse tipo de
trabalho começou a ser feito nos anos 70, quando tornou-se possível fazer
pós-produção nas canções, ou seja, mexer nelas depois de gravadas;
- A cultura do remix
está diretamente relacionada à cibercultura que, entre outros fenômenos, cria
mundos virtuais;
- Pierre Lévy no livro "Cibercultura", que
"podem eventualmente ser enriquecidos e percorridos coletivamente.
Tornam-se, nesse caso, um lugar de encontro e um meio de comunicação entre seus
participantes";
- Assim podemos dividir o mundo virtual entre o
limitado e editado de forma fechada, como um CD-ROM e outro acessível por uma
rede infinitamente aberta à interação, à transformação e à conexão com outros
mundos virtuais, ou seja, tudo que está online.
AS OBRAS REMIXADAS
- São diversas as obras que podem e passam pelo remix, entre algumas temos as que se
seguem.
- Fan fiction:
As fan-fictions são uma das
expressões mais bem-sucedidas da cultura do remix.
Elas nasceram da necessidade de leitores e espectadores em preencher
expectativas em relação a livros, séries de TV e filmes. Com a popularização da
internet, dos blogs, das comunidades e das redes sociais, qualquer pessoas do
mundo pode "mudar" o rumo de suas histórias preferidas e
"inventar" cenas e diálogos que não aconteceram na obra original.
- Grafite: O grafite éum exemplo da cultura do remix nas artes plásticas, por permitir
que os artistas consigam interagir com o ambiente ao redor, pintando os muros
públicos das cidades com spray. Os desenhos do grafite também costumam misturar
cores, referências e diversos temas em apenas uma obra.
- Software: Software
livre e de código aberto;
- Fangames:
são videogames feitos por fãs com base em um ou mais jogos pre-estabelecidos,
muitas vezes agindo como sequela quando nao existe nenhuma sequela oficial.
- Modification:
é a adaptação criativa de um jogo liberado.
- RPG de mesa: Open
games são jogos de RPG de mesa liberados por licenças que permitem que se
possam fazer cópias ou criar obras derivadas de um jogo.
- Sampler:
É um recurso musical de usar uma pequena parte da música de outro autor em
outra canção, mas geralmente é feita com permissão de direitos autorais.
Fonte da Imagem: https://static.wixstatic.com/media/a4b04a_d73ce91f4d184fef8c7a9c28870bc65c~mv2.png/v1/fill/w_600,h_383,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a4b04a_d73ce91f4d184fef8c7a9c28870bc65c~mv2.png
Fonte da Imagem: https://image.slidesharecdn.com/cultura-do-remix-1207241540294870-9/85/cultura-do-remix-2-320.jpg?cb=1658920829
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IGvbZ1eW_Qo
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x2caRAL0_TY
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://www.oconhecimento.com.br/
http://opensadorselvagem.org/
www.digestivocultural.com
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