RELEVOS E SUAS (TRANS)FORMAÇÕES

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

Prof. Eduardo

 

TEMA: RELEVOS E SUAS (TRANS)FORMAÇÕES

 

 

O RELEVO

- O relevo corresponde às variadas feições da litosfera, camada mais externa do planeta, que são ocasionadas pela atuação de uma série de fatores combinados que modelam a superfície.

- A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

- Assim, o relevo nada mais é do que o conjunto de formas que observamos na superfície terrestre.

 

FEIÇÕES DO RELEVO

- Montanhas: Constituem as maiores elevações da superfície terrestre, podendo atingir milhares de metros acima do nível do mar, caracterizadas ainda pelas encostas íngremes e pelos vales profundos formados entre uma encosta e outra. As montanhas e cadeias montanhosas (cordilheiras) são formadas pela ação de agentes endógenos.

- Planaltos são áreas elevadas compostas por feições planas ou onduladas onde predomina a ação dos processos erosivos, isto é, os agentes exógenos. Localizam-se acima dos 300 metros de altitude e são mais baixos do que as cadeias montanhosas. Caracterizam-se ainda por formas como chapadas e mesas, que possuem topo plano e escarpas íngremes nas laterais.

- Planícies: Correspondem a áreas rebaixadas e de feições planas, formadas a partir de processos de deposição de sedimentos pela ação das águas de rios, lagos, mares e também de geleiras.

- Depressões são unidades de relevo caracterizadas por serem mais rebaixadas do que as áreas que a circundam, com terrenos planos ou levemente inclinados formados a partir de longos e intensos processos erosivos.

 

AGENTES TRANSFORMADORES

- O relevo terrestre, apesar de aparentemente estático, é dinâmico e está em constante transformação. Tal dinâmica deve-se aos processos internos e externos que contribuem para que essa dinâmica aconteça, são os agentes transformadores do relevo.

- Agentes internos ou endógenos: Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas o que podem gerar diferentes relevos. Vulcanismo age na formação e transformação do relevo devido à quantidade de energia existente no interior que é expelido para a superfície formando as montanhas e os planaltos. As placas litosféricas se movimentam devido às correntes de convicção que podem ser convergentes e divergentes formando respectivamente as dobras ou dobramentos e as falhas ou falhamentos.

- Agentes externos ou exógenos: também chamados de esculpidores do relevo, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

 

EROSÃO / INTEMPERISMO / DEPOSIÇÃO

- A erosão, o intemperismo e a deposição são fenômenos importantes na formação e transformação do relevo, mas temos que destacar que esse são procedimento distintos, mesmo analisados muitas vezes de forma agregada.

- Intemperismo – também chamado de meteorização – refere-se ao conjunto de processos químicos, físicos e biológicos responsável pela desagregação (quebra) ou decomposição das rochas.

- Erosão é o processo de transporte das partículas de rochas decompostas ou desagregadas pelo intemperismo.

- Deposição é o processo de estabilização da movimentação ocasionada na erosão, onde a partícula desagregada inicialmente na rocha sessa seu movimento.

 

 

Imagem – Formas do Relevo

Fonte da Imagem: https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/20181011-relevo.png


Mapa Mental – Relevo Continental

Fonte da Imagem: https://i0.wp.com/studymaps.com.br/wp-content/uploads/2020/08/2-2.jpg?resize=760%2C538&ssl=1

 

Vídeo – O Relevo Brasileiro

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nXeZOdwUSsk

 

Vídeo – Os agentes internos e externos do relevo

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-e01Y5-B6uc

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://mundoeducacao.uol.com.br/

https://brasilescola.uol.com.br/

www.preparaenem.com

Comentários