A CULTURA MAKER

 

EDIÇÃO ESPECIAL

Prof. Eduardo

 

TEMA: A CULTURA MAKER

 

APRESENTANDO A CULTURA MAKER

- A cultura maker pode ser descrita como uma filosofia em que indivíduos ou grupos de indivíduos criam artefatos que são recriados e montados com o auxílio de softwares e/ou objetos físicos.

- Ela é uma subcultura contemporânea que representa uma extensão da cultura DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), porém baseada na tecnologia.

- A cultura maker se baseia fortemente na ideia do construtivismo, noção de que a aprendizagem é muito melhor quando se coloca a mão na massa.

 

CULTURA MAKER: APRENDIZADO CINESTÉSICO

- Existem três diferentes tipos de formas/meio de aprender, são eles: Aprendizado visual: pessoas que conseguem memorizar dados, nomes e outras informações com slides, diagramas, textos e outros recursos gráficos, preferencialmente em ambientes tranquilos. Aprendizado auditivo: aqui estão as pessoas que aprendem melhor quando escutam o professor explicar e até quando repassam o conteúdo em voz alta. Audiolivros e podcasts são outras boas fontes de aprendizagem. Aprendizado cinestésico: são aqueles que gostam de aprender fazendo, com a mão na massa.

- A cultura maker estimula o aprendizado cinestésico, que nem sempre é tão abordado nas salas de aula, embora seja uma oportunidade de mostrar uma nova forma de se aprender.

- Lembrando que o aprendizado cenestésico utiliza também laboratórios, experimentos caseiros e escolares e atividades em campo estão entre as principais fontes de aprendizagem.

 

BENEFÍCIOS DA CULTURA MAKER

- Estímulo à autonomia. Ainda que as habilidades de trabalho em equipe também sejam desenvolvidas, o indivíduo percebe como é importante agir de maneira individual para a conclusão de seus projetos.

- Agrega a prática à teoria. É importante que as escolas ensinem a teoria, mas seu aprendizado pode ser ainda mais intenso com o uso da prática, que fica evidenciado na cultura maker.

- Desenvolvimento do pensamento crítico. A cultura maker recorre a projetos que podem ser replicados por outras pessoas, o que não significa que os indivíduos não encontrarão dificuldades e dúvidas. Isso é positivo, já que eles pensarão em várias possíveis soluções para aquele problema, o que desenvolve seu pensamento e raciocínio crítico.

- Adequação às metodologias ativas. Muito se fala sobre essas metodologias, que colocam o estudante como protagonista de sua aprendizagem, e a cultura maker está perfeitamente alinhada com este conceito.

- Preparação para os desafios do mundo. Nem todos os estudantes trabalharão no futuro como engenheiros ou profissionais que precisam literalmente colocar a mão na massa, mas o contato com esse tipo de aprendizagem os ajuda a saber como resolver desafios de sua vida pessoal, ou até mesmo abrem as portas para um novo hobby.

 

COMO POR EM PRÁTICA A CULTURA MAKER

- Lembramos que cultura maker já era aplicada em sala de aula, das feiras de ciências a outros projetos tecnológicos em geral. Porém, trazer mais destaque para ela tende a ser bastante positivo para o presente e o futuro dos estudantes.

- Feiras de ciências. Tão clássicas quanto interessantes, elas permitem que os estudantes repliquem as ações da natureza em projetos práticos.

- Incentivo a trabalhos colaborativos. Muito além de colocar a mão na massa, o trabalho em equipe é um dos pilares da cultura maker. Logo, quando os estudantes atuam juntos em prol do mesmo objetivo, eles se tornam ainda mais preparados para esta cultura.

- Uso da tecnologia. A importância da tecnologia na educação é muito grande, e não há como deixá-la de lado, já que os estudantes vivem em um contexto fortemente influenciado por ela. Logo, a adoção de recursos tecnológicos também pode ajudar as instituições de ensino rumo à cultura maker.

 

4 ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAR A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO.

- 1°) Foco na interdisciplinaridade: Para atender à BNCC, no Novo Ensino Médio os conteúdos são apresentados de forma interdisciplinar. Assim, pense em tarefas que englobam um tema sob diferentes perspectivas pedagógicas. Você pode trabalhar, por exemplo, conceitos de matemática e artes ao mesmo tempo sobre o movimento modernista, por exemplo.

- 2°) Interação entre os professores: Um dos segredos para montar atividades interdisciplinares é trabalhar em conjunto com outros professores. Então, converse com seus colegas e veja como podem combinar conhecimentos para criar propostas de ensino e atividades criativas.

- 3°) Criação de grandes projetos: Trabalhar com projetos é uma excelente maneira de aplicar a cultura maker na educação. Isso porque você pode apresentar um grande problema e propor que os adolescentes executem ideias variadas para resolvê-lo, trabalhando o conceito de interdisciplinaridade e despertando a atenção dos jovens para situações do cotidiano. Esses projetos podem ser desenvolvidos de forma anual, semestral ou bimestral. Em qualquer um dos casos, é preciso planejar como serão as atividades, quais as datas de entrega, como vai ocorrer a divisão das equipes e quais professores participarão do projeto.

- 4°) Planejamento de atividades pontuais: Assim como os grandes projetos, as atividades pontuais também precisam ser planejadas. Defina quais materiais serão necessários para atender a todos, como será a avaliação e quais conceitos serão vistos.

 

Imagem – Cultura Maker

Fonte da Imagem: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/redesagradosul/public/images/cultura-maker.png

 

Esquema – O que é Maker?

Fonte da Imagem: https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_glossy,ret_img,w_791,h_924/https://cdn.colegioplanck.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Qual-a-import%C3%A2ncia-da-cultura-maker-na-educa%C3%A7%C3%A3o-2.png

 

Vídeo – Cultura maker: você sabe o que é?

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MnOf3fRl-qI

 

Vídeo – Aprendizagem Significativa

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mWPail0AvsQ

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

www.provafacilnaweb.com.br

https://blog.saseducacao.com.br/

https://escoladeinventor.com.br/

www.tecmakers.com.br

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