NOVO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINAS

 

NOVO ENSINO MÉDIO

Prof. Eduardo

 

TEMA: NOVO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINAS

 

INTRODUÇÃO

- Quando falamos em disciplinas devemos entender que elas estão relacionadas a chamada Matriz Curricular, claro observando a realidade de Minas Gerais.

- Dessa forma, entende-se por matriz curricular a organização dos componentes curriculares e da carga horária, distribuídos em módulos-aula.

- Claro que existem diferenças e ajustes para cada uma das turmas, turnos e modalidades.

 

ORGANIZAÇÃO

- O Ensino Médio, no 1° Ano do Ensino Médio, estará distribuído em 40 (quarenta) semanas letivas;

- Essa será organizado da seguinte forma:

- Ensino Médio Diurno, com carga horária anual de 1.000 (uma mil) horas;

- Ensino Médio Integral, com carga horária anual de 1.500 (um mil e quinhentas) horas;

- Ensino Médio Noturno, com carga horária anual de 1.000 (uma mil) horas;

- Ensino Médio Integral Profissional, com carga horária anual de 1.500 (um mil e quinhentas) horas.

- Na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, o 1° e o 2º período do Ensino Médio, terão duração de 6 (seis) meses cada um, distribuído em 20 (vinte) semanas letivas e será organizado com a carga horária semestral de 400 (quatrocentas);

- A matriz curricular de forma geral, no 1º ano do Ensino Médio, está organizada em duas partes: Formação Geral Básica e o Itinerários Formativos;

- O Ensino Médio Diurno terá carga horária diária de 6 (seis) módulos-aula de 50 (cinquenta) minutos.

- O Ensino Médio Noturno terá carga horária diária de 4 (quatro) módulos-aula de 50 (cinquenta) minutos, tendo em um dia da semana a oferta de 5 (cinco) módulos-aula de 50 (minutos).

- Na Educação de Jovens e Adultos a carga horária diária será de 4 (quatro) módulosaula de 50 (cinquenta) minutos, tendo em um dia da semana a oferta de 5 (cinco) módulos-aula de 50 (minutos).

 

A FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (DISCIPLINAS TRADICIONAIS)

- A Formação Geral Básica, organizada em quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e os seus respectivos componentes curriculares.

- A formação geral básica na matriz curricular representa a parte obrigatória e comum a todos os anos e modalidades de ensino.

- Basicamente são as disciplinas tradicionais: Língua Portuguesa, língua Inglesa, Artes, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia;

- Claramente algumas dessas disciplinas tivera uma redução na hora-aula ofertada, o que representa menor quantidade de aulas.

 

ITINERÁRIOS FORMATIVOS (NOVAS DISCIPLINAS)

- Itinerários Formativos, tem como proposta ofertar que todos os estudantes vivenciem todos os componentes curriculares em cada unidade curricular, tratando-se como um momento de aproximação e preparação para as escolhas dos itinerários que ocorrerão a partir do 2º e 3º ano.

- As unidades curriculares dos itinerários são: Projeto de Vida (Com uma disciplina de mesmo nome); Eletivas (Duas disciplinas ao tal o tema foi escolhido previamente partir de um catálogo); Preparação para o mundo do trabalho (Possui duas disciplinas chamadas de Introdução ao Mundo do Trabalho e a outra chamada de Tecnologia e Inovação); Aprofundamento nas áreas do conhecimento (Possui quatro novas disciplinas nomeadas de Práticas Comunicativas e Criativas, Humanidades e Ciências Sociais, Núcleo de Inovação Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

 

 

 

Esquema – Novo Ensino Médio (MG)

Fonte da Imagem: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/noticias/2021/07-Julho/NovoEnsinoMedio.jpg

 

Esquema – Competências Gerais

Fonte da Imagem: https://machadodeassispicos.com.br/site/wp-content/uploads/2020/12/image-4.png

 

Vídeo – Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9zPshUn0ZNg

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

RESOLUÇÃO SEE Nº 4.657/2021, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021.

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