NOVO ENSINO
MÉDIO
Prof.
Eduardo
TEMA: NOVO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINAS
INTRODUÇÃO
- Quando falamos em disciplinas devemos entender
que elas estão relacionadas a chamada Matriz Curricular, claro observando a
realidade de Minas Gerais.
- Dessa forma, entende-se por matriz curricular a
organização dos componentes curriculares e da carga horária, distribuídos em
módulos-aula.
- Claro que existem diferenças e ajustes para cada
uma das turmas, turnos e modalidades.
ORGANIZAÇÃO
- O Ensino Médio, no 1° Ano do Ensino Médio, estará
distribuído em 40 (quarenta) semanas letivas;
- Essa será organizado da seguinte forma:
- Ensino Médio Diurno, com carga horária anual de
1.000 (uma mil) horas;
- Ensino Médio Integral, com carga horária anual de
1.500 (um mil e quinhentas) horas;
- Ensino Médio Noturno, com carga horária anual de
1.000 (uma mil) horas;
- Ensino Médio Integral Profissional, com carga
horária anual de 1.500 (um mil e quinhentas) horas.
- Na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, o
1° e o 2º período do Ensino Médio, terão duração de 6 (seis) meses cada um,
distribuído em 20 (vinte) semanas letivas e será organizado com a carga horária
semestral de 400 (quatrocentas);
- A matriz curricular de forma geral, no 1º ano do
Ensino Médio, está organizada em duas partes: Formação Geral Básica e o
Itinerários Formativos;
- O Ensino Médio Diurno terá carga horária diária
de 6 (seis) módulos-aula de 50 (cinquenta) minutos.
- O Ensino Médio Noturno terá carga horária diária
de 4 (quatro) módulos-aula de 50 (cinquenta) minutos, tendo em um dia da semana
a oferta de 5 (cinco) módulos-aula de 50 (minutos).
- Na Educação de Jovens e Adultos a carga horária
diária será de 4 (quatro) módulosaula de 50 (cinquenta) minutos, tendo em um
dia da semana a oferta de 5 (cinco) módulos-aula de 50 (minutos).
A FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (DISCIPLINAS TRADICIONAIS)
- A Formação Geral Básica, organizada em quatro
áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e
Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas
Tecnologias) e os seus respectivos componentes curriculares.
- A formação geral básica na matriz curricular
representa a parte obrigatória e comum a todos os anos e modalidades de ensino.
- Basicamente são as disciplinas tradicionais:
Língua Portuguesa, língua Inglesa, Artes, Educação Física, Matemática, Física,
Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia;
- Claramente algumas dessas disciplinas tivera uma
redução na hora-aula ofertada, o que representa menor quantidade de aulas.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS (NOVAS DISCIPLINAS)
- Itinerários Formativos, tem como proposta ofertar
que todos os estudantes vivenciem todos os componentes curriculares em cada
unidade curricular, tratando-se como um momento de aproximação e preparação
para as escolhas dos itinerários que ocorrerão a partir do 2º e 3º ano.
- As unidades curriculares dos itinerários são:
Projeto de Vida (Com uma disciplina de mesmo nome); Eletivas (Duas disciplinas
ao tal o tema foi escolhido previamente partir de um catálogo); Preparação para
o mundo do trabalho (Possui duas disciplinas chamadas de Introdução ao Mundo do
Trabalho e a outra chamada de Tecnologia e Inovação); Aprofundamento nas áreas
do conhecimento (Possui quatro novas disciplinas nomeadas de Práticas
Comunicativas e Criativas, Humanidades e Ciências Sociais, Núcleo de Inovação
Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
Fonte da Imagem: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/noticias/2021/07-Julho/NovoEnsinoMedio.jpg
Fonte da Imagem: https://machadodeassispicos.com.br/site/wp-content/uploads/2020/12/image-4.png
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9zPshUn0ZNg
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
RESOLUÇÃO SEE Nº
4.657/2021, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021.
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