NOVO ENSINO
MÉDIO
Prof.
Eduardo
TEMA: NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE HÁ DE MUDANÇA?
INTRODUÇÃO
- A mudança, ou seja implantação do Novo Ensino
Médio, observando a realidade de Minas Gerais, tem como objetivos garantir a
oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as
escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e
complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
RAZÕES PARA MUDAR O ENSINO MÉDIO
- Temos que mudar o sentido da educação: Jovens não
se identificam e não veem sentido na escola atual.
- Temos que tornar o ensino relevante: O Ensino
Médio está desconectado das demandas do século 21.
- Temos que focar também na aprendizagem: IDEB
praticamente estagnado entre 2005 e 2017, com crescimento abaixo da meta em
2019.
- Temos que tornar a escola um caminho e não uma
obrigação: Alta evasão neste segmento.
PRINCIPAIS MARCOS ORIENTADORES DA MUDANÇA
- 2014: Inclusão da reforma do Ensino Médio nas
metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
- 2016: Medida Provisória para alterar a LDB, que
aponta para a flexibilização curricular (Presidência da República).
- 2017: Aprovação da Lei n. 13.415, que cria as
condições legais para a implementação da reforma (Congresso Nacional)
- 2018: Atualização das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio (CNE). Homologação da BNCC para o Ensino Médio
(MEC). Publicação dos Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários
Formativos e do Guia de Implementação do Novo Ensino Médio (MEC).
- 2019: Engajamento das secretarias estaduais de
educação em esforço de construção coletiva de uma coletânea de materiais para
orientar a elaboração de currículos e plano de implementação do Ensino Médio
(Frente Currículo e Novo Ensino Médio do Consed).
- 2020: Atualização das Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (CNE).
- 2021: Debates e discussões para o alinhamento da
proposta e implantação de projetos piloto.
- 2022: Implantação do Novo Ensino Médio nos 1°
Anos do Ensino Médio em toda a Rede.
AS MUDANÇA
- Centralidade no Estudante: As escolas tornam-se
ambientes acolhedores e relevantes para jovens.
- Protagonismo Juvenil: Estudantes participam
ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem.
- Desenvolvimento Integral: desenvolvimento integral
dos estudantes, considerando suas dimensões intelectual, física, cultural,
social e emocional.
- Projeto de vida: Estudantes são orientados a refletir
sobre si mesmos, identificar suas aspirações nos âmbitos pessoal, profissional
e social, transformar sonhos em objetivos concretos e planejar formas de
alcançá-los.
- Interdisciplinaridade: Educadores articulam
objetos de estudo e componentes curriculares para que estudantes tenham uma
visão mais ampla e compreensão mais orgânica e menos fragmentada do
conhecimento.
- Metodologias Ativas: Práticas pedagógicas mais
interativas, mão na massa e diversificadas promovem maior articulação entre
teoria e prática, mais análise, reflexão crítica, problematização e autoria de
estudantes, ampliando seu engajamento e sua capacidade de aprender.
- Flexibilização Curricular: Estudantes escolhem
uma parte do que vão aprender, conforme interesses, aptidões, objetivos e a
capacidade de oferta da sua rede ou escola. Currículos apresentam uma parte comum
(Formação Geral) e outra flexível (Itinerários Formativos).
- Educação Profissional e Tecnológica: Oferta de
cursos técnicos de nível médio, programas de qualificação profissional,
formações experimentais e/ou formações em ambientes de trabalho, como
aprendizagem e estágio.
- Carga Horária: A jornada escolar é ampliada.
- Avaliação: Avaliações de caráter mais formativo.
- Equidade e Contemporaneidade: As escolas se comprometem
a implementar as inovações, tendo como foco a promoção de qualidade, a equidade
e a contemporaneidade.
Fonte da Imagem: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/noticias/2021/07-Julho/infograficonovoensinomedio2.jpg
Fonte da Imagem: https://srecampobelo.educacao.mg.gov.br/images/infograficonovoensinomedio1.jpg
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gEqmWNMBjn0
Documento – O que há de Novo no
Ensino Médio
Fonte do Documento: https://nossoensinomedio.org.br/wp-content/uploads/2021/03/FGB_C2_Texto-1.pdf
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://nossoensinomedio.org.br/
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