NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE HÁ DE MUDANÇA?

 

NOVO ENSINO MÉDIO

Prof. Eduardo

 

TEMA: NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE HÁ DE MUDANÇA?

 

INTRODUÇÃO

- A mudança, ou seja implantação do Novo Ensino Médio, observando a realidade de Minas Gerais, tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

 

RAZÕES PARA MUDAR O ENSINO MÉDIO

- Temos que mudar o sentido da educação: Jovens não se identificam e não veem sentido na escola atual.

- Temos que tornar o ensino relevante: O Ensino Médio está desconectado das demandas do século 21.

- Temos que focar também na aprendizagem: IDEB praticamente estagnado entre 2005 e 2017, com crescimento abaixo da meta em 2019.

- Temos que tornar a escola um caminho e não uma obrigação: Alta evasão neste segmento.

 

PRINCIPAIS MARCOS ORIENTADORES DA MUDANÇA

- 2014: Inclusão da reforma do Ensino Médio nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

- 2016: Medida Provisória para alterar a LDB, que aponta para a flexibilização curricular (Presidência da República).

- 2017: Aprovação da Lei n. 13.415, que cria as condições legais para a implementação da reforma (Congresso Nacional)

- 2018: Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (CNE). Homologação da BNCC para o Ensino Médio (MEC). Publicação dos Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários Formativos e do Guia de Implementação do Novo Ensino Médio (MEC).

- 2019: Engajamento das secretarias estaduais de educação em esforço de construção coletiva de uma coletânea de materiais para orientar a elaboração de currículos e plano de implementação do Ensino Médio (Frente Currículo e Novo Ensino Médio do Consed).

- 2020: Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (CNE).

- 2021: Debates e discussões para o alinhamento da proposta e implantação de projetos piloto.

- 2022: Implantação do Novo Ensino Médio nos 1° Anos do Ensino Médio em toda a Rede.

 

AS MUDANÇA

- Centralidade no Estudante: As escolas tornam-se ambientes acolhedores e relevantes para jovens.

- Protagonismo Juvenil: Estudantes participam ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem.

- Desenvolvimento Integral: desenvolvimento integral dos estudantes, considerando suas dimensões intelectual, física, cultural, social e emocional.

- Projeto de vida: Estudantes são orientados a refletir sobre si mesmos, identificar suas aspirações nos âmbitos pessoal, profissional e social, transformar sonhos em objetivos concretos e planejar formas de alcançá-los.

- Interdisciplinaridade: Educadores articulam objetos de estudo e componentes curriculares para que estudantes tenham uma visão mais ampla e compreensão mais orgânica e menos fragmentada do conhecimento.

- Metodologias Ativas: Práticas pedagógicas mais interativas, mão na massa e diversificadas promovem maior articulação entre teoria e prática, mais análise, reflexão crítica, problematização e autoria de estudantes, ampliando seu engajamento e sua capacidade de aprender.

- Flexibilização Curricular: Estudantes escolhem uma parte do que vão aprender, conforme interesses, aptidões, objetivos e a capacidade de oferta da sua rede ou escola. Currículos apresentam uma parte comum (Formação Geral) e outra flexível (Itinerários Formativos).

- Educação Profissional e Tecnológica: Oferta de cursos técnicos de nível médio, programas de qualificação profissional, formações experimentais e/ou formações em ambientes de trabalho, como aprendizagem e estágio.

- Carga Horária: A jornada escolar é ampliada.

- Avaliação: Avaliações de caráter mais formativo.

- Equidade e Contemporaneidade: As escolas se comprometem a implementar as inovações, tendo como foco a promoção de qualidade, a equidade e a contemporaneidade.

 

 

Esquema – Organização Curricular Itinerários (MG)

Fonte da Imagem: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/noticias/2021/07-Julho/infograficonovoensinomedio2.jpg

 

Esquema – Organização Curricular Básica (MG)

Fonte da Imagem: https://srecampobelo.educacao.mg.gov.br/images/infograficonovoensinomedio1.jpg

 

Vídeo – O que há de Novo no Ensino Médio

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gEqmWNMBjn0

 

Documento – O que há de Novo no Ensino Médio

Fonte do Documento: https://nossoensinomedio.org.br/wp-content/uploads/2021/03/FGB_C2_Texto-1.pdf

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://nossoensinomedio.org.br/

Comentários