ANÁLISE / PONTO DE VISTA
Prof.
Eduardo
TEMA: ESCOLA REDUZINDO A VULNERABILIDADE
INTRODUÇÃO
- A escola tem potencial de contribuir para mitigar
as vulnerabilidades que afetam a vida dos estudantes.
- A escola é membro essencial nesse enfrentamento,
mas é importante lembrar que ela depende também da ação articulada de diversos
segmentos da sociedade, famílias, profissionais (saúde, assistentes sociais e de
direitos).
- Entre alguns dos impactos transformadores da
escola nesse processo temos: Superação de desigualdades, Acolhimento de
diferenças, Prevenção à violência, Desenvolvimento socioemocional.
SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES
- Apesar dos seus inúmeros dilemas, a escola tem
potencial para superar as desigualdades.
- É fundamental que a comunidade escolar, ou de
aprendizagem, principalmente na figura dos professores e gestores, acreditem
que seus estudantes podem se transformar por meio da educação e aprofundem seus
conhecimentos sobre como oferecer a eles uma experiência escolar
transformadora.
- É preciso refletir e redefinir caminhos para o
aprendizado para com alunos que vivem em situação de escassez, violência e
falta de oportunidades, entre outros.
ACOLHIMENTO DE DIFERENÇAS
- Atualmente nossos alunos tem padrões e
comportamentos que mudam de forma profunda e rápida, gerando resistências, especialmente
por parte de segmentos mais conservadores.
- Vivemos em momentos de polarização, ofensas,
opiniões, estranhamentos e ânimos acirrados, muitas vezes motivados por
pensamentos quanto a deficiências, cor da pele, religião ou orientação sexual,
entre outros fatores.
- O ambiente escolar, como espelho da sociedade,
muitas vezes reproduz esses aspectos.
- É preciso prevenir e combater essas práticas,
fazendo com que essas situações sejam denunciadas por quem as sofre, mediadas
por quem as testemunha e reparadas por quem as provoca.
- A escola deve ser um lugar de respeito.
PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA
- A violência presente nos domicílios e nas ruas em
que vivem os estudantes entra no ambiente da escola, onde precisa ser discutida
e combatida, com a adoção de ações coletivas.
- Uma ação violenta não deve ser naturalizada, nem
gerar mais violência.
- A escola tem condição de oferecer outros canais
de expressão e proteção para seus estudantes, além de estimulá-los a serem
mediadores de conflitos dentro e fora da escola.
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
- O desenvolvimento socioemocional diz respeito a
alguns aspectos individuais e sociais do ser humano. Em outras palavras, essa
habilidade envolve a capacidade de entender a si mesmo e se relacionar com
outras pessoas.
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe
que a aprendizagem das áreas do conhecimento aconteça de forma articulada com o
desenvolvimento de competências gerais.
- Para sua prática a escola precisa pautar suas
ações em questões individuais, como responsabilidade, autoavaliação e
autocrítica. Mas também em questões coletivas, como colaboração e cooperação,
além de respeito e tolerância.
Fonte da Imagem: https://www.researchgate.net/profile/Enrique-Muriel-Torrado/publication/324918413/figure/fig1/AS:622193637617664@1525353931572/Figura-1-Elementos-caracteristicos-da-vulnerabilidade-social.png
Fonte da Imagem: https://ddesenvolvimento.com/wp-content/uploads/2019/01/DD_VULNERABILIDADE_04.jpg
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aN7lMXrJqJs
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://nossoensinomedio.org.br/
Comentários
Postar um comentário