ESCOLA REDUZINDO A VULNERABILIDADE

 

ANÁLISE / PONTO DE VISTA

Prof. Eduardo

 

TEMA: ESCOLA REDUZINDO A VULNERABILIDADE

 

INTRODUÇÃO

- A escola tem potencial de contribuir para mitigar as vulnerabilidades que afetam a vida dos estudantes.

- A escola é membro essencial nesse enfrentamento, mas é importante lembrar que ela depende também da ação articulada de diversos segmentos da sociedade, famílias, profissionais (saúde, assistentes sociais e de direitos).

- Entre alguns dos impactos transformadores da escola nesse processo temos: Superação de desigualdades, Acolhimento de diferenças, Prevenção à violência, Desenvolvimento socioemocional.

 

SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES

- Apesar dos seus inúmeros dilemas, a escola tem potencial para superar as desigualdades.

- É fundamental que a comunidade escolar, ou de aprendizagem, principalmente na figura dos professores e gestores, acreditem que seus estudantes podem se transformar por meio da educação e aprofundem seus conhecimentos sobre como oferecer a eles uma experiência escolar transformadora.

- É preciso refletir e redefinir caminhos para o aprendizado para com alunos que vivem em situação de escassez, violência e falta de oportunidades, entre outros.

 

ACOLHIMENTO DE DIFERENÇAS

- Atualmente nossos alunos tem padrões e comportamentos que mudam de forma profunda e rápida, gerando resistências, especialmente por parte de segmentos mais conservadores.

- Vivemos em momentos de polarização, ofensas, opiniões, estranhamentos e ânimos acirrados, muitas vezes motivados por pensamentos quanto a deficiências, cor da pele, religião ou orientação sexual, entre outros fatores.

- O ambiente escolar, como espelho da sociedade, muitas vezes reproduz esses aspectos.

- É preciso prevenir e combater essas práticas, fazendo com que essas situações sejam denunciadas por quem as sofre, mediadas por quem as testemunha e reparadas por quem as provoca.

- A escola deve ser um lugar de respeito.

 

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

- A violência presente nos domicílios e nas ruas em que vivem os estudantes entra no ambiente da escola, onde precisa ser discutida e combatida, com a adoção de ações coletivas.

- Uma ação violenta não deve ser naturalizada, nem gerar mais violência.

- A escola tem condição de oferecer outros canais de expressão e proteção para seus estudantes, além de estimulá-los a serem mediadores de conflitos dentro e fora da escola.

 

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

- O desenvolvimento socioemocional diz respeito a alguns aspectos individuais e sociais do ser humano. Em outras palavras, essa habilidade envolve a capacidade de entender a si mesmo e se relacionar com outras pessoas.

- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a aprendizagem das áreas do conhecimento aconteça de forma articulada com o desenvolvimento de competências gerais.

- Para sua prática a escola precisa pautar suas ações em questões individuais, como responsabilidade, autoavaliação e autocrítica. Mas também em questões coletivas, como colaboração e cooperação, além de respeito e tolerância.

 

 

Esquema – Vulnerabilidade Social

Fonte da Imagem: https://www.researchgate.net/profile/Enrique-Muriel-Torrado/publication/324918413/figure/fig1/AS:622193637617664@1525353931572/Figura-1-Elementos-caracteristicos-da-vulnerabilidade-social.png

 

Esquema – Vulnerabilidade

Fonte da Imagem: https://ddesenvolvimento.com/wp-content/uploads/2019/01/DD_VULNERABILIDADE_04.jpg

 

Vídeo – Especial Risco Social: a relação entre vulnerabilidade, educação e trabalho

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aN7lMXrJqJs

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://nossoensinomedio.org.br/

Comentários