CONTEÚDO COMPLEMENTAR – CIÊNCIAS HUMANAS – GENTRIFICAÇÃO

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

 CIÊNCIAS HUMANAS

Prof. Eduardo

 

TEMA – GENTRIFICAÇÃO

 

CONCEITO

- Entende-se por gentrificação o processo de revitalização dos espaços urbanos ou a aparente substituição de paisagens de caráter popular por construções típicas de áreas nobres.

- Trata-se de um processo em que o espaço geográfico urbano transforma-se e ressignifica-se, sobretudo em função da valorização acentuada e do enobrecimento de uma área antes considerada periférica.

 

PROCESSO DE FORMAÇÃO

- Muitas vezes, as áreas periféricas de uma cidade formam-se de maneira não planejada, seja através de invasões, seja através de uma expansão descontrolada de loteamentos imobiliários em áreas afastadas. Esses locais, quase sempre sem infraestrutura básica (como saneamento, asfalto e transporte público de qualidade), sofrem pela sua distância em relação aos principais centros urbanos da cidade;

- Com o tempo, prolifera-se aquilo que o geógrafo Roberto Lobato Corrêa denomina por descentralização, em que as áreas centrais – detentoras dos principais serviços e atividades urbanas – multiplicam-se e disseminam-se para outras áreas. Com isso, regiões antes desvalorizadas e sem estruturas ressignificam-se, passando por uma acentuada especulação imobiliária e modernização de seus espaços. É nesse contexto que a gentrificação ocorre.

 

GENTRIFICAÇÃO GERA MAIOR SEGREGAÇÃO?

- A gentrificação ocorre, pois as áreas antes desvalorizadas passam a ter um custo muito alto, ao passo em que a população residente nesse local é gradativamente substituída por um perfil comercial ou de grupos sociais mais abastados. Com isso, a paisagem modifica-se, e as zonas, que antes eram só guetos, barracos e pobreza, transformam-se em condomínios, prédios e casas de médio e alto padrão.

- No entanto, é importante considerar que a transformação desses espaços não representa necessariamente uma mudança no padrão de vida da sociedade, haja vista que a população mais pobre, ao emigrar dessas regiões, passa a habitar outras localidades, geralmente ainda mais periferizadas. Essa ocorrência é chamada de segregação urbana.

 

QUEM É RESPONSÁVEL PELO PROCESSO?

- Nem sempre o processo de gentrificação é um fenômeno econômico, claro que os investimentos de empresários na reestruturação do território pode ocorrer, mas sem a relação e as ações públicas, o processo não se desenrola e tende a estaguinação e se torna um processo temporário, por isso na maioria das vezes é o próprio Estado quem comanda ou interfere no processo, principalmente com elaboração de Planos Diretores, políticas de revalorização histórico e/ou ambiental.

 

 

Esquema – Gentrificação

Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/236x/a4/a3/5d/a4a35d624a077cb0929e9889ad4df326.jpg

 

Vídeo – Gentrificação - Minidocumentário

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V6afxqakGj0

 

Esquema – Relação da Exclusão e a Gentrificação

Fonte da Imagem: https://mapalegal.files.wordpress.com/2020/06/gentrification.png?w=1400&h=

 

 

ATENÇÃO

ESSE MATERIAL É COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADOS NOS PET´S E AS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO

Comentários