REVISÃO GERAL DE TEMAS – AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ENSINO MÉDIO – APLICADAS DIAS 05, 06 E 07/10 (GEOGRAFIA E FILOSOFIA)
REVISÃO
GERAL DE TEMAS
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA 05, 06 E 07/10
Geografia 1°, 2° e 3° do Ensino Médio
Filosofia 3° do Ensino Médio
Prof.
Eduardo
ATENÇÃO OS TÓPICOS A SEGUIR SÃO SELEÇÕES DOS PRINCIPAIS TEMAS
TRABALHADOS NAS PET’S VOL. 1, 2, 3 E 4 QUE PODEM SER COBRADOS NA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA – NÃO SE CONFIGURA COMO RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO
GEOGRAFIA – 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMÁTICA |
LEMBRETE |
Questão Ambiental |
Aumento da
temperatura no Planeta: Efeito Estufa e Aquecimento Global; |
Certificações ambientais de empresas e
produtos muitas das vezes geram um consumo maior e consequentemente danos
ambientais maiores; |
|
Domínio Morfoclimático |
O Cerrado
é a região que mais sofre com queimadas, desmatamento, e com a agricultura
que utiliza agrotóxicos; |
A caatinga
é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro sendo o bioma
predominante da região Nordeste; |
|
Matriz Energética |
Maior
produção de Petróleo concentrada no Sudeste, em especial no Estado do Rio de
Janeiro; |
A
substituição de combustíveis fosseis é uma tendência para reduzir a emissão
de gases poluentes e que gerem o efeito estufa; |
|
Principal
matriz energética brasileira é a hídrica, por meio das hidroelétricas que
respondem por 80% da geração elétrica; |
|
Agenda 21 |
Criou
ferramentas para a proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos
hídricos; |
Instrumento
de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável; |
|
Recursos Minerais |
Quadrilátero
Ferrífero é uma região localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais; |
A
mineração é um suporte financeiro e econômico para o país; |
GEOGRAFIA – 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMÁTICA |
LEMBRETE |
Urbanização |
Metrópole
e Megalópole ocasionado pelo crescimento acelerado das cidades de uma
determinada localidade de concentração populacional; |
A
tendência das Metrópole e Megalópole é extrapolar os limites territoriais e
administrativos das cidades conurbadas; |
|
Urbanização
turística é uma pratica recente que gera uma revitalização do patrimônio
edificado e ambiental, com valorização da paisagem e especulação imobiliária
local; |
|
Campo |
As
agrovilas são importantes metodologias de sucesso em políticas de Reforma
Agrária; |
Crescimento da atividade agrária concentrada
no momento da Modernização da Agricultura; |
|
A agroindústria
se articula com vários setores industriais, formando uma cadeia produtiva; |
|
Historicamente o final da década de 1990 o
número de ocupações de terras superou o início da década de 2000; |
|
Industrialização |
O processo
industrial é um catalizador para o crescimento das cidades e da
reestruturação da população que muitas das vezes torna-se mais urbana; |
A chamada
industrialização tardia, está ligada a países que recentemente passaram por
processo de industrialização – Ex. Brasil 1950; |
|
Os efeitos
ambientais do crescimento industrial estão ligados a problemas
socioambientais; |
GEOGRAFIA – 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMÁTICA |
LEMBRETE |
Globalização |
Consiste aprofundamento
internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria
sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e
comunicação dos países; |
Processo possível
a partir da criação e popularização de diversas tecnologias e fortalecimento
das relações capitalistas; |
|
Blocos Econômicos |
São classificados
em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado
comum e união econômica e monetária; |
Principais Blocos: Mercado Comum do Sul
(Mercosul) foi criado em 1992, União Europeia efetivada em 1992, NAFTA em
vigor em 1991, APEC formada em 1993, Comunidade Andina criada em 1969 e ASEAN
criada em 1967; |
|
Economia |
Zonas de
Processamento de Exportações são distrito industrial onde empresas nele
localizada operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e gozam de
procedimentos administrativos simplificados; |
Os
tecnopolos, por sua vez correspondem a centros urbanos que abrigam
importantes universidades, instituições de pesquisa e os principais complexos
industriais, onde se desenvolvem tecnologias avançadas e pesquisas
científicas; |
|
Modal de Transporte |
Modelo de
transporte desenvolvido em uma região ou país; |
Tipos mais
comuns ferroviário (feito por ferrovias), rodoviário (feito por rodovias),
hidroviário (feito pela água), aeroviário (feito de forma aérea) e dutoviário
(feito por meio de tubulações/dutos); |
|
A mobilidade urbana é um campo importante e de grande discussão ao relacionar o uso de diferentes e sustentáveis meios de transporte, como o uso da bicicleta; |
FILOSOFIA – 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMÁTICA |
LEMBRETE |
Política |
Vertente da
filosofia cujo objetivo é estudar as questões a respeito da convivência entre
o ser humano e as relações de poder. Também analisa temas a respeito da
natureza do Estado, do governo, da justiça, da liberdade e do pluralismo; |
Tanto para
Platão quanto para Aristóteles, a Política é uma ciência e todas as outras
ciências estão, obrigatoriamente, submetidas à Ciência Política. No caso de
Aristóteles a Política tem a finalidade de assegurar a felicidade dos
indivíduos. Para o filósofo, a Ciência Política é dividida em ética e
política; |
|
Ética |
A ética trata da felicidade individual de
cada cidadão na pólis, enquanto a política diz respeito a felicidade
coletiva; |
A ética
está relacionada aos costumes de um povo e pode ser definida como a doutrina
moral dos indivíduos. A ética é uma divisão da ciência política responsável
por ditar a maneira como os cidadão deveriam se comportar na pólis; |
|
Moral |
Moral são
os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento
moral individual racionalizado; |
A moral
diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por
convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que
equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo; |
|
Poder |
O poder é
força, capacidade e, ao mesmo tempo, autoridade. Trata-se da capacidade de
imposição ou de conquista, seja pela força bruta, seja pelo convencimento; |
Ter poder
é exercer mando sobre alguém por meio da posse (material ou imaterial) de
algo; |
|
Empirismo |
Teoria do
conhecimento que afirma que o conhecimento sobre o mundo vem apenas da
experiência sensorial (experiência e o que sentimos); |
Para Locke,
a essência real seria a estrutura das coisas, mas nós conhecemos apenas a
essência nominal, que consiste no conjunto de qualidades que deve ter para
ser chamada com determinado nome. |
Comentários
Postar um comentário