PLANO DE
ESTUDO TUTORADO (PET) – Vol. 2 – Semana 3
GEOGRAFIA
(1°, 2° e 3°ANOS)
FILOSOFIA
(3° ANOS)
Prof.
Eduardo
PRINCIPAIS CONCEITOS – GEOGRAFIA
1° ANO – BACIAS
HIDROGRÁFICAS NO BRASIL
- O uso da água precisa ser pensado para que não
prejudique nenhum dos diferentes usos que ela tem para a vida humana;
- O conjunto das terras drenadas ou percorridas por
um rio principal e seus afluente é chamado bacia hidrográfica;
- Todo o conjunto de rios principais, afluentes,
subafluentes, formam uma rede de drenagem;
- O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH),
estabelece doze Regiões Hidrográficas brasileiras;
- Regiões Hidrográficas: bacias, grupo de bacias ou
subbacias hidrográficas próximas, com características naturais, sociais e
econômicas similares;
- Principais Regiões Hidrográficas: Região
Hidrográfica Amazônica (45% do território, extensa rede de rios com grande
abundância de água), Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia (10,8% do
território brasileiro, Possui grande potencial turístico), Região Hidrográfica
São Francisco (7,5% do território brasileiro, rio da integração, importante
papel na geração de energia), Região Hidrográfica Paraná (10% do território
brasileiro, abrangendo sete estados principalmente no Centro-Sul);
- Principais usos das Regiões Hidrográficas: Uso
para geração de Energia, Consumo Humano (campo e cidade), Uso Agrícola
(produção e criação), Uso Industrial (Industrias e Agroindústrias);
- Importância das Bacias Hidrográficas e as
Florestas nela Presentes: Interdependência e sustentação, pois a dinâmica
florestal, ciclo hidrológico, cadeia alimentar, entre outros processos,
interferem para a sustentação de ambas;
- Principais impactos às Bacias Hidrográficas:
Desmatamento das áreas verdes, assoreamento dos rios, contaminação por dejetos
urbanos e rurais;
- Importante criar políticas públicas e ações
pessoais para reduzir o consumo e o desperdício de água;
2° ANO – A
RELAÇÃO ENTRE CAMPO E CIDADE
- Espaço urbano é definido pelo elevado número
populacional com diversas habitações próximas entre si, com concentração de
atividades econômicas dos setores Secundário e Terciário;
- Área rural é marcada pelo espaço onde não existe
uma grande concentração populacional; com concentração de atividades econômicas
ligadas ao setor Primário;
- A urbanização brasileira ocorreu de maneira
intensa principalmente na região Sudeste do país, pois a mesma apresentava
condições para tal movimento migratório, a partir da década de 1960 com as
políticas públicas e de desenvolvimento nacional;
- Assim, o aumento da urbanização não veio
acompanhado de políticas públicas que priorizassem a inserção das pessoas na
cidade. Isso gerou um grave problema de desigualdade social no país;
- A falta de planejamento urbano e de uma política
econômica inclusiva gerou diversos problemas que as cidades atuais têm de
enfrentar, como violência, favelização e alto índice de desemprego;
- Com o crescente aumento da população nas cidades,
existe a necessidade latente de se produzir mais alimentos para combater a fome;
- No campo, novas práticas se baseiam na ideia de
automatização na lavoura, ou seja, o uso cada vez maior
de máquinas no campo;
- Os impactos gerados pelo fechamento de indústrias
ou agroindústrias, são diretamente sensíveis com o desemprego local, mas que
afetam outros seguimentos que compunham a cadeia produtiva, como também o
comércio/serviços e fluxo econômico regional;
- Transgénicos: alimentos geneticamente modificados
identificados com o T em um triângulo, tem sido debatidos na sociedade sobre
sua produção e consumo, onde esses apresentam pontos positivos (aumento/rapidez
na produção de alimento) como também negativos (surgimento de doenças/prejuízos
ambientais);
3° ANO – AS
TELECOMUNICAÇÕES E REDES DIGITAIS
- Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e
Comunicação as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da
Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução
Industria;
- Redes geográficas: conjunto de locais da
superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem
ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações,
mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros;
- A formação das redes digitais e também os avanços
nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para A Revolução
Técnico-Científica Informacional;
- Redes geográficas deu-se também para o avanço do
sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de
capitalismo informacional;
- As Telecomunicações e Redes Digitais são
propriamente a possibilidade do acesso a informação, fator primordial para a
consolidação da Globalização (integrando alguns, uma elite, e excluído outros);
- Fluxos de
informação: Possui um efeito multiplicador com o poder de dinamizar todos os
setores organizacionais, constituindo, por sua vez, a força motora do
desenvolvimento político, econômico, social, cultural e tecnológico. Claramente
padroniza os modelos socioculturais presentes;
- Exclusão digital: camadas das sociedades que
ficaram à margem do fenômeno das redes/tecnologias digitais;
- Fake News: Problema atual do setor informacional,
com falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais;
- Combate as Fake News: Começam com um Senso
crítico, passando pela checagem das fontes das informações, veículo de
divulgação e verificar se passou pelo crivo científico;
PRINCIPAIS CONCEITOS – FILOSOFIA
3° ANO – DESCARTES
- Considerado como ‘pai da filosofia moderna’, por
abrir caminho para a discussão sobre ciência e ética, enfatizando a capacidade humana
de construir o próprio conhecimento;
- “Penso, logo existo” (Ego cogito ergo sum) nosso
pensamento e nossa existência seriam um ponto de partida inquestionável, uma
certeza a partir da qual Descartes poderia edificar seu método filosófico
- Verdade indubitável: propósito inicial de
Descartes com seu método;
- Regras do Método: evidência (ideias claras),
análise (divisão em parcelas), ordem (ordem os pensamentos), enumeração
(revisões);
- Tipos de Ideias: INATAS (as que ‘parecem ter
nascido comigo’); ADVENTÍCIAS (as que vieram de fora); FACTÍCIAS (as que foram
‘feitas e inventadas por mim mesmo’);
- Cético: Aquele que não acredita, não confia;
- O objetivo de Descartes é atingir a certeza, ou
seja, o conhecimento verdadeiro. (certeza absoluta);
- Tradição cética:
o homem não podia ter certeza de nada (conhecimento não está livre de
dúvidas;
- Gênio Maligno (metáfora) usada para evidenciar
que nenhum pensamento por si mesmo traz garantias de corresponder a VERDADE;
- O Gênio Maligno pensamentos evidentes, contudo,
falsos (ilusões da verdade – conhecimento);
ATENÇÃO:
DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO
Comentários
Postar um comentário