PET - Vol.2 – SEMANA 3 - GEO e FILO - PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS

PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) – Vol. 2 – Semana 3

GEOGRAFIA (1°, 2° e 3°ANOS)

FILOSOFIA (3° ANOS)

Prof. Eduardo

 

PRINCIPAIS CONCEITOS – GEOGRAFIA

 

1° ANO – BACIAS HIDROGRÁFICAS NO BRASIL

- O uso da água precisa ser pensado para que não prejudique nenhum dos diferentes usos que ela tem para a vida humana;

- O conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluente é chamado bacia hidrográfica;

- Todo o conjunto de rios principais, afluentes, subafluentes, formam uma rede de drenagem;

- O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece doze Regiões Hidrográficas brasileiras;

- Regiões Hidrográficas: bacias, grupo de bacias ou subbacias hidrográficas próximas, com características naturais, sociais e econômicas similares;

- Principais Regiões Hidrográficas: Região Hidrográfica Amazônica (45% do território, extensa rede de rios com grande abundância de água), Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia (10,8% do território brasileiro, Possui grande potencial turístico), Região Hidrográfica São Francisco (7,5% do território brasileiro, rio da integração, importante papel na geração de energia), Região Hidrográfica Paraná (10% do território brasileiro, abrangendo sete estados principalmente no Centro-Sul);

- Principais usos das Regiões Hidrográficas: Uso para geração de Energia, Consumo Humano (campo e cidade), Uso Agrícola (produção e criação), Uso Industrial (Industrias e Agroindústrias);

- Importância das Bacias Hidrográficas e as Florestas nela Presentes: Interdependência e sustentação, pois a dinâmica florestal, ciclo hidrológico, cadeia alimentar, entre outros processos, interferem para a sustentação de ambas;

- Principais impactos às Bacias Hidrográficas: Desmatamento das áreas verdes, assoreamento dos rios, contaminação por dejetos urbanos e rurais;

- Importante criar políticas públicas e ações pessoais para reduzir o consumo e o desperdício de água;

 

 

2° ANO – A RELAÇÃO ENTRE CAMPO E CIDADE

- Espaço urbano é definido pelo elevado número populacional com diversas habitações próximas entre si, com concentração de atividades econômicas dos setores Secundário e Terciário;

- Área rural é marcada pelo espaço onde não existe uma grande concentração populacional; com concentração de atividades econômicas ligadas ao setor Primário;

- A urbanização brasileira ocorreu de maneira intensa principalmente na região Sudeste do país, pois a mesma apresentava condições para tal movimento migratório, a partir da década de 1960 com as políticas públicas e de desenvolvimento nacional;

- Assim, o aumento da urbanização não veio acompanhado de políticas públicas que priorizassem a inserção das pessoas na cidade. Isso gerou um grave problema de desigualdade social no país;

- A falta de planejamento urbano e de uma política econômica inclusiva gerou diversos problemas que as cidades atuais têm de enfrentar, como violência, favelização e alto índice de desemprego;

- Com o crescente aumento da população nas cidades, existe a necessidade latente de se produzir mais alimentos para combater a fome;

- No campo, novas práticas se baseiam na ideia de automatização na lavoura, ou seja, o uso cada vez maior

de máquinas no campo;

- Os impactos gerados pelo fechamento de indústrias ou agroindústrias, são diretamente sensíveis com o desemprego local, mas que afetam outros seguimentos que compunham a cadeia produtiva, como também o comércio/serviços e fluxo econômico regional;

- Transgénicos: alimentos geneticamente modificados identificados com o T em um triângulo, tem sido debatidos na sociedade sobre sua produção e consumo, onde esses apresentam pontos positivos (aumento/rapidez na produção de alimento) como também negativos (surgimento de doenças/prejuízos ambientais);

 

 

3° ANO – AS TELECOMUNICAÇÕES E REDES DIGITAIS

- Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industria;

- Redes geográficas: conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros;

- A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para A Revolução Técnico-Científica Informacional;

- Redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo informacional;

- As Telecomunicações e Redes Digitais são propriamente a possibilidade do acesso a informação, fator primordial para a consolidação da Globalização (integrando alguns, uma elite, e excluído outros);

 - Fluxos de informação: Possui um efeito multiplicador com o poder de dinamizar todos os setores organizacionais, constituindo, por sua vez, a força motora do desenvolvimento político, econômico, social, cultural e tecnológico. Claramente padroniza os modelos socioculturais presentes;

- Exclusão digital: camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno das redes/tecnologias digitais;

- Fake News: Problema atual do setor informacional, com falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais;

- Combate as Fake News: Começam com um Senso crítico, passando pela checagem das fontes das informações, veículo de divulgação e verificar se passou pelo crivo científico;

 

 

 

PRINCIPAIS CONCEITOS – FILOSOFIA

 

3° ANO – DESCARTES

- Considerado como ‘pai da filosofia moderna’, por abrir caminho para a discussão sobre ciência e ética, enfatizando a capacidade humana de construir o próprio conhecimento;

- “Penso, logo existo” (Ego cogito ergo sum) nosso pensamento e nossa existência seriam um ponto de partida inquestionável, uma certeza a partir da qual Descartes poderia edificar seu método filosófico

- Verdade indubitável: propósito inicial de Descartes com seu método;

- Regras do Método: evidência (ideias claras), análise (divisão em parcelas), ordem (ordem os pensamentos), enumeração (revisões);

- Tipos de Ideias: INATAS (as que ‘parecem ter nascido comigo’); ADVENTÍCIAS (as que vieram de fora); FACTÍCIAS (as que foram ‘feitas e inventadas por mim mesmo’);

- Cético: Aquele que não acredita, não confia;

- O objetivo de Descartes é atingir a certeza, ou seja, o conhecimento verdadeiro. (certeza absoluta);

- Tradição cética:  o homem não podia ter certeza de nada (conhecimento não está livre de dúvidas;

- Gênio Maligno (metáfora) usada para evidenciar que nenhum pensamento por si mesmo traz garantias de corresponder a VERDADE;

- O Gênio Maligno pensamentos evidentes, contudo, falsos (ilusões da verdade – conhecimento);

 

 

 

ATENÇÃO:

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO

 


Comentários