CONTEÚDO DE
FORMAÇÃO
Prof.
Eduardo
TEMA – LABORATÓRIO MAKER
O QUE É UM LABOATÓRIO MAKER
- São espaços montados dentro de escolas,
compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática.
- Nesses locais são desenvolvidos criações e ideias
podem ser construídas de forma rápida e barata.
- Entre alguns exemplos que podem ser realizados
nesses espações temos: brinquedos, robôs, aplicativos, enfim, tudo que for da
vontade desses alunos.
- Ambiente destinado a dar suporte a estas
realizações.
- Essas práticas contribuem para a formação de
cidadãos críticos e, por isso, têm ganhado notoriedade em espaços escolares.
QUAL DEVE SER O FOCO DO LABORATÓRIO MAKER
- É importante que os Laboratórios Makers sejam
focados nos alunos, e não em máquinas, para assim proporcionar uma
possibilidade de aprendizado abrangente e inovadora.
- Muito se fala sobre essas metodologias, que
colocam o estudante como protagonista de sua aprendizagem, e a cultura maker
está perfeitamente alinhada com este conceito.
PRINCÍPIO DO LABORATÓRIO MAKER
- Por meio da aplicação de metodologias ativas, faz
uso de uma estratégia didático-pedagógica, baseada em projetos, que têm por
objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e
participativa, por meio de problemas e situações reais, tendo a Cultura Maker
como ferramenta estruturante também.
- Lembrando que metodologias ativas são estratégias
de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma
autônoma e participativa.
- Lembrando que a Cultura Maker se baseia na ideia
de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar
objetos dos mais variados tipos e com diversas funções
MUDANÇA DE MENTALIDADE
- Laboratórios Makers não são apenas uma questão de
máquinas e tecnologia, mas também de mudança de mentalidade e de
comportamentos.
- Para que isso ocorra, é necessário que a cultura
escolar seja modificada e a proposta pedagógica esteja alinhada com essa nova
metodologia para estimular aprendizagem; incentivar a investigação; aumentar a
colaboração; desenvolver habilidades técnicas e, finalmente, levar ao aprimoramento
de competências socioemocionais.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS NOS LABORATÓRIOS MAKERS
- A utilização destes laboratórios nas instituições
de ensino desenvolve nos estudantes algumas habilidades, como por exemplo:
- Tornar o aluno um vetor de empoderamento, fortalecendo
a ideia de autonomia, e estimulando uma atitude ativa;
- Trazer para a aula a aprendizagem da prática da
tecnologia, focando no fazer, e permitindo que exista espaço para errar, sempre
com abordagem transdisciplinar e colaborativa;
- Responder questões e problemas locais, da
comunidade no entorno da escola, integrando-a desta forma com a sociedade;
- Valorizar sempre a inovação e o espírito
empreendedor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Podemos definir portanto os Laboratórios Makers como
a última palavra no que se refere ao aprendizado de ciência e tecnologia no
ambiente escolar em qualquer nível.
- Associado a outras metodologias pedagógicas os Laboratórios
Makers, o professor torna-se coadjuvante, passando mais a uma figura de
direcionador nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes
o protagonismo de seu aprendizado.
Fonte da Imagem: https://www.sed.sc.gov.br/images/Not%C3%ADcias/2022/06_-_Junho/WhatsApp_Image_2022-11-25_at_14.25.01.jpeg
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1j2dM5URFM8
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u9YAN5pmA8E
ATENÇÃO
MATERIAL DE FORMAÇÃO
PEDADÓGICA, VOLTADO TANTO AOS PROFESSORES COMO AOS ALUNOS, COM TEMÁTICAS NASCIDAS
DE CURSOS DE FORMAÇÃO, PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E/OU ESTUDOS PARTICULARES DO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO, ATUANTES NAS ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE
MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
http://www.colegiosantaamalia.com.br/
www.habto.com
Comentários
Postar um comentário