INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

NOVO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (1° E 2° ANO – ENSINO MÉDIO)

Prof. Eduardo

 

TEMA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

 

CONCEITO

- Inteligência Artificial (IA) refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam;

- A IA está mais relacionada ao processo e a capacidade de pensamento superpoderoso e a análise de dados do que a qualquer formato ou função em particular;

- O objetivo da IA é melhorar significativamente as habilidades e contribuições humanas, isso a torna um ativo de negócios muito valioso, que por sua vez se manifesta de várias formas;

- IA tornou-se um termo genérico para aplicativos que executam tarefas complexas que antes exigiam informações do usuário.

 

SUBCAMPOS DA IA

- Basicamente podemos definir grandes subcampos da Inteligência Artificial, entre eles destacam-se o machine learning e aprendizado profundo, que por sua vez possibilitam a definição maior de abordagens e trabalhos, de acordo com a proposta que é desenvolvida ou necessária.

- Machine Learning (ML) é o subconjunto da inteligência artificial (IA) que se concentra na construção de sistemas que aprendem, ou melhoram o desempenho, com base nos dados que consomem. O machine learning e a IA são frequentemente abordados juntos, e os termos às vezes são usados de forma intercambiável, mas não significam a mesma coisa. Uma distinção importante é que, embora todo machine learning seja IA, nem toda IA é machine learning.

- O Aprendizado Profundo é um subconjunto do IA, em que redes neurais artificiais - algoritmos modelados para funcionar como o cérebro humano - aprendem com grandes quantidades de dados. Os modelos de aprendizado profundo absorvem informações de várias fontes de dados e analisam esses dados em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana.

 

EXEMPLOS DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS PRESENTES NO COTIDIANO

1 – Controle de estoque de produtos nas empresas: Através de monitoramento por sensores inteligentes, eles conseguem identificar os espaços vazios nas prateleiras, favorecendo a organização dos produtos e mercadorias.

2 – Câmeras de vigilância: Posicionados em vias importantes de uma cidade, eles realizam funções múltiplas: além de registrarem o dia a dia para fins de segurança pública, eles também são capazes de reconhecer perfis de indivíduos procurados, por exemplo.

3 – TV: Os televisores, hoje em dia, são capazes de reconhecer a fala e de realizar o processamento de linguagem natural (PLN). Desse modo, é possível utilizar TVs praticamente como um assistente domiciliar, como a Alexa, por exemplo.

4 – Aplicativos de rotas: Aplicativos de rotas de trânsito são exemplos de inteligência artificial no dia a dia.

Eles aproveitam de uma complexa rede de conexão de dispositivos móveis, bem como do potencial de análise de satélites, para interpretar os dados de trânsito em tempo real.

5 – Reconhecimento facial: É um recurso incrível, utilizado por vários dispositivos para segurança, personalização e comodidade. Um dos exemplos de projetos de inteligência artificial é o de celulares de última geração, como iPhone, Pixel e Samsung Galaxy, que contam com o mecanismo de segurança Face ID.

6 – Casas inteligentes: As smart houses estão cada vez mais populares, especialmente fora do Brasil. Porém, aos poucos, elas já começam a ganhar tração em terras brasileiras. Graças à interconexão de dispositivos (como aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, cafeteiras, luzes, janelas, trancas, etc) e o uso de assistentes residenciais (como a Alexa), é possível comandar tudo dentro da casa apenas com comandos de voz ou por um aplicativo no celular.

7 – Análise de comportamento do consumidor: É o caso dos algoritmos e dos trackers, presentes tanto nos e-commerces e redes sociais. Eles funcionam  de modo a rastrear suas visitas, carrinhos e compras nas lojas virtuais, para entender padrões de comportamento por trás das suas ações. Geram relatórios aprofundados que mostram às empresas informações relevantes para criar ofertas e campanhas de marketing mais eficientes.

8 –  Publicidade em Painéis Digitais: Outro dos exemplos de inteligência artificial no dia a dia você encontra em publicidade nos painéis digitais e painéis de LED espalhados pela cidade. Trata-se de uma forma de publicidade conhecida como DOOH ou Digital Out of Home, que utiliza painéis digitais para exibir vídeos de propaganda.

 

NA PRÁTICA DO ASSUNTO:  CHATGPT

- O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos.

- Ele consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente, na maior parte das vezes.

- É possível que futuramente ele possa inclusive usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos de assistentes virtuais.

- Nele uma das técnicas usadas é chamada “ajuste fino” (ou fine-tuning, em inglês). A ideia é habilitar o modelo para que ele consiga prever quais serão as palavras seguintes com base nas palavras já geradas.

- Outra técnica utilizada no ChatGPT se chama “transformer”. Trata-se de um algoritmo de aprendizado de máquina usado para processamento de linguagem natural.

 

COMO USAR O CHATGPT

- Acesse o site do ChatGPT no seu navegador (CLINK AQUI PARA ACESSO DIRETO).

- Inscreva-se no serviço: Atualmente, o serviço é gratuito, mas você precisa realizar o login com um usuário e senha. Se preferir, pode sincronizar o chat com sua conta Google ou Microsoft.

- Comece a conversar: Escreva no campo de chat o seu comando ou pergunta (pode ser em português mesmo).

- Aguarde a resposta do ChatGPT: No menu da esquerda, você pode criar uma nova conversa (“New Chat”) ou selecionar um papo anterior, não misturando seus assuntos.

 

Imagem – IA

Fonte da Imagem: https://incompanypr.com.br/wp-content/uploads/2022/12/SITE-6.png

 

Esquema – PILARES DA IA

Fonte da Imagem: http://webmaissistemas.com.br/blog/app/uploads/2022/05/inteligencia-artificial-3-pilares.webp

 

Esquema – COMO AS IA´S TRANSFORMAM

Fonte da Imagem: https://www.flai.com.br/wp-content/uploads/2020/05/aplicacao.png

 

Vídeo – O QUE É A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI)?

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UhA_ZgI-otM

 

Vídeo – CRIE QUALQUER CONTEÚDO USANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=trVQlz3tUr8

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2023 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

www.oracle.com

https://site.admooh.com/

https://olhardigital.com.br/

Comentários