SPOT: CONCEITO, ANÚNCIO E MARKETING

 

NOVO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (2° ANO - ENSINO MÉDIO)

Prof. Eduardo

 

TEMA – SPOT: CONCEITO, ANÚNCIO E MARKETING

 

 

CONCEITO

- Spot, ou melhor, o spot publicitário pode ser considerado de forma geral como um anúncio em formato audiovisual;

- O Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo;

- Ele é constituído por uma mensagem persuasiva, elementos visuais, auditivos, imagens e musicais que servem para estimular o utilizador a comprar ou a se identificar com uma marca;

- O objetivo é persuadir o público adquirir um produto, ou posicionar-se a favor de um pensamento;

- As mensagens dos Spot´s são muito curtos em termos de duração, portanto, eles devem ter uma mensagem poderosa e persuasiva que capte a atenção dos indivíduos desde os primeiros segundos.

- Um spot publicitário, embora originalmente concebido para televisão, pode também ser alargado a outros formatos como imprensa, internet, rádio, entre outros.

 

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

- Devem incluir sons e/ou imagens que despertem as necessidades e a atenção público, de forma que ela tenha impacto;

- Adicionar um slogan é uma prioridade, ou seja, uma frase que resume a essência da proposta.

- Os Spot´s são de curta duração, geralmente variam entre 10 e 90 segundos, alguns estudos indicam os tempos de 30, 60 ou 90 segundos, mais eficientes;

- A música e/ou sons utilizados também são outro elemento indispensável.

 

DIFERENÇAS ENTRE SPOT, JINGLE E VINHETA

- SPOT: O spot é o anúncio mais comum no rádio. Pode ser chamado de Spot comercial ou Spot publicitário. Ele consiste em um aúdio que contém a interpretação humana e pode ou não usar efeitos sonoros. Nesta peça, a finalidade do anunciante é fixar no ouvinte a mensagem. Lembre-se, o spot precisa ter um texto chamativo, que prenda a atenção do ouvinte e possa ser efetivo.

- VINHETA: A vinheta é a assinatura sonora da marca. Com ela você reforça o nome da marca junto ao ouvinte e expõe seu slogan institucional ou de campanha. Para isso, é preciso que o locutor da vinheta seja a personificação desta empresa e possa passar ao ouvinte o que a marca é.

- JINGLE: O jingle é uma peça publicitária construída em formato de música. Essa veiculação é uma das mais efetivas, pois facilita a memorização do ouvinte. Porém, o jingle tem um alto custo de produção. Além de precisar de uma composição de arranjo e letras feitas por um músico, é preciso contratar, também uma banda para a gravação. Além disso, o tempo do anúncio é maior para que toda a letra seja cantada e o número de repetições é alto, para que a música “pregue” melhor.

 

DICAS DE COMO CRIAR UM SPOT

- Tenha um objetivo específico: Em tão pouco tempo não dá para ficar contando histórias muito longas ou querer alcançar muitos objetivos de uma só vez. Por isso, a nossa primeira sugestão é ter bem claro qual é o objetivo com a criação do spot.

- Utilize uma linguagem rápida e direta: A linguagem do spot publicitário também é outro ponto importante do processo criativo. Apenas para fazer um teste, comece a criar o seu spot escrevendo tudo o que você gostaria de falar. Em seguida, pegue um cronômetro (a grande maioria dos celulares tem esse dispositivo) e veja quanto tempo foi gasto para falar esse texto. Essa medida é necessária não apenas para fazer com que o spot “caiba” dentro do tempo disponível.

- Cause impacto: Lembre-se que, ao contrário de outros veículos de comunicação, o rádio permite que os consumidores o escutem enquanto fazem outras coisas, como dirigir, trabalhar ou arrumar a casa. Ou seja, a atenção não está unicamente voltada para a programação, por isso que a linguagem (como falamos acima) e outros elementos do spot são tão importantes. Afinal, são eles que conseguirão atrair a atenção do ouvinte.

- Escreva da forma como as pessoas vão ler: Um fator importantíssimo e que, muitas vezes, é negligenciado na produção de um spot é escrever exatamente da forma que o texto deverá ser lido. Lembre-se que uma coisa é você escrever imaginando toda a peça na sua cabeça. Outra é a pessoa que vai criar o seu spot ler exatamente da forma como ele foi imaginado, com as palavras, as pontuações e a entonação corretas.

- Faça um teste de leitura: Agora que você já acertou todos os detalhes do seu spot publicitário, chegou o momento de fazer o teste de leitura. Durante esse processo, leia o texto criado em voz alta, use a entonação indicada, faça as pausas necessárias e veja se a mensagem está agradável, de acordo com o objetivo, se transmite o que precisa e, claro, se está dentro do tempo disponível. Ainda, você pode consultar alguns colegas para saber se a mensagem está clara.

 

 

Imagem – Spot Publicitário

Fonte da Imagem: https://www.noblestrategy.pt/wp-content/uploads/spot-publicitario-600x480.jpg

 

Vídeo – Como Fazer um Spot de Rádio

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=clVPsGtLRgw

 

Vídeo – Exemplos de Spots Criativos

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cfG-zy7W-8U

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2023 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

 

https://pt.economy-pedia.com/

https://blog.m2br.com/

http://radiolog.com.br/

https://listenx.com.br/

Comentários