NOVO ENSINO
MÉDIO
CONTEÚDO
COMPLEMENTAR
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (2° ANO - ENSINO MÉDIO)
Prof.
Eduardo
TEMA – SPOT: CONCEITO, ANÚNCIO E MARKETING
CONCEITO
- Spot, ou melhor, o spot publicitário pode ser
considerado de forma geral como um anúncio em formato audiovisual;
- O Spot é um fonograma utilizado como peça
publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais
vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo;
- Ele é constituído por uma mensagem persuasiva, elementos
visuais, auditivos, imagens e musicais que servem para estimular o utilizador a
comprar ou a se identificar com uma marca;
- O objetivo é persuadir o público adquirir um
produto, ou posicionar-se a favor de um pensamento;
- As mensagens dos Spot´s são muito curtos em
termos de duração, portanto, eles devem ter uma mensagem poderosa e persuasiva
que capte a atenção dos indivíduos desde os primeiros segundos.
- Um spot publicitário, embora originalmente
concebido para televisão, pode também ser alargado a outros formatos como
imprensa, internet, rádio, entre outros.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
- Devem incluir sons e/ou imagens que despertem as
necessidades e a atenção público, de forma que ela tenha impacto;
- Adicionar um slogan é uma prioridade, ou seja, uma
frase que resume a essência da proposta.
- Os Spot´s são de curta duração, geralmente variam
entre 10 e 90 segundos, alguns estudos indicam os tempos de 30, 60 ou 90
segundos, mais eficientes;
- A música e/ou sons utilizados também são outro elemento
indispensável.
DIFERENÇAS ENTRE SPOT, JINGLE E VINHETA
- SPOT: O spot é o anúncio mais comum no rádio.
Pode ser chamado de Spot comercial ou Spot publicitário. Ele consiste em um
aúdio que contém a interpretação humana e pode ou não usar efeitos sonoros.
Nesta peça, a finalidade do anunciante é fixar no ouvinte a mensagem. Lembre-se,
o spot precisa ter um texto chamativo, que prenda a atenção do ouvinte e possa
ser efetivo.
- VINHETA: A vinheta é a assinatura sonora da
marca. Com ela você reforça o nome da marca junto ao ouvinte e expõe seu slogan
institucional ou de campanha. Para isso, é preciso que o locutor da vinheta
seja a personificação desta empresa e possa passar ao ouvinte o que a marca é.
- JINGLE: O jingle é uma peça publicitária
construída em formato de música. Essa veiculação é uma das mais efetivas, pois
facilita a memorização do ouvinte. Porém, o jingle tem um alto custo de
produção. Além de precisar de uma composição de arranjo e letras feitas por um
músico, é preciso contratar, também uma banda para a gravação. Além disso, o
tempo do anúncio é maior para que toda a letra seja cantada e o número de
repetições é alto, para que a música “pregue” melhor.
DICAS DE COMO CRIAR UM SPOT
- Tenha um objetivo específico: Em tão pouco tempo
não dá para ficar contando histórias muito longas ou querer alcançar muitos
objetivos de uma só vez. Por isso, a nossa primeira sugestão é ter bem claro
qual é o objetivo com a criação do spot.
- Utilize uma linguagem rápida e direta: A
linguagem do spot publicitário também é outro ponto importante do processo
criativo. Apenas para fazer um teste, comece a criar o seu spot escrevendo tudo
o que você gostaria de falar. Em seguida, pegue um cronômetro (a grande maioria
dos celulares tem esse dispositivo) e veja quanto tempo foi gasto para falar
esse texto. Essa medida é necessária não apenas para fazer com que o spot
“caiba” dentro do tempo disponível.
- Cause impacto: Lembre-se que, ao contrário de outros
veículos de comunicação, o rádio permite que os consumidores o escutem enquanto
fazem outras coisas, como dirigir, trabalhar ou arrumar a casa. Ou seja, a
atenção não está unicamente voltada para a programação, por isso que a
linguagem (como falamos acima) e outros elementos do spot são tão importantes.
Afinal, são eles que conseguirão atrair a atenção do ouvinte.
- Escreva da forma como as pessoas vão ler: Um
fator importantíssimo e que, muitas vezes, é negligenciado na produção de um
spot é escrever exatamente da forma que o texto deverá ser lido. Lembre-se que
uma coisa é você escrever imaginando toda a peça na sua cabeça. Outra é a
pessoa que vai criar o seu spot ler exatamente da forma como ele foi imaginado,
com as palavras, as pontuações e a entonação corretas.
- Faça um teste de leitura: Agora que você já
acertou todos os detalhes do seu spot publicitário, chegou o momento de fazer o
teste de leitura. Durante esse processo, leia o texto criado em voz alta, use a
entonação indicada, faça as pausas necessárias e veja se a mensagem está
agradável, de acordo com o objetivo, se transmite o que precisa e, claro, se
está dentro do tempo disponível. Ainda, você pode consultar alguns colegas para
saber se a mensagem está clara.
Fonte da Imagem: https://www.noblestrategy.pt/wp-content/uploads/spot-publicitario-600x480.jpg
Vídeo – Como Fazer um Spot de Rádio
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=clVPsGtLRgw
Vídeo – Exemplos de Spots
Criativos
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cfG-zy7W-8U
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2023 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://pt.economy-pedia.com/
https://blog.m2br.com/
http://radiolog.com.br/
https://listenx.com.br/
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