REDE E SOCIEDADE

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

DISCIPLINAS: GEOGRAFIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICAS

Prof. Eduardo

 

REDE E SOCIEDADE

 

 

CONCEITO DE REDE

- A rede geográfica é um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos, que servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

- Esta rede é de fundamental importância para a confecção de mapas e é o princípio de funcionamento de um GPS, dentre outras utilizações.

- Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.

 

FLUXOS E REDES

- Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.

- Nesse processo temos a formação dos arcos de transmissão que são um conjunto de pontos interligados por segmentos de reta que começa e termina em um nó.

- Como exemplos desse processo temos os arcos que são usados para modelar as fronteiras dos polígonos delimitando objetos que definem áreas.

 

PAPEL DA GLOBALIZAÇÃO NESSE PROCESSO

- Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial.

- O acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político.

- É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias.

 

REDES DE INFORMAÇÃO

- Tecnicamente uma rede de informação, ou melhor, uma rede informacional possui uma ou mais ligações entre computadores ou estações de trabalho que permitam a realização de trocas de informações entre maquinários distintos.

- As redes informacionais têm revolucionado a forma como trabalhos de diferentes áreas e a comunicação se desenvolvem, elas se tornaram tão relevantes quanto às redes de transportes.

- Já é possível determinar o quanto um país é desenvolvido observando o nível de extensão das redes informacionais.

- Essas redes podem ser usadas para mediação e difusão da informação assim como para finalidades comerciais.

 

REDES PRÁTICAS COMO AS TIC´s

- Alguns exemplos de redes informacionais são os satélites, cabos de fibra ótica, sistemas de transmissão entre outras TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

- Basicamente esse tipo de tecnologia se refere a metodologias de transmissão de informações entre computadores e outros tipos de mídias.

- Entender essa nomenclatura é fundamental para entender para que servem essas redes de transmissão de informação.

- Por sua vez, permitem “geografizar” os processos sociais e tecnológicos, em uma sociedade cada vez mais tecnológica.

 

 

Mapa Mental – Mapa Mental das Redes e Fluxos

Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/originals/90/c8/4b/90c84b320e0a6cd9e772e2dbf2506d73.jpg

 

Vídeo – Fluxos e Redes Geográficas

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gA85wb017bE&t=169s

 

Vídeo – Geografia - Meio Técnico-Científico-Informacional

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=I93btdCZ8ds&t=49s

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://treinamento24.com/

https://brasilescola.uol.com.br/

https://tecnologia.culturamix.com/

Comentários