EDIÇÃO
ESPECIAL
Prof.
Eduardo
TEMA:
RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO
O QUE É RESILIÊNCIA?
- Resiliência é a capacidade de enfrentar e
prosperar diante de dificuldades, desafios e adversidades. Perseverar e se
adaptar às mudanças é, mais do que uma qualidade, uma atitude que pode ser
ensinada e aprendida.
- Resiliência é fundamental para a aprendizagem,
mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude;
- Resiliência na escola traz desafios mas também
muitas possibilidades.
- Ações que devemos ter para sermos resilientes: Administrando
nossas emoções; Controlando os impulsos; Otimismo; Empatia; Auto eficácia.
COMO ENSINAR RESILIÊNCIA?
- As instituições de ensino devem atuar por meio de
normas positivas que incentivem a integração e a conexão entre educadores e
educandos.
- Ou seja, configurar a mente para o
desenvolvimento de uma postura e uma atitude mental resilientes.
- Resiliência é uma das principais qualidades e
característica necessária para o exercício e prática da formação cultural.
- O propósito é ensinar resiliência para que os
jovens aprendam a enfrentar dificuldades, desafios e adversidades com melhor
desenvoltura. Igualmente, para que se empenhem em perseverar e se adaptar às
mudanças e para serem capazes de estabelecer metas e cumpri-las.
RESILIÊNCIA ATRIBUÍDA AO PROFESSOR
- Muitos estudos apontam algumas características da
resiliência atribuídas ao professor, como:
- Comunicação é a principal característica de troca
entre as pessoas;
- Responsabilidade o educador possui a
responsabilidade por sua própria vida e a de outros;
- Ter consciência limpa é a capacidade de aceitar
as responsabilidades, reconhecer os erros e superá-los;
- Ter convicções sobre alguns valores essenciais
que permitem avançar e suportar adversidades.
- A compaixão lhe permite envolver-se com os outros
e tentar compreende-los.
PRINCIPAIS ATRIBUTOS A SEREM TRABALHADOS PELOS EDUCADORES PARA ENSINAR
RESILIÊNCIA.
- Otimismo: Avaliar as situações, por piores que
pareçam, pelo lado positivo. Ao mesmo tempo, pensar em alternativas que
solucionem os problemas.
- Solidariedade: Perceber a importância de ajudar
as pessoas. Ensinar resiliência para fazer entender que estar em situação
privilegiada gera a responsabilidade empática de agir em benefício do outro.
- Amizade: Amigos são fundamentais. Se relacionar e
cultivar amizades é mais do que uma capacidade, é uma necessidade. Nesse
sentido, possibilitará ver as adversidades sob outras perspectivas, ao poder
contar com alguém quando necessário.
- Controle Emocional: Problemas existem. Nem sempre
são tão grandes ou graves como imaginamos, à primeira vista. Aprender a lidar
com a pressão e o estresse em situações limite é necessário e evita sofrer
ansiedade. Ensinar resiliência ajuda a identificar fatores que geram estresse
para pensar em formas de evitá-los ou de encontrar uma melhor solução. Sem
dúvida, uma habilidade a ser treinada.
- Rotina: Definir horários e atividades diárias é
essencial no combate à ansiedade. Em resumo, o dia pode ser mais produtivo se
bem planejado. Tempos adequados para estudos e lazer são necessários.
- Descontração: Descansar, se divertir e encarar a
vida com leveza. Por esse motivo é que incentivar atividades extraclasse
prazerosas aliviam o estresse.
- Autoestima: Desenvolver uma percepção positiva de
si torna as pessoas mais seguras. Também, reconhecer qualidades e estimular o
desenvolvimento de outras. Autoconhecimento é fundamental para que a
resiliência se torne uma realidade.
- Saber Escolher: Ter noção do que pode e do que
não pode; do que faz bem e do que não faz bem; do que gosta e do que não gosta;
ter segurança ao tomar decisões. Em outras palavras: ensinar e aprender
resiliência é essencial para agir quando necessário e não ficar inerte frente a
situações difíceis.
- Independência: Incentivar a autonomia e a
independência. Isto é, possuir segurança em si mesmo e capacidade de análise e
reflexão para encontrar soluções.
- Aceitar as Mudanças: O mundo está em constante
transformação e não deve nada a ninguém. Ou seja, ensinar resiliência ajuda a
entender isso, que é uma percepção necessária e relevante para evitar
adversidades e o vitimismo.
Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/originals/74/c1/2d/74c12d7687000ae845aa3ec778f6bf41.jpg
Fonte da Imagem: https://psimonicabenedetti.files.wordpress.com/2018/01/22788889_529694374047991_5763819974305482830_n.png
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5ci_IYtXKSM
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0kqH7mWhrbA
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://novaescola.org.br/
https://diarioescola.com.br/
https://canaldoensino.com.b
Comentários
Postar um comentário