EDIÇÃO
ESPECIAL
Prof.
Eduardo
TEMA: GESTÃO ESCOLAR
FORMA DE PENSAR O CAMINHO DA GESTÃO ESCOLAR
- A gestão escolar é idealizada para garantir a
qualidade da educação por meio da otimização dos fluxos e das tarefas de uma
instituição de ensino, dessa forma, ela funciona como um sistema de gestão que
tem como foco a melhoria de resultados no processo de ensino-aprendizagem.
- Mesmo concentrada no diretor da instituição, o
processo da gestão escolar deve ser compartilhado pela comunidade escolar ou
comunidade de aprendizagem, para que todos trabalhem por um mesmo objetivo visando
o ensino de qualidade.
PILARES FUNDAMENTAIS DA GESTÃO ESCOLAR
- Gestão pedagógica: Considerado o pilar
estruturante ela é responsável por organizar todo o sistema acadêmico e está,
normalmente, concentrada na figura do diretor e do coordenador pedagógico. Suas
ações têm foco na melhoria da didática e de outras práticas educacionais, a fim
de garantir a qualidade da educação na instituição.
- Gestão administrativa: Ela em síntese deve assegurar
a manutenção do espaço físico e do patrimônio de uma instituição. Engloba as
estratégias como Regimentos e Projetos Políticos Pedagógicos, como também o
levantamento dos materiais que devem ser comprados, a garantia do cumprimento
de leis e diretrizes de ensino, além da inserção de novas tecnologias para
otimizar os processos administrativos.
- Gestão financeira: Ela é estruturada na administração
do orçamento de uma instituição de ensino, fluxo de caixa, prestação de contas,
transparência, auditoria, demandas, entre outras, trabalhando em conjunto com a
gestão administrativa.
- Gestão de recursos humanos: Desenvolver junto aos
colaboradores na aplicação do projeto pedagógico e disseminar a prática dos
valores institucionais.
- Gestão da comunicação: Organização dos fluxos da
comunicação para com a comunidade escolar e externa a escola, com um processo
de transparência e envolvimento.
- Gestão do cotidiano escolar: Tem por base evidenciar
a realidade da instituição de ensino, buscando otimizar os fluxos de trabalho e
melhorar a qualidade da educação, tendo a formação do aluno.
- Gestão da tecnologia educacional: Compreender a inserção
dos recursos tecnológicos de forma consciente e relevante nas escolas, tornando
ela mais engajada e relevante.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Garantia da orientação e cumprimento de leis e
diretrizes de ensino.
- Levantamento das demandas físicas, como os
materiais que devem ser comprados.
- Inserção de tecnologia para otimizar os processos
administrativos.
- Administrar os recursos da escola.
- Garantia do uso correto dos recursos
disponibilizados.
- Cuidar da manutenção dos bens patrimoniais da
instituição.
- Estar atento às necessidades de colaboradores,
professores, pais e alunos.
- Definir, junto a outros pilares da gestão
escolar, estratégia de captação de novos alunos e de retenção dos antigos,
minimizando assim a evasão e o abandono escolar.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A EFICIÊNCIA NA GESTÃO ESCOLAR
- A gestão democrática consiste na participação
efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar em todos os aspectos da
organização da escola.
- Essa participação, entre pais, professores,
estudantes e funcionários, incide diretamente nas mais diferentes etapas da
gestão escolar, envolvendo o planejamento, implementação e avaliação do
processo de gestão.
- Ela parte do entendimento de que a democratização
da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, ao
possibilitar que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida,
paute seu currículo na realidade local e envolva os diferentes agentes em uma
proposta corresponsabilidade pela aprendizagem e desenvolvimentos dos
estudantes.
- São princípios da Gestão Democrática : 1°) A Descentralização:
A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de
forma não hierarquizada; 2°) A Participação: devem participar todos os
envolvidos no cotidiano escolar (professores, estudantes, funcionários, pais ou
responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade
ao redor da escola); 3°) A Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou
implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.
- Caminho para a Gestão Democrática: é preciso que
a própria instituição escolar transforme sua cultura na perspectiva do diálogo
igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as forças que compõem a
comunidade escolar.
Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/originals/06/f6/d1/06f6d19d543def0f30a012ae4381e4d4.png
Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuP-NC1hN16AFVZ9VMUES7VrgMU7TNcDhO_AQtSkWveW0LBd4ezk4Zqm8fa1xWpdNJdHgCD3qSwfqYQATkxYarO5roaIzjQuCJJq0nSB0IjTIP-JK6F80Gy5VqGEZhJR1SzPzraX2w3xnY/s1600/grafico.JPG
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GujmhVVbKnw
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hFS0HEagFP4
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://sae.digital
https://educacaointegral.org.br/
https://escolasdisruptivas.com.br/
Comentários
Postar um comentário