GESTÃO ESCOLAR

 

EDIÇÃO ESPECIAL

Prof. Eduardo

 

TEMA: GESTÃO ESCOLAR

 

FORMA DE PENSAR O CAMINHO DA GESTÃO ESCOLAR

- A gestão escolar é idealizada para garantir a qualidade da educação por meio da otimização dos fluxos e das tarefas de uma instituição de ensino, dessa forma, ela funciona como um sistema de gestão que tem como foco a melhoria de resultados no processo de ensino-aprendizagem.

- Mesmo concentrada no diretor da instituição, o processo da gestão escolar deve ser compartilhado pela comunidade escolar ou comunidade de aprendizagem, para que todos trabalhem por um mesmo objetivo visando o ensino de qualidade.

 

PILARES FUNDAMENTAIS DA GESTÃO ESCOLAR

- Gestão pedagógica: Considerado o pilar estruturante ela é responsável por organizar todo o sistema acadêmico e está, normalmente, concentrada na figura do diretor e do coordenador pedagógico. Suas ações têm foco na melhoria da didática e de outras práticas educacionais, a fim de garantir a qualidade da educação na instituição.

- Gestão administrativa: Ela em síntese deve assegurar a manutenção do espaço físico e do patrimônio de uma instituição. Engloba as estratégias como Regimentos e Projetos Políticos Pedagógicos, como também o levantamento dos materiais que devem ser comprados, a garantia do cumprimento de leis e diretrizes de ensino, além da inserção de novas tecnologias para otimizar os processos administrativos.

- Gestão financeira: Ela é estruturada na administração do orçamento de uma instituição de ensino, fluxo de caixa, prestação de contas, transparência, auditoria, demandas, entre outras, trabalhando em conjunto com a gestão administrativa.

- Gestão de recursos humanos: Desenvolver junto aos colaboradores na aplicação do projeto pedagógico e disseminar a prática dos valores institucionais.

- Gestão da comunicação: Organização dos fluxos da comunicação para com a comunidade escolar e externa a escola, com um processo de transparência e envolvimento.

- Gestão do cotidiano escolar: Tem por base evidenciar a realidade da instituição de ensino, buscando otimizar os fluxos de trabalho e melhorar a qualidade da educação, tendo a formação do aluno.

- Gestão da tecnologia educacional: Compreender a inserção dos recursos tecnológicos de forma consciente e relevante nas escolas, tornando ela mais engajada e relevante.

 

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES

- Garantia da orientação e cumprimento de leis e diretrizes de ensino.

- Levantamento das demandas físicas, como os materiais que devem ser comprados.

- Inserção de tecnologia para otimizar os processos administrativos.

- Administrar os recursos da escola.

- Garantia do uso correto dos recursos disponibilizados.

- Cuidar da manutenção dos bens patrimoniais da instituição.

- Estar atento às necessidades de colaboradores, professores, pais e alunos.

- Definir, junto a outros pilares da gestão escolar, estratégia de captação de novos alunos e de retenção dos antigos, minimizando assim a evasão e o abandono escolar.

 

GESTÃO DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A EFICIÊNCIA NA GESTÃO ESCOLAR

- A gestão democrática consiste na participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar em todos os aspectos da organização da escola.

- Essa participação, entre pais, professores, estudantes e funcionários, incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar, envolvendo o planejamento, implementação e avaliação do processo de gestão.

- Ela parte do entendimento de que a democratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, ao possibilitar que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida, paute seu currículo na realidade local e envolva os diferentes agentes em uma proposta corresponsabilidade pela aprendizagem e desenvolvimentos dos estudantes.

- São princípios da Gestão Democrática : 1°) A Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada; 2°) A Participação: devem participar todos os envolvidos no cotidiano escolar (professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola); 3°) A Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

- Caminho para a Gestão Democrática: é preciso que a própria instituição escolar transforme sua cultura na perspectiva do diálogo igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as forças que compõem a comunidade escolar.

 

 

Imagem – Caminhos da Gestão

Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/originals/06/f6/d1/06f6d19d543def0f30a012ae4381e4d4.png

 

Esquema – Gestão Democrática

Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuP-NC1hN16AFVZ9VMUES7VrgMU7TNcDhO_AQtSkWveW0LBd4ezk4Zqm8fa1xWpdNJdHgCD3qSwfqYQATkxYarO5roaIzjQuCJJq0nSB0IjTIP-JK6F80Gy5VqGEZhJR1SzPzraX2w3xnY/s1600/grafico.JPG

 

Vídeo – Gestão escolar | Conceito & Ação

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GujmhVVbKnw

 

Vídeo – Gestão em Foco - Gestão Democrática

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hFS0HEagFP4

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://sae.digital

https://educacaointegral.org.br/

https://escolasdisruptivas.com.br/

Comentários