CYBERBULLYING

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

DISCIPLINAS: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, SOCIOLOGIA E GEOGRAFIA

Prof. Eduardo

 

TEMA: CYBERBULLYING 

 

 

A PRÁTICA DO CYBERBULLYING 

- Cyberbullying é a prática de bullying por meio de ambientes virtuais, como redes sociais e aplicativos de mensagem, assim ressaltamos que o bullying consiste em perseguição, humilhação, intimidação, agressão e difamação sistemática.

- Portanto quando esses problemas saem da esfera da convivência física e passam para a esfera da convivência virtual, temos o cyberbullying, comum, nos dias de hoje, entre os jovens por conta da popularização do acesso à internet e do uso massivo das redes sociais.

- O cyberbullying, caracteriza-se em geral pela violência perseguidora e constante, que pode chegar, nas suas formas mais latentes, a agressões de aspecto quase físico, além de humilhação pública, exposição vexatória, criação de apelidos de mau gosto, entre outros, por meio dos canais de comunicação virtuais, o que pode ser mais psicologicamente danoso para a vítima.

- O cyberbullying tende a ser mais massacrante, pois não há meio para que a vítima fuja dele, afinal, mesmo em casa, isolada em seu quarto, ela pode receber mensagens ameaçadoras e ofensas em suas redes sociais ou via mensagem de texto.

 

COMO COIBIR – SE PROTEGENDO

- Normalmente, quem pratica o cyberbullying esconde-se atrás de perfis falsos de redes sociais, acreditando estar com a identidade totalmente protegida.

- No entanto, existem mecanismos de rastreamento de agressores e difamadores virtuais, por meio de um número de registro de computadores e redes na internet, chamado endereço I.P., que permite a identificação de qualquer atividade virtual.

- Assim sendo, se a vítima de cyberbullying sentir-se afetada pelos chamados crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) ou até mesmo crimes de injúria racial (quando a agressão tem motivação por raça e etnia), ela está resguardada pelos artigos 138 e 140 do Código Penal brasileiro, respectivamente. Quando houver a divulgação de imagens íntimas, com nudez, conteúdo erótico ou sexual, sem a autorização a vítima, há o resguardo da lei por meio do artigo 218-C do Código Penal Brasileiro.

 

COMO IDENTIFICAR E NOMEAR O PRATICANTE DO CYBERBULLYING

- Para entendermos o cyberbullying a fundo, precisamos conhecer alguns termos oriundos da língua inglesa que fazem parte do vocabulário específico da internet, que estão normalmente relacionados ao praticante do cyberbullying, esses termos são hater, sexting, nude e revenge porn.

- Hater é a pessoa que dissemina o ódio gratuito contra alguém simplesmente por odiar aquela pessoa.

- Sexting é uma composição dos vocábulos sex (sexo) e texting (ato de mandar mensagem de texto), assim, o termo designa uma troca de mensagens virtuais com conteúdo sexual.

- Nude significa “nu”, trata-se de um termo utilizado para designar fotos com nudez.

- Revenge porn significa, ao pé da letra, “vingança pornô”, esse termo é empregado para designar o ato de vingar-se de alguém divulgando fotos íntimas daquela pessoa (sendo que essas imagens provavelmente foram enviadas pela própria vítima, que confiava na pessoa para quem as enviou).

 

CONSEQUÊNCIAS DO CYBERBULLYING

- O bullying e o cyberbullying podem trazer severas consequências para as suas vítimas. No início do processo, pode-se observar nelas, com frequência, um forte isolamento social, desconforto e tristeza. Essas características tendem a intensificar-se na medida em que o tempo corre e as agressões continuam.

- Com o passar do tempo, a pessoa pode desenvolver depressão, síndrome do pânico, transtornos obsessivos compulsivos, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar e outras desordens psíquicas.

- O trauma causado pelas agressões, aliado aos transtornos psíquicos, pode resultar em quadros de autodepreciação, automutilação, abuso de álcool e outras drogas, transtornos de imagem que levam a doenças como a anorexia e a bulimia e, nos casos extremos, ao suicídio.

 

 

Imagem – Cyberbullying

Fonte da Imagem: https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/img/2019/09/cyberbullying.jpg

 

Esquema – Cyberbullying

Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/736x/94/7b/52/947b52fb9223250702f1d3ad3615a026.jpg

 

Vídeo – Veja Explica: Cyberbullying avança entre os estudantes brasileiros na pandemia

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TXkchtep-mc

 

Vídeo – Cyber Bullying (UNICEF)

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=asTti6y39xI

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://mundoeducacao.uol.com.br/

www.unicef.org

https://brasilescola.uol.com.br/

 

Comentários