EDIÇÃO
ESPECIAL
Prof.
Eduardo
TEMA: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO: NOVO DESAFIO
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SEU CONCEITO
- Lidar com situações complexas e que exijam
equilíbrio emocional, essa é a premissa que se espera no cotidiano e
desenvolvimento do educando, é com esse objetivo que surgem as competências
socioemocionais.
- As habilidades socioemocionais englobam um
conjunto de competências que são necessárias para que cada indivíduo consiga
lidar com as suas próprias emoções, alcançar metas e se relacionar com outras
pessoas.
- Por vivermos em sociedade, essas competências são
exigidas diariamente nas mais diversas situações e, através delas, conseguimos
superar desafios do dia a dia de forma saudável e equilibrada, além de
estabelecer relações interpessoais de forma harmônica.
OS PILARES DA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL
- 1°) Autoconhecimento: O autoconhecimento permite
que o indivíduo reconheça, compreenda e nomeie as suas próprias emoções,
tornando-se capaz de criar estratégias para lidar com as mais diversas
circunstâncias do seu cotidiano. Por meio dele, passamos a ter mais
autocontrole, confiança, foco, atenção e planejamento.
- 2°) Habilidades de relacionamento: Desenvolver
habilidades de relacionamento é primordial para evitar conflitos em qualquer ambiente
social e promover a solidariedade. A
partir delas, desenvolvemos o pensamento crítico, escuta ativa e colaboração.
- 3°) Consciência social: A consciência social
permite que cada pessoa entenda o seu papel em um contexto maior, pensando além
da individualidade e colaborando na construção da coletividade. Dessa forma,
ela consegue levar em consideração perspectivas alheias, desenvolvendo a
empatia, respeito e compromisso social.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAL PRESENTES NA BNCC
- Na BNCC são 10 competências gerais guiam a
Educação Básica Brasileira, nela as socioemocionais podem ser observadas em seu
contexto, mas podemos definir e destacar 5 grupos de competências, baseadas
nesse da BNCC.
- 1) Autoconsciência: O trabalho da autoconsciência
com crianças e jovens passa por fazer com que eles se conhecem profundamente, identificando
seus pontos fortes e suas limitações, e que busquem sempre manter uma atitude
otimista e voltada para o crescimento pessoal.
- 2) Autogestão: A competência socioemocional
autogestão diz respeito ao gerenciamento que todos devemos ter sobre o nosso
estresse. Trabalhar isso com as crianças e adolescentes passa por ensiná-las a
controlar seus impulsos e a definir metas para si mesmas.
- 3) Consciência social: A consciência social
também é uma das competências socioemocionais e, aqui, crianças e jovens devem
trabalhar o exercício da empatia, a ação de se colocar no lugar do outro e
respeitar a diversidade.
- 4) Habilidades de relacionamento: Esta competência
socioemocional compreende as ações de ouvir o outro com empatia, se expressar
clara e objetivamente, saber cooperar com os colegas, resistir e responder de
maneira adequada a conflitos e ao bullying escolar (seja com o aluno ou com um
colega).
- 5) Tomada de decisão responsável: A tomada de
decisão responsável é uma competência socioemocional que envolve as escolhas
pessoais e as interações sociais que seguem normas, padrões éticos e morais
desenvolvidos socialmente e ainda as medidas de segurança gerais.
COMO TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS BNCC EM SALA DE AULA?
- Atitudes diferenciadas são em sala de aula favorecem
o desenvolvimento das competências socioeconômicas, entre as quais destacam-se
as seguintes:
- Intencionalidade e reciprocidade: o professor
deve apresentar objetivos claros e concretos aos alunos e espera com isso que
eles respondam de modo recíproco.
- Significado: o professor deve explicar de forma
clara o tema que está sendo trabalhado em aula e ainda suas implicações,
verificando, claro, se os alunos compreenderam e se mantendo aberto a possíveis
dúvidas.
- Transcendência: o educador deve passar aos
estudantes a ideia de transcendência dos conteúdos, fazendo com que os alunos
consigam pensar além, “fora da caixinha”.
- Competência: o educador deve proporcionar ao
aluno o sentimento de capacidade, que ele é capaz de aprender, se desenvolver e
alcançar sucesso em qualquer que seja o projeto.
- Regulação e controle do comportamento: o educador
deve possibilitar aos estudantes que desenvolvem seu autocontrole frente a
situações adversas e possivelmente estressantes. O professor deve ressaltar que
as discussões devem sempre ser resolvidas por meio do diálogo.
- Compartilhar: o educador deve estimular e
reforçar sempre o clima de colaboração dentro da sala de aula, propondo
trabalhos em grupo que envolvam ajuda mútua e resolução de problemas por meio
da comunicação.
- Individuação e diferenciação psicológica: as
diferenças e individualidades devem ser valorizadas pelo professor dentro de
sala de aula, assim, os alunos entenderão que devem respeitar o outro como ele
é, em sua individualidade.
- Planejamento e busca por objetivos: o professor
deve oferecer apoio aos alunos na identificação de suas tarefas e auxiliar seus
seu planejamentos, para que estas tarefas sejam cumpridas com êxito.
- Procura pelo novo e pela complexidade: é dever do
professor estimular os alunos a buscarem sempre conhecer mais, por meio de
situações desafiadoras e que incentivem a descoberta.
- Consciência da modificabilidade: o professor deve
também apresentar aos estudantes caminhos novos, mostrando que há sempre estratégias
e recursos distintos para resolver uma mesma tarefa ou problema.
- Sentimento de pertença: é dever do professor
também fazer com o estudante sinta que pertence àquele espaço. Isso é
fundamental para que o aluno faça amizades e participe de grupos de amigos.
- Construção do vínculo: o professor deve criar
meios para se vincular aos alunos e fazer com os estudantes se liguem a ele,
confiando e acreditando no que ele diz e deixando a aula mais atrativa.
Imagem – Competências
Socioemocionais
Fonte da Imagem: https://milenioescolar.com.br/wp-content/uploads/2021/07/comp-socioemocionais.png
Esquema – Competências
Socioemocionais
Fonte da Imagem: https://images.sympla.com.br/598caebca6650-lg.jpg
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rZmdunTkKsQ
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=atnNSeeLklw
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://educacao.imaginie.com.br/
https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/
https://blog.institutoalicerceedu.org.br/
Comentários
Postar um comentário