COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO: NOVO DESAFIO

 

EDIÇÃO ESPECIAL

Prof. Eduardo

 

TEMA: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO: NOVO DESAFIO

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SEU CONCEITO

- Lidar com situações complexas e que exijam equilíbrio emocional, essa é a premissa que se espera no cotidiano e desenvolvimento do educando, é com esse objetivo que surgem as competências socioemocionais.

- As habilidades socioemocionais englobam um conjunto de competências que são necessárias para que cada indivíduo consiga lidar com as suas próprias emoções, alcançar metas e se relacionar com outras pessoas.

- Por vivermos em sociedade, essas competências são exigidas diariamente nas mais diversas situações e, através delas, conseguimos superar desafios do dia a dia de forma saudável e equilibrada, além de estabelecer relações interpessoais de forma harmônica.

 

OS PILARES DA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

- 1°) Autoconhecimento: O autoconhecimento permite que o indivíduo reconheça, compreenda e nomeie as suas próprias emoções, tornando-se capaz de criar estratégias para lidar com as mais diversas circunstâncias do seu cotidiano. Por meio dele, passamos a ter mais autocontrole, confiança, foco, atenção e planejamento.

- 2°) Habilidades de relacionamento: Desenvolver habilidades de relacionamento é primordial para evitar conflitos em qualquer ambiente social e promover a solidariedade.  A partir delas, desenvolvemos o pensamento crítico, escuta ativa e colaboração.

- 3°) Consciência social: A consciência social permite que cada pessoa entenda o seu papel em um contexto maior, pensando além da individualidade e colaborando na construção da coletividade. Dessa forma, ela consegue levar em consideração perspectivas alheias, desenvolvendo a empatia, respeito e compromisso social.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAL PRESENTES NA BNCC

- Na BNCC são 10 competências gerais guiam a Educação Básica Brasileira, nela as socioemocionais podem ser observadas em seu contexto, mas podemos definir e destacar 5 grupos de competências, baseadas nesse da BNCC.

- 1) Autoconsciência: O trabalho da autoconsciência com crianças e jovens passa por fazer com que eles se conhecem profundamente, identificando seus pontos fortes e suas limitações, e que busquem sempre manter uma atitude otimista e voltada para o crescimento pessoal.

- 2) Autogestão: A competência socioemocional autogestão diz respeito ao gerenciamento que todos devemos ter sobre o nosso estresse. Trabalhar isso com as crianças e adolescentes passa por ensiná-las a controlar seus impulsos e a definir metas para si mesmas.

- 3) Consciência social: A consciência social também é uma das competências socioemocionais e, aqui, crianças e jovens devem trabalhar o exercício da empatia, a ação de se colocar no lugar do outro e respeitar a diversidade.

- 4) Habilidades de relacionamento: Esta competência socioemocional compreende as ações de ouvir o outro com empatia, se expressar clara e objetivamente, saber cooperar com os colegas, resistir e responder de maneira adequada a conflitos e ao bullying escolar (seja com o aluno ou com um colega).

- 5) Tomada de decisão responsável: A tomada de decisão responsável é uma competência socioemocional que envolve as escolhas pessoais e as interações sociais que seguem normas, padrões éticos e morais desenvolvidos socialmente e ainda as medidas de segurança gerais.

 

COMO TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS BNCC EM SALA DE AULA?

- Atitudes diferenciadas são em sala de aula favorecem o desenvolvimento das competências socioeconômicas, entre as quais destacam-se as seguintes:

- Intencionalidade e reciprocidade: o professor deve apresentar objetivos claros e concretos aos alunos e espera com isso que eles respondam de modo recíproco.

- Significado: o professor deve explicar de forma clara o tema que está sendo trabalhado em aula e ainda suas implicações, verificando, claro, se os alunos compreenderam e se mantendo aberto a possíveis dúvidas.

- Transcendência: o educador deve passar aos estudantes a ideia de transcendência dos conteúdos, fazendo com que os alunos consigam pensar além, “fora da caixinha”.

- Competência: o educador deve proporcionar ao aluno o sentimento de capacidade, que ele é capaz de aprender, se desenvolver e alcançar sucesso em qualquer que seja o projeto.

- Regulação e controle do comportamento: o educador deve possibilitar aos estudantes que desenvolvem seu autocontrole frente a situações adversas e possivelmente estressantes. O professor deve ressaltar que as discussões devem sempre ser resolvidas por meio do diálogo.

- Compartilhar: o educador deve estimular e reforçar sempre o clima de colaboração dentro da sala de aula, propondo trabalhos em grupo que envolvam ajuda mútua e resolução de problemas por meio da comunicação.

- Individuação e diferenciação psicológica: as diferenças e individualidades devem ser valorizadas pelo professor dentro de sala de aula, assim, os alunos entenderão que devem respeitar o outro como ele é, em sua individualidade.

- Planejamento e busca por objetivos: o professor deve oferecer apoio aos alunos na identificação de suas tarefas e auxiliar seus seu planejamentos, para que estas tarefas sejam cumpridas com êxito.

- Procura pelo novo e pela complexidade: é dever do professor estimular os alunos a buscarem sempre conhecer mais, por meio de situações desafiadoras e que incentivem a descoberta.

- Consciência da modificabilidade: o professor deve também apresentar aos estudantes caminhos novos, mostrando que há sempre estratégias e recursos distintos para resolver uma mesma tarefa ou problema.

- Sentimento de pertença: é dever do professor também fazer com o estudante sinta que pertence àquele espaço. Isso é fundamental para que o aluno faça amizades e participe de grupos de amigos.

- Construção do vínculo: o professor deve criar meios para se vincular aos alunos e fazer com os estudantes se liguem a ele, confiando e acreditando no que ele diz e deixando a aula mais atrativa.

 

Imagem – Competências Socioemocionais

Fonte da Imagem: https://milenioescolar.com.br/wp-content/uploads/2021/07/comp-socioemocionais.png

 

Esquema – Competências Socioemocionais

Fonte da Imagem: https://images.sympla.com.br/598caebca6650-lg.jpg

 

Vídeo – O que é competência socioemocional?

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rZmdunTkKsQ

 

Vídeo – Como trabalhar o desenvolvimento socioemocional em sala de aula?

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=atnNSeeLklw

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://educacao.imaginie.com.br/

https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/

https://blog.institutoalicerceedu.org.br/

 

Comentários