METODOLOGIAS ATIVAS: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

 

NOVO ENSINO MÉDIO - EDIÇÃO ESPECIAL

Prof. Eduardo

 

TEMA: METODOLOGIAS ATIVAS: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

 

 

INTRODUÇÃO

- O nosso sistema atual de ensino ainda é muito focado nos alunos receberem o conteúdo de forma passiva ao invés de um modelo focado em desenvolver habilidades, competências e autonomia das pessoas de aprenderem por conta própria.

- Nessa perspectiva que surgem as metodologias ativas para mudar a perspectiva do ensinar, centrado na figura do professor, para a perspectiva do aprender, centrada no aluno. Tornando o professor como um grande mentor do aprendizado ao invés de ser o único detentor do conhecimento.

 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS:

- Participação ativa dos alunos dos alunos no contexto de sua aprendizagem.

- Percepção do papel do professor como facilitador efetivo e mediador do conhecimento.

- Conteúdo em linguagem mais próxima dos alunos.

- Boas práticas de integração das TIC’s na educação.

- Superar a educação tradicional.

 

EXEMPLOS DE METODOLOGIAS ATIVAS

-  São diversas as metodologias ativas presentes na literatura e muito maior as criadas e aplicadas nas escolas, mesmo que não definidas e estudadas como ativas, mas aqui destacamos algumas que colaboram no conhecimento dessa proposta. Sendo elas: Situações problema, Desenvolvimento de projetos, Sala de aula invertida, Ensino Híbrido, Gamificação, Estudos de caso.

- Situações problema: O professor exerce um papel de mediador, que provoca e instiga o aluno a resolver o problema, proposta na aula, por conta própria, levando à reflexão de modo crítico e reflexivo.

- Desenvolvimento de projetos: Nessa proposta o aluno, normalmente em grupo, elabore um projeto e o desenvolva por conta própria, mas por meio de etapas e ações coordenadas pelo professor.

- Sala de aula invertida: Nessa metodologia o estudante deve ter acesso antecipado ao conteúdo, indicado pelo professor, e este deve interagir com os demais colegas, mediado com o professor. Permitindo também sua aplicação para realizar projetos e resolver problemas. Mas é importante haver o incentivo e direcionamento do professor com recursos variados, como imagens, vídeos ou textos complementares, para a construção autônoma do conhecimento.

- Ensino Híbrido: O ensino híbrido é uma mescla entre dois modelos de ensino já existentes, o presencial e o online. O aluno deve seguir um cronograma de estudo estabelecido pelo professor, como acontece na aula presencial, só que a gestão do tempo, o ritmo de estudo e o local, são definidos pelo próprio estudante.

- Gamificação: Resume-se na utilização de jogos em situações de ensino e aprendizado. Nessa metodologia o professor deve “gamificar” alguns conteúdos da matéria com o intuito de envolver os estudantes na resolução de problemas ou de perguntas.

- Estudos de caso: Neste exemplo, o professor apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso. Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante adquirir um conhecimento prático, além de teórico.

 

OS DESAFIOS PARA APLICAR AS METODOLOGIAS ATIVAS

- Professores com pouco tempo disponível para planejar uma aula com uma metodologia ativa;

- Cronograma escolar muito apertado para testar e aplicar essas metodologias;

- Alunos pouco envolvidos com a prática escolar;

- Resistência da direção da escola em permitir que sejam aplicadas essas metodologias;

- Cobrança de alguns pais que desconhecem essas metodologias e seus benefícios;

- Próprios professores que se mostram resistentes.

 

BENEFÍCIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS

- Para os Alunos: A transformação do modo de ensinar e aprender, que possibilita ao aluno um jeito diferente de pensar e desenvolver mais  autonomia; O Desenvolvimento de habilidades (soft skills) nos alunos, como: pensamento crítico, boa comunicação, colaboração, resolução de problemas e criatividade; Prepara melhor os alunos para o mercado de trabalho e a vida adulta; os tornando profissionais mais qualificados e valorizados.

- Para as Instituições de Ensino: Maior satisfação dos alunos e consequentemente dos pais com o ambiente da sala de aula; Alunos mais engajados devido ao aprendizado mais dinâmico; Reconhecimento no mercado educacional pelo uso das metodologias ativas; Maior captação e retenção de alunos para a escola.

 

Esquema – Metodologias Ativas

Fonte da Imagem: https://www.researchgate.net/publication/322776170/figure/fig1/AS:588317066293249@1517277127640/Figura-1-Pontos-basilares-das-metodologias-ati-vas-de-ensino.png

 

Esquema – Pirâmide da Aprendizagem

Fonte da Imagem: https://lh5.googleusercontent.com/KRBH5ErqmBqqBtJdRphBlF4isB6F_icgENF4MorFK238UQ6Fy5ZAFkYXpVxgeSfPwCw8STgrvNJqi8--hiO0ZrqtH-WwWvBNTMK4dUqtEU2boIdCv_7URdt6THp1YTkPbmuEWw28

 

Vídeo – Metodologias Ativas: Turbinando a Aprendizagem em Aula

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lgD_G0_5EYE

 

Vídeo – Metodologias Ativas para educar - Conexão

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z0Y3BzUWnMI

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://tecnologia.educacional.com.br/

https://blog.jovensgenios.com/

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