NOVO ENSINO MÉDIO - EDIÇÃO
ESPECIAL
Prof.
Eduardo
TEMA: METODOLOGIAS ATIVAS: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES
INTRODUÇÃO
- O nosso sistema atual de ensino ainda é muito
focado nos alunos receberem o conteúdo de forma passiva ao invés de um modelo
focado em desenvolver habilidades, competências e autonomia das pessoas de
aprenderem por conta própria.
- Nessa perspectiva que surgem as metodologias
ativas para mudar a perspectiva do ensinar, centrado na figura do professor,
para a perspectiva do aprender, centrada no aluno. Tornando o professor como um
grande mentor do aprendizado ao invés de ser o único detentor do conhecimento.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS:
- Participação ativa dos alunos dos alunos no
contexto de sua aprendizagem.
- Percepção do papel do professor como facilitador
efetivo e mediador do conhecimento.
- Conteúdo em linguagem mais próxima dos alunos.
- Boas práticas de integração das TIC’s na
educação.
- Superar a educação tradicional.
EXEMPLOS DE METODOLOGIAS ATIVAS
- São
diversas as metodologias ativas presentes na literatura e muito maior as
criadas e aplicadas nas escolas, mesmo que não definidas e estudadas como
ativas, mas aqui destacamos algumas que colaboram no conhecimento dessa
proposta. Sendo elas: Situações problema, Desenvolvimento de projetos, Sala de
aula invertida, Ensino Híbrido, Gamificação, Estudos de caso.
- Situações problema: O professor exerce um papel
de mediador, que provoca e instiga o aluno a resolver o problema, proposta na
aula, por conta própria, levando à reflexão de modo crítico e reflexivo.
- Desenvolvimento de projetos: Nessa proposta o
aluno, normalmente em grupo, elabore um projeto e o desenvolva por conta
própria, mas por meio de etapas e ações coordenadas pelo professor.
- Sala de aula invertida: Nessa metodologia o
estudante deve ter acesso antecipado ao conteúdo, indicado pelo professor, e este
deve interagir com os demais colegas, mediado com o professor. Permitindo
também sua aplicação para realizar projetos e resolver problemas. Mas é
importante haver o incentivo e direcionamento do professor com recursos
variados, como imagens, vídeos ou textos complementares, para a construção autônoma
do conhecimento.
- Ensino Híbrido: O ensino híbrido é uma mescla
entre dois modelos de ensino já existentes, o presencial e o online. O aluno
deve seguir um cronograma de estudo estabelecido pelo professor, como acontece
na aula presencial, só que a gestão do tempo, o ritmo de estudo e o local, são
definidos pelo próprio estudante.
- Gamificação: Resume-se na utilização de jogos em
situações de ensino e aprendizado. Nessa metodologia o professor deve “gamificar”
alguns conteúdos da matéria com o intuito de envolver os estudantes na
resolução de problemas ou de perguntas.
- Estudos de caso: Neste exemplo, o professor
apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso.
Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante
adquirir um conhecimento prático, além de teórico.
OS DESAFIOS PARA APLICAR AS METODOLOGIAS ATIVAS
- Professores com pouco tempo disponível para
planejar uma aula com uma metodologia ativa;
- Cronograma escolar muito apertado para testar e
aplicar essas metodologias;
- Alunos pouco envolvidos com a prática escolar;
- Resistência da direção da escola em permitir que
sejam aplicadas essas metodologias;
- Cobrança de alguns pais que desconhecem essas
metodologias e seus benefícios;
- Próprios professores que se mostram resistentes.
BENEFÍCIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS
- Para os Alunos: A transformação do modo de
ensinar e aprender, que possibilita ao aluno um jeito diferente de pensar e
desenvolver mais autonomia; O
Desenvolvimento de habilidades (soft skills) nos alunos, como: pensamento
crítico, boa comunicação, colaboração, resolução de problemas e criatividade; Prepara
melhor os alunos para o mercado de trabalho e a vida adulta; os tornando
profissionais mais qualificados e valorizados.
- Para as Instituições de Ensino: Maior satisfação
dos alunos e consequentemente dos pais com o ambiente da sala de aula; Alunos
mais engajados devido ao aprendizado mais dinâmico; Reconhecimento no mercado
educacional pelo uso das metodologias ativas; Maior captação e retenção de
alunos para a escola.
Fonte da Imagem: https://www.researchgate.net/publication/322776170/figure/fig1/AS:588317066293249@1517277127640/Figura-1-Pontos-basilares-das-metodologias-ati-vas-de-ensino.png
Fonte da Imagem: https://lh5.googleusercontent.com/KRBH5ErqmBqqBtJdRphBlF4isB6F_icgENF4MorFK238UQ6Fy5ZAFkYXpVxgeSfPwCw8STgrvNJqi8--hiO0ZrqtH-WwWvBNTMK4dUqtEU2boIdCv_7URdt6THp1YTkPbmuEWw28
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lgD_G0_5EYE
Vídeo – Metodologias Ativas para
educar - Conexão
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z0Y3BzUWnMI
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://tecnologia.educacional.com.br/
https://blog.jovensgenios.com/
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