EDIÇÃO
ESPECIAL
Prof.
Eduardo
TEMA: DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO
- Muitos pensam é que ensino e aprendizagem é a
mesma coisa, mas definir ensino não algo fácil também, apesar de usarmos o
termo em diversas situações da vida e do cotidiano.
- A aprendizagem vem sendo associada ao fato de
participarmos de algum processo que almeja o ensino, como por exemplo,
frequentar as aulas da escola regular.
- Pensando essas perspectivas tentaremos apresentar
a base dessa perspectiva, com seus conceitos diretos e principais
características, passando ao final em uma análise da perspectiva da Ensinagem,
modelo que é desconstruído para o Novo ensino Médio.
ENSINO: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
- É aquela que de alguma forma irá levar uma pessoa
a realizar uma ação da melhor maneira possível, pois ensino vem sempre
associado a ação.
- Ação essa materializada como, o ensino de uma
forma de passar o conhecimento de uma pessoa para outra de maneira sistemática.
- O ensino implica a interação de três elementos: o
professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de
conhecimento.
- O processo de ensino é a transmissão de
conhecimentos do docente para o estudante, através de diversos meios e
técnicas.
APRENDIZAGEM: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
- Processo contínuo e ininterrupto em que
descobrimos novas coisas e adequamos a elas ou mudamos nossa maneira de agir em
função deste novo conhecimento.
- Pode ocorrer e ocorre a qualquer momento e praticamente
em tudo que fazemos.
- Etapas do processo de aprendizagem: Conhecer
(apontar, definir); Compreender (descrever, discutir), Aplicar (demonstrar,
empregar); Analisar (calcular, classificar, comparar), Sintetizar (articular,
compor, criar); Avaliar (avaliar, validar, escolher).
A PERSPECTIVA DA ENSINAGEM
- Ensinagem é o termo cunhado por Léa das Graças
Camargo Anastasiou em 1994, para se referir a uma prática social, crítica e
complexa em educação entre professor e estudante.
- A ensinagem enquanto processo de
ensino-aprendizagem abandona a ideia de “dar aulas” para dar lugar ao “fazer
aulas” num sentido de trabalho real.
- Mas a ensinagem vislumbra a apresentação de
conteúdo e teoria, construindo conhecimento, modelo calcado na forma tradicional
de ensino.
CRÍTICA E CAMINHO ENTRE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM
- Durante muito tempo a escola acreditou que o
simples fato de ensinar um conteúdo gerava a aprendizagem.
- A ensinagem é construída para formar um aluno que
sabe a teoria, mas a aprendizagem leva o aluno a criar significado e prática ao
conteúdo, dando valor social.
- Passar da ensinagem para a aprendizagem é fácil através
da problematização, do levantamento de hipóteses, da experimentação, testagem,
observação, análise e a validação de atividades práticas.
- Portando, o processo de ensino quanto maior for,
quanto mais dinâmico e quanto variado for, maior a aprendizagem dos alunos,
perspectiva desejada no Novo Ensino Médio.
Fonte da Imagem: https://www.researchgate.net/profile/Jefferson-Costa-5/publication/332428377/figure/fig1/AS:748097500098562@1555371751651/Figura-8-Processo-de-ensino-e-aprendizagem-envolvido-pelos-elementos-que-o-constituem.png
Fonte da Imagem: https://0701.static.prezi.com/preview/v2/gic55mresv5plsec55tjozvyhl6jc3sachvcdoaizecfr3dnitcq_3_0.png
Vídeo – Aprendizagem e Ensinagem
- Carolina Bergier
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ndRjMkeC-FQ
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gdXuSnjJ4b0
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://sead.com.br/
https://conceito.de/
https://colegioinspire.com.br/
Comentários
Postar um comentário