CARTOGRAFIA E SEUS PRINCÍPIOS

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

Prof. Eduardo

 

TEMA: CARTOGRAFIA E SEUS PRINCÍPIOS

 

INTRODUÇÃO

- A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas.

- Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.

 

CONCEITOS IMPORTANTES DA CARTOGRAFIA

- Alguns conceitos básicos de Cartografia nos permitem entender os elementos dessa área de estudos com uma maior facilidade;

- Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico. Um mapa temático, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema, que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros.

- Escala – é a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa. Geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.

- Legenda – é a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.

- Orientação – é a determinação de ao menos um dos pontos cardeais, importante para representar a direção da área de um mapa. Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS.

- Projeções Cartográficas – são o sistema de representação da Terra, que é geoide e quase arredondada, em um plano, de forma que sempre haverá distorções. No sistema de projeções cartográficas, utiliza-se a melhor estratégia para definir quais serão as alterações entre o real e a representação cartográfica com base no tipo de mapa a ser produzido.

- Coordenadas Geográficas – é a combinação do sistema de paralelos e meridianos com base nas longitudes e as latitudes para endereçar todo e qualquer ponto da superfície terrestre.

 

ELEMENTOS DOS MAPAS

- Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.

- Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

- Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.

- Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

- Projeção cartográfica: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.

 

APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA

- A compreensão dos mapas e suas características foram e são essenciais para a construção da humanidade, tanto que o primeiro mapa surgiu antes da escrita, com o intuito tanto de orientação espacial quanto para o reconhecimento de fenômenos, meios físicos (rios, montanhas etc.), para transporte, noção e defesa de território, entre muitas outras finalidades.

- A partir disso só evoluiu – a níveis impressionantes, inclusive. O surgimento do GPS, por exemplo, foi um marco na história da cartografia. Aliás, há um artigo sobre essa temática, que você pode ler aqui: O surgimento do GPS, sua importância e relação com a cartografia

- Hoje em dia, ter noções de cartografia ajuda em estudos socioambientais, educacionais, de saúde, ou seja, aspectos relevantes para quantificar e qualificar dados referentes a adversidades e transformações em uma cidade, estado, país etc.

- Quando o IBGE decide fazer uma pesquisa, por exemplo, considera diversos conceitos dessa ciência, do início ao fim do estudo. Assim, pode chegar a números efetivos, meios simplificados e informações precisas.

 

Imagem – Símbolos da Cartografia

Fonte da Imagem: https://www.estudokids.com.br/wp-content/uploads/2016/08/cartografia-cartografo-1200x675.jpg

 

Mapa Mental – Cartografia

Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/originals/3d/44/ed/3d44ed3fdb6b03f134f25f0f116c941b.jpg

 

Vídeo – Cartografia | Quer Que Desenhe | Descomplica

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tR_rXa4BdpE

 

Vídeo – Cartografia

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YYeEf4ZYybw&t=102s

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://mundoeducacao.uol.com.br/

https://biblioteca.ibge.gov.br

https://brasilescola.uol.com.br/

https://www.educamundo.com.br/

Comentários