CONTEÚDO
COMPLEMENTAR
DISCIPLINA:
GEOGRAFIA
Prof.
Eduardo
TEMA: GEOGRAFIA SERVE PARA QUÊ?
INTRODUÇÃO
- Chamada de história natural na antiga Grécia, a
geografia é considerada como uma das disciplinas mais antigas, passa a ser
reconhecida como ciência, sendo ensinada e praticada em universidades
europeias, com grande contribuição das escolas Alemã com Humbort e a Francesa
com Ratzel.
- A geografia é, por muitos, classificada como uma
disciplina que estuda os mapas, países, rios, relevos, entre outros, mas ela, a
geografia, é uma ciência que estuda diferentes áreas do conhecimento, humanas e
físicas, analisando todo o contexto social, ambiental, político e cultural.
IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA
- Ela está diretamente nos conhecimentos sobre os
nomes de países, suas capitais, dados populacionais, moeda, religião, cultura,
características ambientais, entre outras.
- Mas sua importância está também em explicar a
dinâmica das ações no espaço, que não desvinculam do tempo.
- Como também a geografia permite entender a
dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre o
planeta.
- Desvenda, também a realidade social, uma vez que
ela revela como os sistemas econômicos, políticos, ideológicos e sociais se
manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço.
DIVISÕES DA GEOGRAFIA
- Historicamente a Geografia pode ser dividida de
diferentes formas, a partir das correntes e escolas de pensamento, mas a
maioria converte para um quadro geral: uma Geografia Humana e outra Física,
compartilhada em estudos Regionais.
- A Geografia Humana preocupa-se com o estudo dos
fenômenos humanos, a sua distribuição e inter-relação global, envolvendo análises
econômicas, políticas do espaço e sociais
- A Geografia Física estuda a inter-relação, a
distribuição e atuação dos fenômenos físicos, como relevo, cobertura vegetal e clima,
apresentando um perfil muitas das vezes exato e pouco flexível em seus
conceitos.
- A Geografia Regional, permite englobar as duas
anteriores, construindo uma análise holística dos processos geográficos.
ANALFABETISMO GEOGRÁFICO
- Termo criado na segunda metade do século XX, nos
Estados Unidos, o termo foi criado para caracterizar os grupos ou pessoas que
tem uma ignorância geral dos conhecimentos geográficos de onde vive.
- Assim, várias pessoas cometiam erros por não
conhecerem a língua, os costumes e a cultura de um determinado lugar, o que
demonstra uma falta de percepção cidadã.
- Ainda sobre isso, muitos estudiosos, também de várias
áreas do conhecimento, como economistas, cientistas políticos e sociólogos, não
conhecem a dimensão espacial de seus estudos, demonstrando assim fragilidades
até mesmo em suas áreas de atuação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Assim podemos definir que a Geografia contribuem
para formação das pessoas independente de classe social, levando essas a ter um
senso crítico reflexivo, com um olhar global aos problemas socioeconômicos e
ambientais, buscando as soluções viáveis para melhoria do meio em que vivemos.
- Enfim, é preciso entender que a Geografia deve
estimular os comportamentos cidadãos, pois ela ajudar a desenvolver a
solidariedade, a responsabilidade e a capacidade de integração em uma vida coletiva,
frente todas as competências e habilidades pertencentes a ela.
Fonte da Imagem: https://i.ytimg.com/vi/97ZCpsYcrW0/maxresdefault.jpg
Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVjonK-E3y6q74LJjuriAXMHKr9HHuiFNT0UQRIiRjTeHSPSDKApvlyi-NBJDiZ8bsqrDsk92_toDdHo7hQdP-OaEc5pfcZ56KNU9V7n0rABy1brDGPKf21bPZuBP-nMhyo_9aDIkdLvZY/s1600/Screen+Shot+01-25-20+at+10.04+PM.PNG
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QfymF1JJdTk
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=84Pc1Vk-750
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE
/ ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://brasilescola.uol.com.br/
https://secom.ufg.br/
https://www.escolamz.com/2020/07/geografia-conceito-objecto-de-estudo-divisoes.html
Comentários
Postar um comentário