TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

NOVO ENSINO MÉDIO

Prof. Eduardo

 

TEMA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

INTRODUÇÃO

- Tecnologia e Inovação, como um componente curricular no Novo Ensino Médio, foi inserido na matriz curricular como parte dos Itinerários Formativos buscando implementar novas aprendizagens em sala de aula previstas no Currículo de Minas Gerais.

- Ele foi estruturado com foco nos componentes curriculares que tematizam o chamado: "Pensamento Científico, Crítico e Criativo" e "Cultura Digital".

- Nessa “Nova Disciplina” é imprescindível a interlocução do sujeito com o mundo tecnológico, pois isso possibilitará o desenvolvimento de conhecimentos que lhe permitirão buscar, de forma crítica e conceituada, soluções de problemas sociais condizentes com o seu contexto social e cultural.

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: SUAS PREMISSAS E EIXOS

- Podemos definir como premissas do componente Tecnologia e Inovação: Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas; Desenvolvimento do pensamento crítico; Desenvolvimento da criatividade e da colaboração.

- A organização do componente curricular Tecnologia e Inovação foi estruturada em três eixos que irão perpassar todas as etapas do Ensino Médio, são eles: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs); Cultura Digital;               Pensamento Computacional.

 

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDIC)

- Mudanças de mentalidade da Educação 1.0 a Educação 5.0: Apresenta o panorama dos momentos em que as formas de ensinar e aprender foram mudando.

- Criatividade e Ética: Analisa como as novas formas de socializar e vivenciar transformaram os modelos.

- Remix, colaboração e compartilhamento: Estabelece princípios quanto a à produção, ao compartilhamento e à apropriação de conteúdos.

- Acesso, Segurança de Dados e Privacidade: Apresenta a necessária a conscientização sobre o que são os ambientes virtuais e como podemos acessá-los com segurança e pautados em princípios éticos

- Especificidades das TDICs: Direciona os aspectos ligados ao grau de interação entre aquele que cria o conteúdo e aquele que o recebe.

 

CULTURA DIGITAL

- Cultura e Cidadania Digital: Estabelece a importância da participação ética e responsável de todos, frente a evolução de dispositivos digitais que tornou a vida dos cidadãos cada vez mais conectada.

- Letramento Digital: Surge pela necessidade de apropriação de recursos, suportes e elementos que envolvem novos contextos comunicativos

- Mídias Digitais e Linguagens midiáticas: Apresenta-se como momento em que vivemos, onde o acesso a textos digitais é enorme, as informações estão mais disponíveis, criando oportunidade de se estabelecer inúmeras relações a partir do meio digital.

 

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

- Linguagem de Programação: Engloba o conjunto de regras que favorecem a comunicação com tecnologias digitais.

- Robótica: Traz novas perspectivas aos estudantes, mostrando novas formas de construir o conhecimento.

- Narrativas digitais: Propicia uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da autoria e criatividade, visando a construção do conhecimento.

- Cultura Maker: Estabelece a possibilidade do uso de novas estratégias com o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

- Pensamento Científico: Oferta a possibilidade de articular o pensamento científico ao processo de construção do conhecimento, tendo as tecnologias como caminho.

 

 

Esquema – Tecnologia e Inovação

Fonte da Imagem: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/infografico-tecnologia-min.png

 

Vídeo – Tecnologia: Inovação na Aprendizagem - Jornal Minas

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OoGDmoZf_78

 

Vídeo – Rede Escola: Tecnologia e inovação na educação

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sj60i7GflPY

 

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://nossoensinomedio.org.br/

Comentários