NOVO ENSINO
MÉDIO
Prof.
Eduardo
TEMA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
INTRODUÇÃO
- Tecnologia e Inovação, como um componente
curricular no Novo Ensino Médio, foi inserido na matriz curricular como parte
dos Itinerários Formativos buscando implementar novas aprendizagens em sala de aula
previstas no Currículo de Minas Gerais.
- Ele foi estruturado com foco nos componentes
curriculares que tematizam o chamado: "Pensamento Científico, Crítico e
Criativo" e "Cultura Digital".
- Nessa “Nova Disciplina” é imprescindível a
interlocução do sujeito com o mundo tecnológico, pois isso possibilitará o
desenvolvimento de conhecimentos que lhe permitirão buscar, de forma crítica e
conceituada, soluções de problemas sociais condizentes com o seu contexto
social e cultural.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: SUAS PREMISSAS E EIXOS
- Podemos definir como premissas do componente
Tecnologia e Inovação: Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas;
Desenvolvimento do pensamento crítico; Desenvolvimento da criatividade e da
colaboração.
- A organização do componente curricular Tecnologia
e Inovação foi estruturada em três eixos que irão perpassar todas as etapas do
Ensino Médio, são eles: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDICs); Cultura Digital; Pensamento
Computacional.
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDIC)
- Mudanças de mentalidade da Educação 1.0 a
Educação 5.0: Apresenta o panorama dos momentos em que as formas de ensinar e
aprender foram mudando.
- Criatividade e Ética: Analisa como as novas
formas de socializar e vivenciar transformaram os modelos.
- Remix, colaboração e compartilhamento: Estabelece
princípios quanto a à produção, ao compartilhamento e à apropriação de
conteúdos.
- Acesso, Segurança de Dados e Privacidade:
Apresenta a necessária a conscientização sobre o que são os ambientes virtuais
e como podemos acessá-los com segurança e pautados em princípios éticos
- Especificidades das TDICs: Direciona os aspectos
ligados ao grau de interação entre aquele que cria o conteúdo e aquele que o
recebe.
CULTURA DIGITAL
- Cultura e Cidadania Digital: Estabelece a importância
da participação ética e responsável de todos, frente a evolução de dispositivos
digitais que tornou a vida dos cidadãos cada vez mais conectada.
- Letramento Digital: Surge pela necessidade de
apropriação de recursos, suportes e elementos que envolvem novos contextos
comunicativos
- Mídias Digitais e Linguagens midiáticas:
Apresenta-se como momento em que vivemos, onde o acesso a textos digitais é
enorme, as informações estão mais disponíveis, criando oportunidade de se
estabelecer inúmeras relações a partir do meio digital.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
- Linguagem de Programação: Engloba o conjunto de
regras que favorecem a comunicação com tecnologias digitais.
- Robótica: Traz novas perspectivas aos estudantes,
mostrando novas formas de construir o conhecimento.
- Narrativas digitais: Propicia uma poderosa
ferramenta para o desenvolvimento da autoria e criatividade, visando a
construção do conhecimento.
- Cultura Maker: Estabelece a possibilidade do uso
de novas estratégias com o uso das tecnologias no processo de
ensino-aprendizagem
- Pensamento Científico: Oferta a possibilidade de articular
o pensamento científico ao processo de construção do conhecimento, tendo as tecnologias
como caminho.
Fonte da Imagem: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/infografico-tecnologia-min.png
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OoGDmoZf_78
Vídeo – Rede Escola: Tecnologia e
inovação na educação
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sj60i7GflPY
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://nossoensinomedio.org.br/
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