PROTAGONISMO JUVENIL: PROJETO DE VIDA

 

ANÁLISE / PONTO DE VISTA

Prof. Eduardo

 

TEMA: PROTAGONISMO JUVENIL: PROJETO DE VIDA

 

INTRODUÇÃO

- O eixo central do Novo Ensino Médio é o protagonismo juvenil que convida os estudantes a construírem seus projetos de vida a partir de escolhas conscientes e se responsabilizando por elas.

- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focada no protagonismo juvenil tem no projetos de vida o elemento de integração à jornada dos jovens no Novo Ensino Médio.

- Desafio: Como orientar os jovens para que exerçam seu protagonismo na escola e comecem a fazer escolhas de acordo com seus projetos de vida?

 

PROTAGONISMO JUVENIL

- No protagonismo juvenil colocamos o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, de forma que ele utilize seus conhecimentos para agir e participar na sociedade, ultrapassando inclusive os muros da escola.

- Os estudantes pensam, dizem e fazem pode transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social mais ampla.

- No protagonismo juvenil envolvemos formas de reconhecer que a participação dos adolescentes que podem gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde vivem.

 

PROJETO DE VIDA

- Pensar na elaboração do projeto de vida dos estudantes como eixo do contexto escolar e da trajetória de cada aluno é valorizar individualidades, necessidades e expectativas.

- Projetar a vida significa, para com nosso aluno, levá-lo a entender quem são, o que desejam alcançar e como farão para atingir esse objetivo.

- Trabalhar o projeto de vida nas escolas leva ao aluno uma base para o vestibular e o ajuda a sustentar o currículo profissional.

 

PILARES DA PROPOSTA

- O social: Mostra e demonstra as atuações do aluno como um integrante da sociedade, um cidadão. São desenvolvidos trabalhos em grupo e que buscam uma visão social para o bem de todos, trabalhando sobre empatia e ética e nosso lugar num todo.

- O pessoal: O autoconhecimento é a peça chave e que fundamenta esse pilar. Promove a descoberta e desenvolvimento das atividades que o aluno mais gosta, além de proporcionar o desenvolvimento da própria identidade e personalidade!

- O profissional: Resultado dos dois pilares anteriores, o desenvolvimento profissional do aluno reflete seu objetivo dentro da sociedade e a interação com sua identidade. Utilizando de atividades teóricas e práticas, promovendo um profissional capacitado e atualizado com as novas exigências do mercado de trabalho.

 

 

Esquema – Projeto de Vida na Escola

Fonte da Imagem: https://kuau-blog.s3.sa-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/2020/05/05133848/projeto-de-vida-e-compet%C3%AAncias-1024x740.jpg

 

Esquema – Projeto de Vida: Caminhos

Fonte da Imagem: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/ifografico-projeto-de-vida-principal2-min.png

 

Vídeo – Novo Ensino Médio: entenda o que é o Projeto de Vida

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u-Oe_83ncPU


ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://nossoensinomedio.org.br/

https://sae.digital/protagonismo-juvenil/

https://blog.conexia.com.br/projeto-vida/

https://www.inovaedu.com.br

Comentários