ANÁLISE / PONTO DE VISTA
Prof.
Eduardo
TEMA: PROTAGONISMO JUVENIL: PROJETO DE VIDA
INTRODUÇÃO
- O eixo central do Novo Ensino Médio é o
protagonismo juvenil que convida os estudantes a construírem seus projetos de
vida a partir de escolhas conscientes e se responsabilizando por elas.
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focada
no protagonismo juvenil tem no projetos de vida o elemento de integração à
jornada dos jovens no Novo Ensino Médio.
- Desafio: Como orientar os jovens para que exerçam
seu protagonismo na escola e comecem a fazer escolhas de acordo com seus projetos
de vida?
PROTAGONISMO JUVENIL
- No protagonismo juvenil colocamos o estudante no
centro do processo de ensino e aprendizagem, de forma que ele utilize seus
conhecimentos para agir e participar na sociedade, ultrapassando inclusive os
muros da escola.
- Os estudantes pensam, dizem e fazem pode
transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos
acontecimentos da vida comunitária e social mais ampla.
- No protagonismo juvenil envolvemos formas de
reconhecer que a participação dos adolescentes que podem gerar mudanças
decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde vivem.
PROJETO DE VIDA
- Pensar na elaboração do projeto de vida dos
estudantes como eixo do contexto escolar e da trajetória de cada aluno é
valorizar individualidades, necessidades e expectativas.
- Projetar a vida significa, para com nosso aluno, levá-lo
a entender quem são, o que desejam alcançar e como farão para atingir esse
objetivo.
- Trabalhar o projeto de vida nas escolas leva ao
aluno uma base para o vestibular e o ajuda a sustentar o currículo
profissional.
PILARES DA PROPOSTA
- O social: Mostra e demonstra as atuações do aluno
como um integrante da sociedade, um cidadão. São desenvolvidos trabalhos em
grupo e que buscam uma visão social para o bem de todos, trabalhando sobre
empatia e ética e nosso lugar num todo.
- O pessoal: O autoconhecimento é a peça chave e
que fundamenta esse pilar. Promove a descoberta e desenvolvimento das
atividades que o aluno mais gosta, além de proporcionar o desenvolvimento da
própria identidade e personalidade!
- O profissional: Resultado dos dois pilares
anteriores, o desenvolvimento profissional do aluno reflete seu objetivo dentro
da sociedade e a interação com sua identidade. Utilizando de atividades
teóricas e práticas, promovendo um profissional capacitado e atualizado com as
novas exigências do mercado de trabalho.
Fonte da Imagem: https://kuau-blog.s3.sa-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/2020/05/05133848/projeto-de-vida-e-compet%C3%AAncias-1024x740.jpg
Fonte da Imagem: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/ifografico-projeto-de-vida-principal2-min.png
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u-Oe_83ncPU
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://nossoensinomedio.org.br/
https://sae.digital/protagonismo-juvenil/
https://blog.conexia.com.br/projeto-vida/
https://www.inovaedu.com.br
Comentários
Postar um comentário