ANÁLISE / PONTO DE VISTA
Prof.
Eduardo
TEMA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INTRODUÇÃO
- Competência e habilidade são termos muito citados
atualmente por conta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Existem confusões sobre o significado de cada um
dos termos e a diferença entre eles.
COMPETÊNCIAS
- No texto da BNCC, a definição de competência
aparece como “a mobilização de conceitos (conceitos e procedimentos),
habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para
resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania
e do mundo do trabalho”.
- Podemos definir então o termo como a capacidade
de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida
real, como pensamento crítico e empatia, uma vez que a BNCC foca na formação
humana integral e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e
inclusiva.
HABILIDADES
- No contexto escolar, ler e interpretar um texto,
apresentar um trabalho para os colegas e realizar operações matemáticas são
exemplos de habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da evolução
escolar.
- São os conhecimentos necessários para o pleno
desenvolvimento das competências.
- Em outras palavras, ao desenvolver uma
competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o
domínio em determinado contexto.
CONCEITOS COMPLEMENTARES
- Propiciar as competências passa pela articulação
de várias habilidades.
- Na BNCC elas são organizadas forma progressiva,
ou seja, das mais simples para as mais complexas.
- São 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum
Curricular, 1. Conhecimento, 2. Pensamento científico, crítico e criativo, 3.
Repertório cultural, 4. Comunicação, 5. Cultura digital, 6. Trabalho e projeto
de vida, 7. Argumentação, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação,
10. Responsabilidade e cidadania.
- As habilidades previstas aparecem ao longo de
todas essas competências, que podem ser descritas com perfiz de Identificação,
Transformação e Construção.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO NOVO ENSINO MÉDIO
- As competências e habilidades podem ser
desenvolvidas em diálogo com a educação integral e o projeto de vida dos
estudantes, com o apoio de temas e objetos do conhecimento diversos, nesse
cenário, ela torna-se como direcionador e alicerce para o Novo Ensino médio.
- Elas também trazem inovações e estratégias
metodológicas que colaboram para o trabalho integrado e contextualizado das
áreas do conhecimento e exemplos de objetivos de aprendizagem.
Fonte da Imagem: https://cdn-baghd.nitrocdn.com/XPVNXFbQrRLdOqtGRpNejMIrlIAesoms/assets/static/optimized/wp-content/uploads/2020/10/21121727/6b73e2c12549ae9cfc7703288cf2be74.competencias-gerais-min-1024x819.png
Fonte da Imagem: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2020/02/BNCC-2.png
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-wtxWfCI6gk
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://fundacaotelefonicavivo.org.br/
https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/
Comentários
Postar um comentário