COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

ANÁLISE / PONTO DE VISTA

Prof. Eduardo

 

TEMA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

INTRODUÇÃO

- Competência e habilidade são termos muito citados atualmente por conta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

- Existem confusões sobre o significado de cada um dos termos e a diferença entre eles.

 

COMPETÊNCIAS

- No texto da BNCC, a definição de competência aparece como “a mobilização de conceitos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.

- Podemos definir então o termo como a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida real, como pensamento crítico e empatia, uma vez que a BNCC foca na formação humana integral e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

 

HABILIDADES

- No contexto escolar, ler e interpretar um texto, apresentar um trabalho para os colegas e realizar operações matemáticas são exemplos de habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da evolução escolar.

- São os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências.

- Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

 

CONCEITOS COMPLEMENTARES

- Propiciar as competências passa pela articulação de várias habilidades.

- Na BNCC elas são organizadas forma progressiva, ou seja, das mais simples para as mais complexas.

- São 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular, 1. Conhecimento, 2. Pensamento científico, crítico e criativo, 3. Repertório cultural, 4. Comunicação, 5. Cultura digital, 6. Trabalho e projeto de vida, 7. Argumentação, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação, 10. Responsabilidade e cidadania.

- As habilidades previstas aparecem ao longo de todas essas competências, que podem ser descritas com perfiz de Identificação, Transformação e Construção.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO NOVO ENSINO MÉDIO

- As competências e habilidades podem ser desenvolvidas em diálogo com a educação integral e o projeto de vida dos estudantes, com o apoio de temas e objetos do conhecimento diversos, nesse cenário, ela torna-se como direcionador e alicerce para o Novo Ensino médio.

- Elas também trazem inovações e estratégias metodológicas que colaboram para o trabalho integrado e contextualizado das áreas do conhecimento e exemplos de objetivos de aprendizagem.

 

 

Esquema – Competências Gerais (BNCC)

Fonte da Imagem: https://cdn-baghd.nitrocdn.com/XPVNXFbQrRLdOqtGRpNejMIrlIAesoms/assets/static/optimized/wp-content/uploads/2020/10/21121727/6b73e2c12549ae9cfc7703288cf2be74.competencias-gerais-min-1024x819.png

 

Esquema – Habilidades Previstas (BNCC)

Fonte da Imagem: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2020/02/BNCC-2.png

 

Vídeo – As Competências Gerais da BNCC

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-wtxWfCI6gk

 

 

ATENÇÃO

MATERIAL COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

https://fundacaotelefonicavivo.org.br/

https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/

 

Comentários