NOVO ENSINO
MÉDIO
Prof.
Eduardo
TEMA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
INTRODUÇÃO
- Na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas –
integrada por Filosofia, Geografia, História e Sociologia – propõe a ampliação e
o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas até o 9º ano do
Ensino Fundamental, sempre orientada para uma educação ética.
- Prevê que os estudantes explorem diversos
conhecimentos próprios das Ciências Humanas: noções de temporalidade,
espacialidade e diversidade (de gênero, religião, tradições étnicas etc.);
conhecimentos sobre os modos de organizar a sociedade e sobre as relações de
produção, trabalho e de poder, sem deixar de lado o processo de transformação
de cada indivíduo, da escola, da comunidade e do mundo.
- A área tem ainda o grande desafio de desenvolver
a capacidade dos estudantes de estabelecer diálogos entre indivíduos, grupos
sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
- Nessa área a definição de competências e
habilidades pretende possibilitar o acesso a conceitos, dados e informações que
permitam aos estudantes atribuir sentidos aos conhecimentos da área e
utilizá-los intencionalmente para a compreensão, a crítica e o enfrentamento
ético dos desafios do dia a dia, de determinados grupos e de toda a sociedade.
- Podemos definir para área de Ciências Humanas e
Sociais Aplicadas seis grandes áreas de análise e estudo das competências,
sendo elas: Aspectos epistemológicos e pluralidade – diferentes pontos de vista;
Territórios e fronteiras –
territorialidades em diferentes tempos e espaços; Relações sociedade e natureza
– ética socioambiental e protagonismo; Relações de produção, capital e trabalho
em diferentes contextos; Combate às diversas formas de violência e
desenvolvimento de práticas democráticas e de respeito aos direitos humanos; Participação
coletiva e pública, escuta, posicionamento crítico e projeto de vida que olhe
para si e seja relevante para o outro.
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E PLURALIDADE
- Analisar processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial
em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos,
de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses
processos e às possíveis relações entre eles.
TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
Analisar a formação de territórios e fronteiras em
diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão dos processos sociais,
políticos, econômicos e culturais geradores de conflito e negociação,
desigualdade
e igualdade, exclusão e inclusão e de situações que
envolvam o exercício arbitrário do poder.
RELAÇÕES SOCIEDADE E NATUREZA
- Contextualizar, analisar e avaliar criticamente
as relações das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de soluções que respeitem e promovam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional, nacional e global.
RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, CAPITAL E TRABALHO EM DIFERENTES CONTEXTOS
- Analisar as relações de produção, capital e
trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel
dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
COMBATE AS VULNERABILIDADES
- Reconhecer e combater as diversas formas de
desigualdade e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos
e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
PARTICIPAÇÃO
- Participar, pessoal e coletivamente, do debate
público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com
vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade.
Fonte da Imagem: https://nossoensinomedio.org.br/wp-content/uploads/2021/05/IG2_C14-Infogra%CC%81fico.pdf
Vídeo – A Área de Ciências
Humanas e Sociais Aplicadas no Novo Ensino Médio
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JWyQ5Kv4PTU
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wVRvvrXiuw8
ATENÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR
AS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO ANO LETIVO 2022 NAS ATIVIDADES PROPOSTA PELO
PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS
ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES
FONTE(S)/SITES DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:
https://nossoensinomedio.org.br/
https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/
Comentários
Postar um comentário