CONTEÚDO COMPLEMENTAR – CIÊNCIAS HUMANAS – SAVANIZAÇÃO

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

 CIÊNCIAS HUMANAS

Prof. Eduardo

 

TEMA – SAVANIZAÇÃO

 

INTRODUÇÃO

- O processo de transformação de uma vegetação natural, como uma floresta tropical ou equatorial, em uma área cuja paisagem assemelha-se à das savanas africanas ou à do cerrado brasileiro, com um campo ralo, árvores espaçadas e uma menor quantidade de folhas;

- Existem indícios que a Floresta Amazônica estaria passando por um grave e irreversível processo de savanização, o que seria responsável por impactos ambientais de grande porte na atmosfera e também na biosfera terrestre;

 

SAVANIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

- Segundo o Painel Internacional para Mudanças Climáticas, o IPCC, a savanização da Amazônia já estaria ocorrendo e seria causada pelo desmatamento de parte da própria floresta, bem como pelos efeitos do Aquecimento Global.

- A teoria que indica o processo de savanização leva em conta que o desmatamento da floresta pode levar a uma maior exposição dos solos às chuvas da região, fazendo com que ele seja “lavado” com mais intensidade pelo escoamento superficial das águas, um processo chamado de lixiviação.

- Com isso, diminui-se a disponibilidade de matéria orgânica, causando o empobrecimento do solo e também o maior acúmulo de sedimentos nos rios, assoreando-os.

- Com os rios assoreados, os solos menos férteis e, consequentemente, uma fauna menos abundante, a quantidade de árvores diminui e a floresta perde a sua capacidade de recuperação, sendo substituída por uma vegetação mais espaça e semelhante àquela de parte do cerrado brasileiro.

- Outro fator que estaria contribuindo para a savanização da Amazônia seria o Aquecimento Global, pois a relativa redução das florestas e o aumento médio das temperaturas do planeta poderiam reduzir a umidade do ar em áreas do Pacífico, ocasionando também a intensificação de anomalias climáticas tais como o El Niño, que é responsável por eventos como as secas no Nordeste e a diminuição das chuvas amazônicas, o que contribuiria ainda mais para a savanização da floresta amazônica.

 

SAVANIZAÇÃO E O RISCO TAMBÉM SOCIAL

- Um estudo publicado na revista Nature apontou que o aumento da temperatura média global em conjunto com o processo de savanização da Amazônia deixará pessoas expostas a risco extremo de calor para 11,5 milhões de pessoas até 2100.

- A pesquisa aponta que dos 5.565 municípios brasileiros, 16% sofrerão impactos por estresse térmico com a savanização da floresta. Desses, 11,5 milhões terão risco extremo de calor.

- Cerca de 30 milhões de pessoas serão impactadas pelo calor, onde 42% são habitantes da região Norte. As demais estão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

 

Esquema – Savanização

Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDE_pcFgPrQzJqyvNNbFVovs9SCkFGoA1at4QFm2pRoRxlczMrsE14a3frv7A4Zvj7WIpnxgOoG35YgVBpxKxyvHPz0Z0x4hW0LViEDEcRgkU5J4-9BqbXghxWq9bwWB7sKZRHLphQCKaQ/s1600/Savaniza%C3%A7%C3%A3o.jpg

 

Esquema – Papel das Florestas no processo de Savazinação

Fonte da Imagem: https://64.media.tumblr.com/167684adb96fdf2edd0457ba02b046bb/89b671ea0f10e3f3-ca/s1280x1920/342bb7f62bd1cd81f07bdd38161c30cd656db7d1.png

 

Vídeo – Floresta Amazônica em perigo, com Ricardo Abramovay

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ibeTKG5HJMw

 

ATENÇÃO

ESSE MATERIAL É COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADOS NOS PET´S E AS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO

 

FONTE(S) DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS:

 

https://brasilescola.uol.com.br/

 

PENA, Rodolfo F. Alves. "Savanização da Amazônia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/savanizacao-amazonia.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

 

https://portalamazonia.com/

 

https://portalamazonia.com/amazonia/processo-de-savanizacao-da-amazonia-deixara-11-5-milhoes-de-pessoas-expostas-a-risco-extremo-de-calor-ate-2100

Comentários