CONTEÚDO COMPLEMENTAR – CIÊNCIAS HUMANAS - O MITO E A FILOSOFIA

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

 CIÊNCIAS HUMANAS

Prof. Eduardo

 

TEMA – O MITO E A FILOSOFIA

 

MESMOS OBJETIVOS CAMINHOS DIFERENTES:

- O mito e a filosofia possuem a mesma finalidade: explicar a origem do mundo e as causas que levam as transformações ou repetições das coisas. Contudo, os caminhos que percorrem para tal que trazem as suas diferenças.

- A filosofia baseia-se na razão e lógica para embasar os estudos e reflexões sobre a existência humana, o conhecimento, os valores morais e estéticos, e os pensamentos;

- O mito recorre a esclarecimentos apoiados em crenças e narrativas atreladas aos fenômenos da natureza para compreender a origem das coisas.

 

PARTICULARIDADES DO MITO

- O mito é uma narrativa que tenta explicar os acontecimentos e fenômenos da natureza. Essa é a forma de pensamento que depende da autoridade e credibilidade do poeta-rapsodo – pessoa escolhida pelos deuses para ter conhecimento sobre a origem de todos os seres e coisas, e transmiti-las ao público.

- O mito então é considerado verdadeiro, incontestável e inquestionável pelo fato de ser uma revelação divina. Por isso, os relatos sobre o surgimento do mundo e de tudo que nele existe é sempre atrelado a determinadas situações, como nascimento dos deuses, rivalidades e alianças entre as divindades, ou o envio de recompensas ou castigos para a humanidade.

- Classificação do mito: Cosmogonias: narrativas em relação ao surgimento e organização do mundo a partir do nascimento dos deuses e do poder dos seus geradores (pai e mãe).  Teogonias: histórias sobre a origem dos deuses a partir dos seus antepassados e pais.

 

PARTICULARIDADES DA FILOSOFIA

- Com o passar do tempo, as histórias centralizadas no nascimento e vida dos deuses deixaram de satisfazer os homens, que então começaram a buscar um conhecimento racional, sistemático e lógico para responder os questionamentos diante da existência da vida e de tudo que há no mundo.

- A transição de narrativas divinas para os discursos filosóficos aconteceu de forma progressiva e motivada pelos seguintes fatores históricos: Início das navegações marítimas (Os mitos sobre os monstros e seres sobrenaturais que controlavam os mares foi dando lugar a descoberta de novas civilizações), Invenção do calendário e da moeda (avanços que possibilitaram o cálculo do tempo e o começo das trocas de mercadorias), Criação da escrita alfabética (dos desenhos par as letras, sílabas e vogais, ou seja das ideias), Nascimento da política (funcionamento da sociedade pelos seus agentes).

 

Mapa Mental – Mito e Filosofia

Fonte da Imagem: https://i.pinimg.com/736x/1d/69/9b/1d699bb9f5bf9c2cf8fec458d8ff8ce9.jpg

 

Mapa Mental – Filosofia (Pensamento)

Fonte da Imagem: https://files.passeidireto.com/5856c5ef-99b8-4bf6-8a60-d9ba72f10740/5856c5ef-99b8-4bf6-8a60-d9ba72f10740.jpeg

 

Vídeo - História da Filosofia - Introdução: Mitos

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3PMF_YQ50SY

 

 

ATENÇÃO

ESSE MATERIAL É COMPLEMENTAR AS TEMÁTICAS TRABALHADOS NOS PET´S E AS ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO ROZETTI DE CARVALHO – ESCOLA ESTADUAL ALONSO DE MORAIS ANDRADE / ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISO DE SALES

 

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO

Comentários