PET - Vol.5 – SEMANA 3 e 4 - GEO e FILO - PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS

 

PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) – Vol.5 – Semana 3 e 4

GEOGRAFIA (1°, 2° e 3°ANOS)

FILOSOFIA (3° ANOS)

Prof. Eduardo

 

PRINCIPAIS CONCEITOS – GEOGRAFIA

 

1° ANO – SISTEMA SOLAR (PLANETAS) E OS CORPOS CELESTES

- Como todos os demais corpos, os planetas e as estrelas atraem outros corpos para junto de si. O Sol, ao seguir sua órbita no espaço, atrai planetas que giram ao seu redor, enquanto os planetas atraem os seus respectivos satélites;

- A velocidade com que os satélites giram em torno de seu planeta e os planetas ao redor do Sol, lhe confere uma força centrífuga, que os impulsiona para fora de sua órbita, essa força neutraliza a da gravidade que os atrai em direção ao Sol. Como duas forças contrárias se anulam, os planetas e os satélites se mantêm numa órbita constante;

- Os nomes dos planetas do sistema solar em sua ordem são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Eles estão em constante movimento de forma que giram em torno de sua própria órbita e em torno do sol;

- Corpos celestes são todos os astros que se encontram no espaço sideral;

- Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites.

 

Mapa Mental – Sistema Solar

Fonte da Imagem: https://studymaps.com.br/wp-content/uploads/2020/08/2-1.jpg

 

Documentário - Viajando pelo sistema solar

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8

 

Documento – Corpos Celestes

Fonte do Arquivo: http://www.monteirolobatomaceio.com.br/repository/files/corpos-celestes.pdf

 

Documentário - Sistemas de monitoração de ameaça de corpos celestes

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=i9m6naJncbw

 

 

 

2° ANO – O BRASIL IMIGRANTE E A MIGRAÇÃO INTERNACIONAL

- O Brasil é historicamente um país de imigrantes, essa intensa migração para o Brasil alterou profundamente a nossa cultura;

- Atualmente a cultura brasileira é multicultural, isto é, possui elementos de diversas culturas, tanto dos povos autóctones que viviam no país e que conseguiram perpetuar suas tradições quanto dos povos que chegaram ao país a partir do início da colonização;

- Os principais grupos de migrantes que vieram para o Brasil nesse período foram: Portugueses, Alemães, Italianos, Espanhóis, Japoneses, Sírios e Libaneses;

- Com o grande crescimento demográfico das primeiras décadas do século XX, os governos brasileiros passaram a dificultar a vinda de migrantes, visando ao não comprometimento da oferta de emprego para a população que já vivia no Brasil;

- A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país;

- O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros;

- Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia;

- Notadamente é importante mencionar que a migração internacional promove uma série de problemas socioeconômicos, entre eles temos perda de capital intelectual, crescimento da aversão/Xenofobia, deslocamento de circulação de capital.

 

Vídeo Animação - Os Imigrantes no Brasil

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9np2jWqPVbY

 

Mapa - Imigração no Brasil - dinâmica migratória no Brasil

Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWkqqOOlfFu7DX70ZqEncSsyb9SWZYqIL_RahOoVB_UYpR3qf8Ld7hJ-2VUs8UtnDkVUu_pAD0wUq9NQlgvk_F-CXv6rT7CH7GTwXGbDDqgFg0sr8pk_XCS6WFbVgV6RkIkeXOpA4I983s/s1600/Imigra%C3%A7%C3%A3o+no+Brasil.jpg

 

Vídeo - Xenofobia na Europa

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=J9vw4GrtXP4

 

Mapa – Migração Internacional

Fonte da Imagem: https://slideplayer.com.br/slide/1755763/7/images/8/MIGRA%C3%87%C3%95ES+NO+MUNDO.jpg

 

 

 

3° ANO – CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E A AGENDA 21

- Com o avanço do conhecimento científico e das técnicas de estudo sobre o meio natural, ampliaram-se as preocupações com os impactos gerados pelas atividades humanas sobre o meio natural, tornando necessário a realização de debates e organização de ações cooperadas para tais fatores;

- As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio- 92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012;

- A “Agenda 21” é um documento lançado na ECO 92 que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável;

- A implementação local da Agenda 21 se baseia no princípio de que as mudanças não podem ser realizadas somente “de baixo para cima”, como uma imposição;

-  A base para a discussão e elaboração da Agenda 21 Brasileira parte de 06 Eixos Temáticos: Gestão dos Recursos Naturais; Agricultura Sustentável; Cidades Sustentáveis; Infraestrutura e Integração Regional; Redução das Desigualdades Sociais; Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.

 

 


Mapa Mental – Conferências Ambientais

Fonte da Imagem: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/descomplica-blog/wp-content/uploads/2015/07/Conferencias_Ambientais_e_Desenvolvimento_Sustentavel.png

 


Charge – Evolução das Conferências

Fonte da Imagem: https://pt-static.z-dn.net/files/d32/492364020bf5523efdeeccf11baeab74.jpg

 

A Cúpula da Terra (Pensar no passado)

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hraPn_XFgg8

 

Agenda 21 e Biodiversidade – Ministério do Meio ambiente

Link do Arquivo: https://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/CadernodeDebates9.pdf

 

 

 

PRINCIPAIS CONCEITOS – FILOSOFIA

 

3° ANO – ANTROPOCENTRISMO (SEMANA 3)

- Se opondo a ideia do teocentrismo (que defendia que Deus deve ser o centro do pensamento e das ações do homem), nasceu o antropocentrismo, uma ideia onde se defende que o homem deve estar no centro das ações, da cultura, da história e da filosofia – o homem como o centro dos cosmos;

- O antropocentrismo foi a principal ideia do humanismo renascentista, que visava uma nova época, se afastando cada vez mais da Idade Média;

- Os renascentistas defensores do antropocentrismo “pregavam” a razão, o homem e a matéria. Queriam também ver o prazer desvencilhar-se do rótulo de “pecado”, rompendo paradigmas característicos da era anterior;

- O antropocentrismo veio romper com os costumes da Idade Média e seu teocentrismo conservador;

- O antropocentrismo só valorizava ainda mais as mudanças proporcionadas pelo renascimento, já que o homem era colocado em primeiro plano e suas ações agora rendiam mais frutos, mais conhecimento e uma sociedade buscando melhoras.

 

Mapa Mental: Humanismo

Fonte da Imagem: https://i0.wp.com/www.vestmapamental.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Humanismo-scaled.jpg?ssl=1

 

Animação THE MAN (Antropocentrismo)

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WDSmAKTZZco

 

 

3° ANO – O SÉCULO XXI E O ESPETÁCULO DA RAZÃO (SEMANA 4)

- A Filosofia Contemporânea, em geral, tentou estabelecer um novo padrão de racionalidade. Pensando que a razão não era aquela marca tradicional do ser humano e que o impulso positivista poderia estabelecer uma relação instrumental do ser humano com a racionalidade, a razão passa a ser evocada como instrumento de emancipação intelectual por meio da reflexão sobre a própria razão;

- Os modernos encaravam a racionalidade como um instrumento que permitiria ao ser humano dominar a própria natureza. Se o Holocausto foi a marca da instrumentalização da razão como meio de domínio político, hoje, também vemos que o domínio da natureza traz consequências catastróficas para a humanidade, devido à degradação ambiental;

- A Filosofia Moral e a ética contemporâneas também passaram por um processo de revisitação e reestruturação de seus sistemas teóricos morais por perceberem que a razão não é garantia das ações moralmente corretas. Aliás, o que se entendia como ação moralmente correta até o século XIX passa a ser questionado, por filósofos como Marx e Nietzsche, que enxergam a necessidade de mudanças sociais com a finalidade de, segundo os seus julgamentos, estabelecer um novo tipo de sociedade, para Marx, e um novo tipo humano mais forte, segundo Nietzsche.

 

Mapa Mental: Filosofia Contemporânea

Fonte da Imagem: https://files.passeidireto.com/ba2abdbe-a84a-4f3d-9499-404cd4cfc625/ba2abdbe-a84a-4f3d-9499-404cd4cfc625.jpeg

 

A Filosofia no Século XXI e a Pós Modernidade Sergio Paulo Rouanet

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C5z75-Ezd2E

 

 

ATENÇÃO:

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO

 

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