PLANO DE
ESTUDO TUTORADO (PET) – Vol.5 – Semana 3 e 4
GEOGRAFIA
(1°, 2° e 3°ANOS)
FILOSOFIA
(3° ANOS)
Prof.
Eduardo
PRINCIPAIS CONCEITOS – GEOGRAFIA
1° ANO – SISTEMA SOLAR (PLANETAS) E OS CORPOS CELESTES
- Como todos os demais corpos, os planetas e as estrelas atraem outros
corpos para junto de si. O Sol, ao seguir sua órbita no espaço, atrai planetas
que giram ao seu redor, enquanto os planetas atraem os seus respectivos
satélites;
- A velocidade com que os satélites giram em torno de seu planeta e os
planetas ao redor do Sol, lhe confere uma força centrífuga, que os impulsiona
para fora de sua órbita, essa força neutraliza a da gravidade que os atrai em
direção ao Sol. Como duas forças contrárias se anulam, os planetas e os
satélites se mantêm numa órbita constante;
- Os nomes dos planetas do sistema solar em sua ordem são: Mercúrio,
Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Eles estão em constante movimento
de forma que giram em torno de sua própria órbita e em torno do sol;
- Corpos celestes são todos os astros que se encontram no espaço
sideral;
- Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteroides,
cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites.
Fonte da Imagem: https://studymaps.com.br/wp-content/uploads/2020/08/2-1.jpg
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8
Documento – Corpos Celestes
Fonte do Arquivo: http://www.monteirolobatomaceio.com.br/repository/files/corpos-celestes.pdf
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=i9m6naJncbw
2° ANO – O
BRASIL IMIGRANTE E A MIGRAÇÃO INTERNACIONAL
- O Brasil é historicamente um país de imigrantes,
essa intensa migração para o Brasil alterou profundamente a nossa cultura;
- Atualmente a cultura brasileira é multicultural,
isto é, possui elementos de diversas culturas, tanto dos povos autóctones que
viviam no país e que conseguiram perpetuar suas tradições quanto dos povos que
chegaram ao país a partir do início da colonização;
- Os principais grupos de migrantes que vieram para
o Brasil nesse período foram: Portugueses, Alemães, Italianos, Espanhóis,
Japoneses, Sírios e Libaneses;
- Com o grande crescimento demográfico das
primeiras décadas do século XX, os governos brasileiros passaram a dificultar a
vinda de migrantes, visando ao não comprometimento da oferta de emprego para a
população que já vivia no Brasil;
- A migração internacional consiste na mudança de
moradia com destino a outro país;
- O processo de migração internacional pode ser
desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais,
guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a
estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros;
- Os principais destinos da migração internacional
são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá,
Japão, Austrália e as nações da União Europeia;
- Notadamente é importante mencionar que a migração
internacional promove uma série de problemas socioeconômicos, entre eles temos
perda de capital intelectual, crescimento da aversão/Xenofobia, deslocamento de
circulação de capital.
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9np2jWqPVbY
Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWkqqOOlfFu7DX70ZqEncSsyb9SWZYqIL_RahOoVB_UYpR3qf8Ld7hJ-2VUs8UtnDkVUu_pAD0wUq9NQlgvk_F-CXv6rT7CH7GTwXGbDDqgFg0sr8pk_XCS6WFbVgV6RkIkeXOpA4I983s/s1600/Imigra%C3%A7%C3%A3o+no+Brasil.jpg
Fonte do Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=J9vw4GrtXP4
Fonte da Imagem: https://slideplayer.com.br/slide/1755763/7/images/8/MIGRA%C3%87%C3%95ES+NO+MUNDO.jpg
3° ANO – CONFERÊNCIAS
SOBRE O MEIO AMBIENTE E A AGENDA 21
- Com o avanço do conhecimento científico e das
técnicas de estudo sobre o meio natural, ampliaram-se as preocupações com os
impactos gerados pelas atividades humanas sobre o meio natural, tornando
necessário a realização de debates e organização de ações cooperadas para tais
fatores;
- As principais conferências ambientais
internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio- 92; a Rio+10,
em 2002, e a Rio+20, em 2012;
- A “Agenda 21” é um documento lançado na ECO 92
que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento
sustentável;
- A implementação local da Agenda 21 se baseia no
princípio de que as mudanças não podem ser realizadas somente “de baixo para
cima”, como uma imposição;
- A base
para a discussão e elaboração da Agenda 21 Brasileira parte de 06 Eixos
Temáticos: Gestão dos Recursos Naturais; Agricultura Sustentável; Cidades
Sustentáveis; Infraestrutura e Integração Regional; Redução das Desigualdades
Sociais; Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
Mapa Mental – Conferências
Ambientais
Fonte da Imagem: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/descomplica-blog/wp-content/uploads/2015/07/Conferencias_Ambientais_e_Desenvolvimento_Sustentavel.png
Charge – Evolução das
Conferências
Fonte da Imagem: https://pt-static.z-dn.net/files/d32/492364020bf5523efdeeccf11baeab74.jpg
A Cúpula da Terra (Pensar no passado)
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hraPn_XFgg8
Link do Arquivo: https://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/CadernodeDebates9.pdf
PRINCIPAIS CONCEITOS – FILOSOFIA
3° ANO – ANTROPOCENTRISMO
(SEMANA 3)
- Se opondo a ideia do teocentrismo (que defendia
que Deus deve ser o centro do pensamento e das ações do homem), nasceu o
antropocentrismo, uma ideia onde se defende que o homem deve estar no centro
das ações, da cultura, da história e da filosofia – o homem como o centro dos
cosmos;
- O antropocentrismo foi a principal ideia do
humanismo renascentista, que visava uma nova época, se afastando cada vez mais
da Idade Média;
- Os renascentistas defensores do antropocentrismo
“pregavam” a razão, o homem e a matéria. Queriam também ver o prazer
desvencilhar-se do rótulo de “pecado”, rompendo paradigmas característicos da
era anterior;
- O antropocentrismo veio romper com os costumes da
Idade Média e seu teocentrismo conservador;
- O antropocentrismo só valorizava ainda mais as
mudanças proporcionadas pelo renascimento, já que o homem era colocado em
primeiro plano e suas ações agora rendiam mais frutos, mais conhecimento e uma
sociedade buscando melhoras.
Fonte da Imagem: https://i0.wp.com/www.vestmapamental.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Humanismo-scaled.jpg?ssl=1
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WDSmAKTZZco
3° ANO – O
SÉCULO XXI E O ESPETÁCULO DA RAZÃO (SEMANA 4)
- A Filosofia Contemporânea, em geral, tentou
estabelecer um novo padrão de racionalidade. Pensando que a razão não era
aquela marca tradicional do ser humano e que o impulso positivista poderia
estabelecer uma relação instrumental do ser humano com a racionalidade, a razão
passa a ser evocada como instrumento de emancipação intelectual por meio da
reflexão sobre a própria razão;
- Os modernos encaravam a racionalidade como um
instrumento que permitiria ao ser humano dominar a própria natureza. Se o
Holocausto foi a marca da instrumentalização da razão como meio de domínio
político, hoje, também vemos que o domínio da natureza traz consequências
catastróficas para a humanidade, devido à degradação ambiental;
- A Filosofia Moral e a ética contemporâneas também
passaram por um processo de revisitação e reestruturação de seus sistemas
teóricos morais por perceberem que a razão não é garantia das ações moralmente
corretas. Aliás, o que se entendia como ação moralmente correta até o século
XIX passa a ser questionado, por filósofos como Marx e Nietzsche, que enxergam
a necessidade de mudanças sociais com a finalidade de, segundo os seus
julgamentos, estabelecer um novo tipo de sociedade, para Marx, e um novo tipo
humano mais forte, segundo Nietzsche.
Fonte da Imagem: https://files.passeidireto.com/ba2abdbe-a84a-4f3d-9499-404cd4cfc625/ba2abdbe-a84a-4f3d-9499-404cd4cfc625.jpeg
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C5z75-Ezd2E
ATENÇÃO:
DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO
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