PLANO DE
ESTUDO TUTORADO (PET) – Vol. 2 – Semana 4
GEOGRAFIA
(1°, 2° e 3°ANOS)
FILOSOFIA
(3° ANOS)
Prof.
Eduardo
PRINCIPAIS CONCEITOS – GEOGRAFIA
1° ANO – ACORDOS
INTERNACIONAIS PARA CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS
Agenda 21 Global
- Programa de ação baseado num documento, que
constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala
planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”;
- Nome criado como desejo de mudança para esse novo
modelo de desenvolvimento para o século XXI;
- Concilia métodos de proteção ambiental, justiça
social e eficiência econômica;
- Ela pode ser criada em diferentes
territorialidades de atuação, indo de uma Agenda 21 Nacional até uma Agenda 21
Municipal, todas focadas nas ações globais (Pensar globalmente mas agir
localmente);
Agenda Azul — Capitulo 18
- Aplicação de critérios integrados no
desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos;
- O objetivo geral é assegurar que se mantenha uma
oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta;
- Estabelece que as melhores práticas para a gestão
da água estão ligadas a políticas do setor, associadas as ações da comunidade civil;
- Propõem-se programas para o setor de água doce
(ex: Avaliação dos recursos, Abastecimento, Uso Sustentável);
Politica Nacional de Recursos Hídricos no Brasil
- Instituída pela lei nº 9.433 de 8 de janeiro de
1997;
- Estabeleceu instrumentos para a gestão dos
recursos hídricos;
Comitês de Bacia Hidrográfica
- Constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em
que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam
a respeito da gestão dos recursos hídricos;
- Cada bacia conta com seu Comitê (Poder Público,
da sociedade civil, ONGs, universidades, associações e de usuários de água).
Criadas por um Estatuto;
2° ANO – AGROPECUÁRIA
E MEIO AMBIENTE
- As atividades agropecuárias interferem no
ambiente natural e muitas vezes promovem a redução da biodiversidade nas áreas
onde são desenvolvidas;
- Agropecuária e Meio Ambiente há tempos levanta
diversos questionamentos a respeito da melhor utilização do solo;
- Avanços da agropecuária, em determinados
momentos, causam impactos ambientais perigosos para o futuro;
- O que é impacto ambiental? à Qualquer
alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,
causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades
humanas, que afetam: as atividades sociais e econômicas; a saúde, a segurança e
o bem-estar da população; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
a qualidade dos recursos ambientais;
- Solos degradados são aqueles que não exercem suas
funções, ou ao menos parte delas, como fornecer nutrientes necessários ao
desenvolvimento das plantas e filtrar a água que abastece os depósitos subterrâneos;
- Principais de degradação dos solos, provocadas ou
intensificadas pelas atividades humanas são: erosão hídrica, erosão eólica,
erosão química, compactação do solo;
- Técnicas para o manejo sustentável: utilizar de
forma racional e fim de não prejudicar suas características;
- Principais técnicas de manejo sustentável: Plantio
Direto, Rotação de culturas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Curvas de
nível, Adubação verde, Manejo natural ou Controle biológico de pragas,
Preservar as Matas Ciliares, de Galeria e de Encostas, entre outras.
3° ANO – ATIVIDADES
TERCIÁRIAS E O MUNDO DO TRABALHO (COMÉRCIO E SERVIÇOS)
- Terceiro setor concentra no Brasil e nas
principais potências econômicas mundiais a População Economicamente Ativa
(PEA), porque é nele que circulam todos os bens produzidos no setor primário
(agricultura, pecuária e extrativismo) e no setor secundário (indústria);
- Serviços: caracterizam pelo fluxo contínuo na
prestação, e também pela variedade técnica da qualidade no serviço prestado;
- A economia mundial é dependente do Terceiro
Setor, por concentrar grande parte da PEA;
- Os setores de serviços podem ser classificados em
12, serviços de empresas, comunicação, construção relacionados à engenharia,
distribuição, educacionais, meio ambiente, financeiros, saúde e sociais,
turismo, lazer cultura e esporte na mesma classificação, de transporte e outros
não incluídos na anteriormente;
- Os serviços mais afetados com a atual crise
econômica em função da pandemia COVID-19 segundo o SEBRAE são: Construção
civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional;
- Comércios: atividades do campo econômico que
consiste na troca de bens ou serviços entre duas ou mais pessoas, realizado com
o objetivo final de obter lucro;
- Os comércios em essência vendem um produto (bem)
a um público que necessita desse para uma determinada finalidade;
PRINCIPAIS CONCEITOS – FILOSOFIA
3° ANO – JOHN
LOCKE
- Elaborou sua teoria do conhecimento, que tem por
objetivo saber ‘qual é a essência, qual a origem, qual o alcance do conhecimento
humano;
- Locke critica a teoria da ideias inatas de
Descartes (conhecimento está no homem), afirmando que a alma é como uma tabula
rasa, ou seja, tábua sem inscrições;
- Uma das justificativas de suas teorias: Se
houvesse ideias inatas, as crianças já as terias;
- Locke possui uma linha teórica que caminha pelos
apontamentos ligados a psicologia ao indagar, como se processa o conhecimento,
diferente dos filósofos anteriores que utilizavam a lógica/matemática;
- A tábua rasa seria preenchida pelo estímulo
externo das sensações, que por sua vez resulta da modificação feita na mente
por meio dos sentidos;
- Surge a ideia da experiência como ferramenta de
formação social, do conhecimento, da verdade (Empirismo);
- Importante: valor prático e não cognitivo;
- Razão à acumulo de ideias simples à ideia complexa;
- O empirista Locke recorre a um argumento
metafísico para provar a existência de Deus.
ATENÇÃO:
DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO
Comentários
Postar um comentário