PET - Vol.2 – SEMANA 4 - GEO e FILO - PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS

PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) – Vol. 2 – Semana 4

GEOGRAFIA (1°, 2° e 3°ANOS)

FILOSOFIA (3° ANOS)

Prof. Eduardo

 

PRINCIPAIS CONCEITOS – GEOGRAFIA

 

1° ANO – ACORDOS INTERNACIONAIS PARA CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS

Agenda 21 Global

- Programa de ação baseado num documento, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”;

- Nome criado como desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI;

- Concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica;

- Ela pode ser criada em diferentes territorialidades de atuação, indo de uma Agenda 21 Nacional até uma Agenda 21 Municipal, todas focadas nas ações globais (Pensar globalmente mas agir localmente);

Agenda Azul — Capitulo 18

- Aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos;

- O objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta;

- Estabelece que as melhores práticas para a gestão da água estão ligadas a políticas do setor, associadas as ações da comunidade civil;

- Propõem-se programas para o setor de água doce (ex: Avaliação dos recursos, Abastecimento, Uso Sustentável);

Politica Nacional de Recursos Hídricos no Brasil

- Instituída pela lei nº 9.433 de 8 de janeiro de 1997;

- Estabeleceu instrumentos para a gestão dos recursos hídricos;

Comitês de Bacia Hidrográfica

- Constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos;

- Cada bacia conta com seu Comitê (Poder Público, da sociedade civil, ONGs, universidades, associações e de usuários de água). Criadas por um Estatuto;

 

 

2° ANO – AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE

- As atividades agropecuárias interferem no ambiente natural e muitas vezes promovem a redução da biodiversidade nas áreas onde são desenvolvidas;

- Agropecuária e Meio Ambiente há tempos levanta diversos questionamentos a respeito da melhor utilização do solo;

- Avanços da agropecuária, em determinados momentos, causam impactos ambientais perigosos para o futuro;

- O que é impacto ambiental? à Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que afetam: as atividades sociais e econômicas; a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais;

- Solos degradados são aqueles que não exercem suas funções, ou ao menos parte delas, como fornecer nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas e filtrar a água que abastece os depósitos subterrâneos;

- Principais de degradação dos solos, provocadas ou intensificadas pelas atividades humanas são: erosão hídrica, erosão eólica, erosão química, compactação do solo;

- Técnicas para o manejo sustentável: utilizar de forma racional e fim de não prejudicar suas características;

- Principais técnicas de manejo sustentável: Plantio Direto, Rotação de culturas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Curvas de nível, Adubação verde, Manejo natural ou Controle biológico de pragas, Preservar as Matas Ciliares, de Galeria e de Encostas, entre outras.

 

 

3° ANO – ATIVIDADES TERCIÁRIAS E O MUNDO DO TRABALHO (COMÉRCIO E SERVIÇOS)

- Terceiro setor concentra no Brasil e nas principais potências econômicas mundiais a População Economicamente Ativa (PEA), porque é nele que circulam todos os bens produzidos no setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo) e no setor secundário (indústria);

- Serviços: caracterizam pelo fluxo contínuo na prestação, e também pela variedade técnica da qualidade no serviço prestado;

- A economia mundial é dependente do Terceiro Setor, por concentrar grande parte da PEA;

- Os setores de serviços podem ser classificados em 12, serviços de empresas, comunicação, construção relacionados à engenharia, distribuição, educacionais, meio ambiente, financeiros, saúde e sociais, turismo, lazer cultura e esporte na mesma classificação, de transporte e outros não incluídos na anteriormente;

- Os serviços mais afetados com a atual crise econômica em função da pandemia COVID-19 segundo o SEBRAE são: Construção civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional;

- Comércios: atividades do campo econômico que consiste na troca de bens ou serviços entre duas ou mais pessoas, realizado com o objetivo final de obter lucro;

- Os comércios em essência vendem um produto (bem) a um público que necessita desse para uma determinada finalidade;

 

 

 

PRINCIPAIS CONCEITOS – FILOSOFIA

 

3° ANO – JOHN LOCKE

- Elaborou sua teoria do conhecimento, que tem por objetivo saber ‘qual é a essência, qual a origem, qual o alcance do conhecimento humano;

- Locke critica a teoria da ideias inatas de Descartes (conhecimento está no homem), afirmando que a alma é como uma tabula rasa, ou seja, tábua sem inscrições;

- Uma das justificativas de suas teorias: Se houvesse ideias inatas, as crianças já as terias;

- Locke possui uma linha teórica que caminha pelos apontamentos ligados a psicologia ao indagar, como se processa o conhecimento, diferente dos filósofos anteriores que utilizavam a lógica/matemática;

- A tábua rasa seria preenchida pelo estímulo externo das sensações, que por sua vez resulta da modificação feita na mente por meio dos sentidos;

- Surge a ideia da experiência como ferramenta de formação social, do conhecimento, da verdade (Empirismo);

- Importante: valor prático e não cognitivo;

- Razão à acumulo de ideias simples à ideia complexa;

- O empirista Locke recorre a um argumento metafísico para provar a existência de Deus.

 

 

 

ATENÇÃO:

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO E ENVIE SUA ATIVIDADE NO PRAZO DETERMINADO

 


Comentários